Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Isolada na manhã da RedeTV, Olga Bongiovanni não faz milagres

"O nosso encontro é depois
das pegadinhas armadas!"

A volta de Olga Bongiovanni a um canal de rede nacional foi comemorada pelos espectadores. Afinal, é sempre bom quando um grande profissional conquista um espaço maior. E Olga é uma destas grandes profissionais: ótima de vídeo, carismática, inteligente e com um vasto repertório, além de muita experiência acumulada. De tantos matinais que a RedeTV já lançou e relançou nos últimos anos, Olga, sem dúvidas, foi a melhor das novidades.

Mas a audiência ainda não anda lá essas coisas. Assim como Padre Alessandro Campos. Assim como Fala Zuca. Assim como Melhor pra Você. Ou Se Liga Brasil, Morning Show, Manhã Maior... O que não faltou, nos últimos anos, foram tentativas da RedeTV de alavancar sua grade matinal. Mas nada decolou. E Olga, mesmo com suas qualidades, ainda não disse a que veio.

Pode-se criticar a péssima divulgação da RedeTV, como fez o site Notícias da TV. Em análise recente, o site de Daniel Castro foi feliz ao expor a total falta de estratégia no lançamento do novo matinal. Além do pouco tempo de preparação, a emissora não se deu ao trabalho de promover sequer uma coletiva de imprensa. Algo que fosse capaz de celebrar a volta de uma apresentadora que já tinha história na emissora. Faz sentido.

Entretanto, creio que o problema é ainda maior. Falta à RedeTV um planejamento melhor da própria grade de programação. Atualmente, as manhãs da emissora começam às 9h30, um horário no qual os demais canais já estão a toda. Para piorar, o primeiro programa exibido é a faixa de pegadinhas Te Peguei!. Produto que em nada dialoga com Olga, que é, essencialmente, um programa com debates, entrevistas e informação. Depois de Olga, entra o Edu Guedes e Você, que até tem a ver. Mas depois, ao meio-dia, é a vez do Você na TV, completamente deslocado na hora do almoço.

Em entrevista recente ao site NaTelinha, o diretor de programação da Globo, Amauri Soares, ensinou: grade se monta com coerência, com estudos e análises do público potencial. E a grade matinal da RedeTV está longe de seguir tais lições. A emissora deveria considerar iniciar sua programação própria mais cedo, além de investir em jornalismo antes de Olga e depois de Edu Guedes. Assim, o programa da apresentadora não seria uma “ilha”, como acontece hoje, e teria mais condições de dar um resultado minimamente melhor.

“Ah, mas a Sonia Abrão, ensanduichada por duas igrejas, dá boa audiência”, pode apontar alguém. De fato. Mas Sonia, neste contexto, pode ser considerada um fenômeno. A Tarde É Sua faz, sim, milagres, ao pegar do nada, elevar a audiência e entregar para o nada. Mas isso é exceção, não regra. E imagina o que Sonia poderia fazer se a grade da emissora a favorecesse? A RedeTV tem um problema grave de grade, e não é de hoje. Mas o canal parece não se importar com isso.

André Santana

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Infelizmente parece ser uma batalha perdida essa de querer cobrar coerência da grade da Rede TV! Se em 20 anos não aprenderam isso...Basta ver as entrevista e a postura de um dos donos. Desse mato não sai coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Alexandre! A RedeTV tem um comando equivocado. Por isso mesmo, não irão muito longe.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Além da falta de divulgação e da grade da emissora, o tempo é curto (vide a chuva de merchans) e falta conteúdo. A atração por si só não tem nenhum diferencial é uma versão ruim do mais do mesmo então fica difícil apesar da Olga ser de fato muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, Filippe! O conteúdo do programa ainda não está OK. Porém, mesmo assim, ainda acho que a audiência poderia estar melhor.

      Excluir
  4. Estou enganado ou a única grade que fazia sentido na RedeTV foi justamente a da sua estreia que, ironicamente, não durou um ano no ar?

    Concordo com o Alexandre, a postura de um dos sócios não faz jus a um executivo de TV. De quantas Sônia Abrão eles precisarão para salvar a emissora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mister Ed, a grade mais coerente da RedeTV foi a de sua estreia. Mas durou duas semanas...

      Excluir
  5. Em pensar que era um canal planejado pra ser um canal de TV a cabo na TV aberta com sessões de filmes interativas como tb escolha ,séries clássicas como jeanie e um gênio e feiticeira ...pena que se rendeu ao popularesco ruim

    ResponderExcluir
  6. Tentei assistir, mas pra cada pauta há 4042 merchans no meio... Complicado!!!

    ResponderExcluir
  7. Sim, João, o Bom Dia Mulher foi bem-sucedido. Mas não resistiu à saída de Olga e, de lá pra cá, a emissora não emplacou mais nenhum matinal. Miguel, também lamento ver no que se transformou a RedeTV. A primeira grade era excelente!

    ResponderExcluir
  8. Olga Bongiovanni é de longe a melhor apresentadora da TV brasileira porém sozinha não irá alavancar seu programa. O problema de grade na RedeTv é sem dúvida a droga da qual não se libertam, assim como a chuva de merchant; aposto nela com quadros mais inteligentes e interativos envolvendo jornalismo de pautas vibrantes onde o vomentario ao estilo Olga ira roubar a cena. Ela nao tem medo de opinar, tenham certeza. Outro fator é a ausência de investimentos num cenário engessado e minúsculo onde ela só pode contar com uma mesa sem opção de cena. Outra questão também é a falta de um quadro semanal que a apresentadora possa mostrar o que ela faz de melhor - interagir com jornalistas e entrevistados que estão em externas. Mas por favor, não queimem essa apresentadora fantástica que vcs tem nas mãos. (Se precisar uma boa atração pra Olga, me chame - será um mecenato pra produção.

    ResponderExcluir

Publicidade