Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Reprise de humorísticos nos sábados da Globo já cansou

"Além de domingo,
agora tem aula no sábado!"

Desde 2015, a Globo reserva parte de sua tarde de sábado para reprises de programas de humor. O “Vale a Pena Ver de Novo de humorísticos”, chamado de Sessão Comédia, foi inaugurado com o repeteco de Os Caras de Pau. Depois, o canal tirou de seus arquivos o clássico Sai de Baixo, que foi tão bem-sucedido que transformou a faixa num horário nacional (antes, a reprise era exibida apenas por algumas emissoras da Rede Globo). E, desde o final do ano passado, é a nova Escolinha do Professor Raimundo que ocupa a vaga. Toma Lá Dá Cá deve ser a próxima atração.

Reprises de programas de humor, normalmente, são bem aceitas pelo público. Está aí Chaves, reprisado à exaustão desde a década de 1980, que não nos deixa mentir. Na Globo, além dos programas de sábado, o recurso também foi usado na grade diária, quando o Vídeo Show saiu do ar. A reprise O Álbum da Grande Família registrou ótimos índices de audiência entre janeiro e outubro do ano passado, com resultados de fazer inveja ao Se Joga.

Porém, apesar da boa audiência, é sempre inevitável pensar que as tardes de sábado mereciam conteúdo inédito. Afinal, o sábado à tarde já é uma faixa de programação com parcas opções para os espectadores da TV aberta. Com exceção do SBT e seu Programa da Maisa (que, apesar das atuais reprises e da fórmula ter cansado um pouco, ainda é uma boa opção), não há, no início da tarde, nada muito interessante para se ver. Band e Record não produzem nada para o horário. RedeTV, muito menos.

Aí, quando se liga na Globo, está lá uma reprise de um programa que nem sequer despertou saudade. Sim, porque a nova Escolinha do Professor Raimundo ainda está em produção, e deve ter nova temporada em 2020. Não há motivos para uma reprise tão precoce. A expectativa é que Toma Lá Dá Cá ocupe o espaço em algumas semanas. Um programa divertido também, claro, mas já está em cartaz no Viva. A verdade é que conteúdo de arquivo cairia muito melhor como uma opção para o Globoplay do que um espaço cativo num horário importante da grade.

Falta à Globo um pouco de ousadia neste espaço. Num passado remoto, a emissora apostava no trio Angélica, Xuxa e Luciano Huck à tarde toda. Estrelas ia ao ar depois do Jornal Hoje, seguido do TV Xuxa, e o Caldeirão do Huck encerrava. Hoje, há uma reprise, seguido de um SóTocaTop (que já deu o que tinha que dar há tempos). É um horário que poderia, perfeitamente, ser ocupado por algo mais variado, inédito e interessante.

André Santana

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Também concordo que há um erro de estratégia ali. Globoplay quer conquistar assinantes com atrações inéditas, mas esquecem que o saudosismo é um dos grandes trunfos do streaming (olha o barulho que os direitos de Friends faz entre as gigantes do setor).

    Houve uma época em que os sábados à tarde eram tão concorridos quanto os domingos. Huck na Globo, Raul Gil na Record e o Sabadaço com Gilberto Barros na Band. Foi-se o tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mister Ed! Claro que o Globoplay acerta com a estratégia de conteúdo original, mas o acervo da emissora tem tantos tesouros, e isso é tão pouco explorado... Globoplay deveria ser a principal janela para o público ver novelas clássicas, por exemplo. Nem todo mundo tem Viva.

      Excluir
    2. Concordo...seria um difremciak da Globo em relação aos concorrentes. .remastetizar novelas como o o bem amado,saramemdaiq e o clone e lançar ali

      Excluir
  2. E o novo programa da nossa querida Angelica??, está bem enrolado hein ..ouço várias notícias que estacionou na ilha de edição, outros dizem que o contrato da loira está no fim!
    Se o Huck vai até meados do ano que vem no ar, caso saia pq A Angelica tem que estar afastada desde agora, daria muito bem pra temporadas rápidas esse ano e ano que vem ..Tudo muito estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, segundo consta, Angélica começa a gravar "valendo" esta semana. Ou seja, o programa vai sair, sim! E deve ser no horário do SóTocaTop, já que a Globo, até agora, não anunciou nova temporada do musical. Deduzo, então, que Angélica ocupará o espaço. Ao final da temporada do novo programa, volta o musical.

      Excluir
  3. Ainda acho que o Vídeo Show caberia tranquilamente nesse horário, como programa semanal como era antigamente, e sendo uma revista cultural mesmo, não só apenas sendo um programa de bastidores da Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz dakra um programa assim e a angelica poderia apresentar com extras de novelas de peças e filmes

      Excluir
    2. Alexandre e Miguel: assino embaixo em tudo! Um Vídeo Show semanal, com viés cultural e apresentado por Angélica é meu sonho de consumo!

      Excluir

Publicidade