Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Coronavírus: TV’s paralisam produções e apostam em reprises e jornalismo


Acatando recomendações da OMS, que sugere quarentena em razão da pandemia do novo Coronavírus, as emissoras de TV começam a paralisar suas produções. Os canais suspenderam auditórios, gravações de novelas e estreias, tentando poupar seus colaboradores e buscando contribuir para a redução da transmissão do vírus. Num momento delicado como este, trata-se de uma atitude louvável. Porém, isso vai se refletir na grade, que terá uma série de mudanças nas próximas semanas.

A Globo é a emissora que mais promoverá alterações em sua programação. A emissora optou por suspender as gravações de todas as suas novelas, o que acarretará na interrupção de Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe. A novela das nove fica no ar até o próximo sábado, 21, e, depois, será substituída por um compacto de Fina Estampa. Já Salve-se Quem Puder fica no ar mais uma semana, e, depois, um repeteco de Totalmente Demais ocupa a faixa a partir do dia 30.

A reprise de Fina Estampa é a que mais chamou a atenção do público, afinal, trata-se de uma novela de Aguinaldo Silva, recentemente dispensado pela emissora. Além disso, é uma produção de gosto duvidoso, talvez um dos mais rasteiros textos já criados por Silva. Entretanto, a escolha me parece coerente. Afinal, não se pode negar que, apesar de todos estes problemas, Fina Estampa foi um dos maiores sucessos da década na faixa das 21 horas. Além disso, é uma novela mais leve que o que se vê habitualmente no horário. Num momento de crise mundial, em que a população se encontra tensa e preocupada, uma novela que serve como distração sem maiores pretensões parece uma boa escolha. É ruim, mas... fazer o que?

O retorno de Totalmente Demais também parece acertado. Afinal, a década de 2010 foi marcada por vários fracassos na faixa das sete. Mas, a partir de Alto Astral, a emissora foi reconquistando o público do horário. Totalmente Demais foi a sua sucessora, e se deu bem, tornando-se um dos maiores acertos da faixa na década. O sucesso de Bom Sucesso, novela posterior da dupla de autores Paulo Halm e Rosane Svartman, também pode ter pesado na decisão. É uma boa novela, e que ainda tem a vantagem de ser, digamos, “editável”. Ao apostar numa narrativa episódica, a trama não deve dar trabalho aos responsáveis por enxugar os capítulos.

Enquanto isso, Malhação – Toda Forma de Amar e Éramos Seis vão até o fim. A primeira terá o seu final antecipado, e será concluída em abril. Será substituída por Viva a Diferença, melhor temporada do folhetim, na humilde opinião deste blog. Reprise oportuna, não apenas pela qualidade do texto de Cao Hamburger, mas também porque servirá como esquenta a As Five, série derivada que estreará no GloboPlay. Já Éramos Seis será substituída por uma reprise de Novo Mundo, outra escolha coerente, já que a trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão conta a história que antecede o enredo de Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis que terá sua estreia adiada.

A Globo ainda suspendeu programas como Mais Você, Encontro e Se Joga, e adiou estreias, como de Simples Assim, de Angélica, a nova temporada de Conversa com Bial e da nova leva de Segunda Chamada. Os programas de auditório semanais permanecem, mas não terão auditório. Provavelmente, usarão do expediente de “melhores momentos”.

Outros canais

Sem a mesma intensidade de produção da Globo, os demais canais abertos também vão se precaver. Record e SBT também cancelaram os auditórios de programas regulares, e devem recorrer a reprises quando os materiais de frente se esgotarem. As emissoras também suspenderam as gravações de suas novelas. Para o SBT, não deve mudar muito, já que As Aventuras de Poliana tem grande frente de gravações. Mas ainda não se sabe como a Record resolverá os atrasos de Amor Sem Igual. Enquanto isso, Band e RedeTV não anunciaram grandes medidas, mas a tendência é seguirem as recomendações.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA: Pessoal, desculpem o sumiço desta semana. Tirei uma semaninha de férias e fui viajar (não fui para o exterior e nem em área de risco, então, por enquanto, escapei do surto de Covid-19, amém!). Mas o blog já está voltando ao normal e acompanhando as movimentações das emissoras quanto ao Coronavírus.

André Santana

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Momento estranho. ...tomara que wovrecivamos bem

    ResponderExcluir
  2. Sr. André Santana, já estava preocupado. Acessei o blog, facebook e twitter. Tudo desatualizado. Pensei, o que aconteceu? Pensei que estava doente. Sugiro que deixe algum recado, como eu faço... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio, tudo bem? Peço desculpas por tê-lo preocupado. Na verdade, eu também costumo deixar avisos em ausências. Mas, neste caso, não consegui, porque na véspera da viagem eu tive que adiantar o meu trabalho da semana inteira. Depois disso, não consegui mais acessar o blog. E, na viagem, eu fiquei sem internet. Lamento muito, mas não foi por querer... Enfim, sinceras desculpas. Abraço!

      Excluir
  3. Tive o mesmo pensamento e preocupacao do Fabio. Ainda bem que esta bem. Se cuida menino, voce eh um animador cultural, mas enquanto estivermos nessa pandemia evite sair muito. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Expliquei ao Fabio o motivo da ausência injustificada, e peço desculpas se os preocupei. Mas não precisa se preocupar, já que, com esta pandemia, os eventos e ações que eu trabalho foram todos suspensos. Então estou ficando em casa mesmo. Abraço!

      Excluir
  4. Escolheram novela ruim pras nove..preferia rever um clássico como a indomadq ou Chiquinha Gonzaga ..se bem que ultimamente mal vejo. .ando sem paciência ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiquinha Gonzaga é uma produção e tanto! Mas foi gravada antes do HD, e a Globo dificilmente exibiria um produto com imagem mais "velha" no horário nobre.

      Excluir
  5. A rede Globo vem dando uma excelente cobertura sobre o coronavirus

    ResponderExcluir

Publicidade