Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo extingue "Como Será?" e promete novidades para 2020

"No Globo Repórter
eu não posso sentar assim!"
A Globo pegou meio mundo de surpresa ao anunciar o fim do Como Será?. Programa das manhãs de sábado que reuniu os assuntos anteriormente tratados nas atrações que compunham a faixa Globo Cidadania, Como Será? era chamado internamente de “Fantástico do bem”, ou seja, uma revista eletrônica de boas notícias. Com boas matérias e entrevistas sobre assuntos variados, como pesquisa, educação, cultura, ciência e voluntariado, Como Será? ainda era comandado graciosamente por Sandra Annenberg.

Como Será? ficou cinco anos no ar, acumulando elogios e com audiência bastante satisfatória para o horário em que era exibido (das 7h às 9h do sábado). Mas isso não foi suficiente para segurar a atração no ar. Nesta semana, a Globo emitiu um comunicado tratando do fim do programa. Segundo a emissora, Como Será? seguirá no ar por mais alguns meses, mostrando material inédito já produzido e reapresentando melhores momentos de sua história. O canal revelou ainda que prepara novidades para o horário no ano que vem, sem revelar quais são.

Porém, segundo o site Notícias da TV, a ideia principal para o horário é fazer uma “edição de sábado” do Bom Dia Brasil. Num momento em que o canal vem ampliando consideravelmente sua programação jornalística, sobretudo na faixa matinal (de segunda a sexta, a notícia ocupa a faixa entre 4h e 9h, ou seja, cinco horas ininterruptas de informação), é até lógico que o horário seja ocupado por algo neste sentido. Além disso, a manhã de sábado já possui uma faixa local (na qual a rede exibe o Via Brasil, da GloboNews), e a ideia pode ser expandir isso, levando adiante o projeto Bom Dia Sábado, que já existe em algumas praças.

É uma boa ideia, sem dúvidas. Jornalismo ao vivo tende a se ampliar cada vez mais, e as coisas não deixam de acontecer porque é sábado. Ao fazer um jornal ao vivo nos sábados, seguido do É de Casa, também ao vivo, a Globo fortalece suas manhãs de sábado, tornando-a mais dinâmica e até flexível, já que haverá um maior espaço para coberturas ao vivo, caso seja necessário.

Porém, é uma pena o fim do Como Será?. O programa ocupava um espaço muito tradicional das manhãs de sábado, que sempre foram reservados para os programas feitos com a Fundação Roberto Marinho. Faixas tradicionalíssimas, como o Globo Ciência e o Globo Ecologia, eram programas antigos, de longa trajetória. As temáticas foram absorvidas pelo Como Será?, mas permaneceram ali. Agora, deixarão a grade em definitivo. Além disso, o Como Será? era a única oportunidade de Sandra Annenberg aparecer como ela mesma, mostrando a mesma simpatia característica dos tempos do Jornal Hoje, e que não tem espaço no Globo Repórter. Sandra merecia um novo projeto, e urgente!

André Santana

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Confesso que só acompanhei alguns episódios do Como Será? em suas reprises no Futura ou algumas matérias específicas no streaming, mas era um programa de qualidades, sem dúvida. Mas se é para investir em jornalismo ao vivo, seu fim é justificável. Uma pena ver ser mesmo ter Sandra na telinha apenas uma vez por semana, ela não merecia esse escaneamento. Até o JH eu perdi o interesse em acompanhar, apesar de adorar a Maju. Será que isso pode gerar um interesse na Sandra por parte de outras emissoras?? A ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai acabar mudado de canal ...

      Excluir
    2. Mister Ed, a Sandra tem tantas qualidades que eu acho perfeitamente possível que outros canais a queiram. Acho um desperdício ela virar leitora de TP no Globo Repórter. Quem sabe um dia alguém da Globo leia nossos comentários aqui e substitua o Se Joga por um Estúdio I com Sandra Annenberg!

      Miguel, dizem que ela tem receio de deixar a Globo por conta do marido dela, que também é jornalista da casa. Sei lá... Abraços!

      Excluir
    3. Falou tudo, André. A Sandra tem o perfil ideal para um programa nos moldes do Estúdio I. Tomara que ela seja melhor aproveitada. Sandra não merece ser coadjuvante.

      Excluir

Publicidade