Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT rebaixa novelas mexicanas e "cozinha" Raul Gil em nova grade

Raul Gil
Raul Gil (divulgação)

O SBT finalmente começa a sair da inércia em que estava desde 2020, quando a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de perda de público da emissora. O canal confirma várias estreias entre março e abril, dando uma necessária chacoalhada na programação.

No entanto, em meio à euforia dos novos lançamentos e contratações, chama a atenção o fato de a emissora ter optado por “rebaixar” dois clássicos de sua grade: as novelas mexicanas e o Programa Raul Gil.

Atualmente a maior audiência diária da emissora, a novela Minha Fortuna é Te Amar será jogada para o ingrato horário das 15h30 a partir do dia 18 de março. Já o Programa Raul Gil vai perder prestígio e se tornar um programa local, escondido na faixa do meio-dia dos sábados.

Continua depois da publicidade


Manobra de risco


Minha Fortuna é Te Amar
Minha Fortuna é Te Amar  (divulgação)

A situação da novela mexicana é a que mais chama a atenção. Minha Fortuna é Te Amar vai mudar de horário justamente quando entrar em sua reta final. A partir do dia 18 de março, a trama perde a atual vaga para o Tá na Hora, espécie de releitura do Aqui Agora que será conduzida por Christina Rocha e Marcão do Povo e ocupará a faixa entre 17h30 e 19h45.

Com isso, o folhetim será transferido das 18h30 para 15h30. Uma mudança drástica, que vai afetar o hábito dos espectadores da novela. Isso pode representar uma grande perda de público, já que há menos televisores ligados no meio da tarde que no início da noite. Quem trabalha à tarde e acompanha a novela à noite, por exemplo, será privado de ver os últimos capítulos do folhetim mexicano.

Além disso, a mudança mostra que as novelas mexicanas perderam prestígio no SBT. Atualmente, são quatro novelas em cartaz. Mas, a partir do dia 18 de março, serão apenas duas: Teresa, às 14h30; e Minha Fortuna é Te Amar, às 15h30.

Continua depois da publicidade


Almoço com Raul Gil

O Programa Raul Gil também perde relevância na nova grade. A partir do dia 16 de março, a atração passa a ir ao ar entre meio-dia e 14 horas. Raul antecederá uma sessão dupla do Cinema em Casa - às 14h e às 16h - e perderá seu atual horário para o Circo do Tiru, que irá ao ar às 18h.

Provavelmente, a sessão dupla do Cinema em Casa valerá até a estreia do Eita Lucas, de Lucas Guimarães, prometida para o segundo semestre. Mas, ainda assim, o SBT manterá pelo menos um filme nas tardes de sábado, mostrando que a emissora ficou satisfeita com o resultado das películas. O Cinema em Casa foi relançado no ano passado e costuma dar mais audiência do que Raul Gil dava ali.

O fato de o veterano ter ficado com uma faixa menos nobre - e, ainda por cima, local - evidencia que o SBT só está mantendo Raul no ar para honrar a promessa de Silvio Santos, que teria dito que Raul Gil só deixaria a programação do SBT quando quisesse. Dá a impressão de que a emissora está “cozinhando” Raul Gil para que ele saia por conta própria.

Afinal, um horário menos nobre e que não é exibido em rede nacional deve afetar o faturamento da atração. E Raul Gil é “sócio” do SBT em seu programa, dividindo custos e lucros. Se o faturamento cair, vai ficar mais difícil para o veterano se manter no ar. Ou seja…

Por outro lado, é fato que Raul Gil já não dá a mesma audiência de antes. Sob esta perspectiva, colocá-lo na hora do almoço, onde a concorrência é menor, pode até trazer algum bom resultado. É aguardar pra ver.

André Santana

01/03/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. assisto as novelas a muito tempo, e estou odiando essa grade.

    ResponderExcluir

Publicidade