"Vem aí um programa 'topzêra'!"
Foi dito anteriormente que o Estrelas, de Angélica, seria extinto para abrir espaço a programas de temporada, como os que são exibidos no início das tardes de domingo na Globo. A série As Matrioskas, com Glenda Kozlowski abriu os trabalhos, e um novo musical estava previsto para assumir o horário após o Mundial. E, nesta semana, a emissora começou a divulgar seu novo produto, que ganhou o singelo nome de SóTocaTop.

Apresentado por Fernanda Souza e Luan Santana, o novo programa será uma espécie de parada musical, onde serão exibidos diversos estilos e canções. Segundo release divulgado pela emissora, a atração apresentará rankings semanais dedicados exclusivamente aos sucessos atuais da música nacional, "que contemplará o que é mais ouvido nas rádios e também na internet. A cada semana, artistas de diferentes gêneros e estilos passarão pelo palco, que abrirá também espaço para novidades e lançamentos de quem está despontando no cenário musical".

Um casal apresentando uma parada musical semanal na Globo? Sim, já vimos isso antes. A proposta parece uma versão moderna do clássico Globo de Ouro, programa no qual nomes de expressão da música nacional e internacional passavam por um palco e animavam a plateia. Na condução, sempre um casal, e vários nomes passaram pela ancoragem, como César Filho, Isabela Garcia e Claudia Abreu. A atração também se caracterizava pelo texto espirituoso, com o casal sempre recitando trocadilhos engraçadinhos. O programa ficou no ar por anos a fio, e inspirou o Caldeirão de Ouro, especial de fim de ano do Caldeirão do Huck.

A ideia é inusitada porque, até pouco tempo atrás, havia um "mantra" rolando entre as emissoras de TV que afirmavam, categoricamente, que musicais não davam mais audiência. Programas como os de Chacrinha, o próprio Globo de Ouro, o Sabadão do SBT (que depois virou Disco de Ouro, em sua fase derradeira), ou até o Planeta Xuxa e o Canta e Dança Minha Gente, que eram programas essencialmente musicais, não fariam mais sucesso nos dias de hoje, portanto. Até mesmo programas de auditório de variedades reduziram o espaço para música. Reparem que os artistas que se apresentam atualmente nem ao menos têm sua música executada na íntegra. Sendo assim, o novo SóTocaTop veio para nadar contra a maré, e provar (ou não) que música na TV ainda funciona. Será?

Tá tudo muito bem, mas... gente, que nome horrível é esse que deram para este novo programa? SóTocaTop parece um trava-línguas sem graça e sem sentido. Nome de gosto duvidosíssimo, que nem parece título de programa da Globo. Esperamos que o programa não seja tão ruim quanto o nome dele.

André Santana