Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Mais uma vez, Silvio Santos joga pá de cal no jornalismo do SBT

Silvio Santos parece mesmo disposto a enterrar todas as conquistas que o departamento de jornalismo do SBT suou tanto para conseguir. Depois de efetivar Dudu Camargo e Marcão do Povo no matinal Primeiro Impacto e dispensar nomes como Hermano Henning e Joyce Ribeiro, o “patrão” agora está mexendo na linha editorial do SBT Brasil, seu principal telejornal. Na última semana, foi notícia a nova ordem do dono do SBT, que mandou aumentar o hard news e o factual, e diminuir (ou extinguir?) matérias frias e séries de reportagens.

Com as mudanças, o SBT Brasil deixou de ter co-apresentadores de meteorologia e esportes, papéis até então desempenhados por Carolina Aguaidas e Bruno Vicari, respectivamente. Os dois profissionais seguirão como repórteres do noticioso Além disso, uma das séries que vinham sendo exibidas, Cenários 2018, com entrevistas com presidenciáveis, foi interrompida. Kennedy Alencar, repórter de política responsável pela série, acabou pedindo demissão e deixando a emissora.

São mais mudanças lamentáveis que fazem cair por terra o jornalismo da emissora. Algumas alterações até fazem sentido, tendo em vista que o SBT Brasil sempre pecou pelo excesso de material frio, sobre comportamento e assuntos mais amenos (pra não dizer bobos). Entretanto, aboli-los de vez não me parece a melhor saída. Pior ainda é colocar neste balaio material relevante, como as produzidas por Kennedy Alencar, um profissional do mais alto gabarito. Sem ele e suas matérias especiais, SBT Brasil perde relevância e identidade. Aliás, Alencar não é a única baixa do jornal, já que o apresentador Joseval Peixoto deve deixar o canal até o fim do ano. Neste caso, não chega a ser algo ruim, já que Peixoto vinha revezando na apresentação com Carlos Nascimento, o que nunca fez muito sentido.

Mas, com as mudanças editoriais, o SBT Brasil vem se tornando um jornal sobre os acontecimentos do dia, sem nenhum espaço para aprofundamento dos assuntos, análises ou qualquer tentativa de fugir do trivial. Além disso, diminui o espaço para política, um assunto que Silvio Santos já deixou bem claro que não quer que seja discutido em sua emissora. Ou seja, SBT Brasil se torna um jornal chapa-branca, opaco, sem nenhum tipo de diferencial.

É triste constatar que, aos poucos, o jornalismo do SBT, que mesmo de alcance limitado trazia em seus quadros excelentes profissionais, começa a ser esvaziado para se tornar, novamente, um jornalismo que só existe para cumprir tabela. Silvio Santos acerta quando diz que o papel do jornalismo é, essencialmente, informar. Mas erra feio ao considerar que o jornalismo não pode, também, ser reflexivo, ativo, ousado e relevante. Mas, neste momento em que bons profissionais da notícia deixam a emissora, e figuras midiáticas a la Dudu Camargo conquistam cada vez mais espaço, as mudanças até que fazem sentido. É uma pena.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

3 Comentários

  1. E há exatamente um ano o Dudu Camargo assumia o Primeiro Impacto e foi uma aposta do Silvio, agora ver todo o esforço que começou com Ana Paula Padrão em trazer de volta um jornalismo forte vai caindo por terra. Uma pena o retrocesso do jornalismo do SBT.

    ResponderExcluir
  2. O fato eh que com Dudu Camargo, a audiencia do Primeiro Impacto subiu. Acho que eh isso que importa pro SS nao, audiencia. E ele mesmo disse que se dependesse dele nao yeria jornalismo na emissora dele, so tem porque por lei tem que ter um minimo de horas de jornalismo na grade.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente assim como desanimei há 10 anos com a volta do mundo cão no jornalismo da Record ,estou há um 1 ano desanimado com o SBT ,graças a incrível e absurda influência que o tal de Dudu Camargo tem sobre a cabeça de Silvio santos
    Até o jornal da madrugada ,está mais factual ,parece que estou assistindo a um balanço geral madrugada haha só faltando os âncoras saírem da bancada e ficarem em pé e gritarem aliás Dudu Camargo se estiver lendo meu comentário não de essa ideia ao padrão hein kkkkkk
    Triste que nem o dono acredita em seu jornalismo ,quem somos nós para defender

    ResponderExcluir

Publicidade