Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com sucesso de Mulheres de Areia, Globo deve dar chance a outra novela de 30 anos atrás

Gloria Pires como as irmãs Raquel e Ruth em Mulheres de Areia
Gloria Pires como as irmãs Raquel e Ruth em Mulheres de Areia (reprodução)

A Globo surpreendeu ao apostar na reprise de Mulheres de Areia (1993) na faixa Edição Especial. Afinal, o “novo Vale a Pena Ver de Novo” foi inaugurado com O Cravo e a Rosa (2000) e seguiu com Chocolate com Pimenta (2003). Assim, havia a expectativa de que o horário se tornasse uma espécie de “faixa Walcyr Carrasco”.

Pois a experiência, além de surpreendente, revelou-se bem-sucedida. A novela de Ivani Ribeiro, um clássico da teledramaturgia brasileira, registra bons índices de audiência e, com isso, quebrou a resistência da Globo quanto à reprise de tramas muito antigas. A emissora sempre temeu que repetecos de novelas “velhas” pudessem ser rejeitados em razão da qualidade de imagem inferior.

Mas, com o tabu devidamente quebrado, a emissora agora cogita exibir outras produções com 30 anos ou até mais no horário. Tanto que, de acordo com o portal Notícias da TV, até Quatro por Quatro (1994) entrou no radar da direção da Globo para uma possível reapresentação após Mulheres de Areia. Já pensou?

Continua depois da publicidade


Clássico de Carlos Lombardi

Quatro por Quatro é considerada uma das melhores novelas de Carlos Lombardi. A trama gira em torno de quatro mulheres que se conhecem num acidente de trânsito e decidem unir forças para se vingarem de seus respectivos cônjuges. Abigail (Betty Lago), Auxiliadora (Elizabeth Savalla), Tatiana (Cristiana Oliveira) e Babalu (Letícia Spiller), então, se aliam contra Gustavo (Marcos Paulo), Alcebíades (Tato Gabus Mendes), Fortunato (Diogo Vilela) e Raí (Marcello Novaes). 

Exibida entre outubro de 1994 e julho de 1995, a produção consagrou Carlos Lombardi como um dos grandes autores da faixa das sete da Globo. A novela fez um enorme sucesso, ditou moda e caiu nas graças do público de 30 anos atrás.

A novela foi reprisada duas vezes. Em 1998, Quatro por Quatro foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo. Já em 2010, a atração foi reapresentada novamente no Viva, integrando a grade de programação da estreia do canal.

Continua depois da publicidade


Faixa de clássicos

Ao criar a reprise das 14h40 com o título Edição Especial, a Globo avisou que o espaço daria prioridade a tramas das seis e das sete, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo seria destinado a folhetins da faixa das nove. A decisão se deu numa tentativa de diferenciar os dois espaços, mas acabou se revelando um fator limitador.

A escolha prejudicou, sobretudo, o Vale a Pena Ver de Novo, já que não há tantos sucessos da faixa das 21h disponíveis para um repeteco. Tanto que a Globo vem apelando para re-reprises, como O Rei do Gado (1996), ou fazendo apostas não muito seguras, caso de Paraíso Tropical (2007). Enquanto isso, boas produções que, sem dúvidas funcionariam no horário - como Bom Sucesso (2019) - ficam engavetadas por não serem “das nove”.

Sendo assim, a Globo devia mudar de perspectiva. Ao invés de destinar a Edição Especial para novelas das seis e sete, o canal devia reservar o horário aos clássicos mais antigos. Assim, abre-se espaço para outras produções dos anos 1980 ou 1990, como Vale Tudo (1988) ou Tieta (1989). Já o Vale a Pena Ver de Novo ficaria livre para exibir sucessos menos antigos, e de qualquer horário. 



André Santana

10/01/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu gosto do Quatro Por Quatro (1994/1995), mas particularmente preferia A Viagem (1994) que vai ser reprisada no Viva mais uma vez em menos de 4 anos! Na Globo, A Viagem foi reprisada em 1997 e há 18 anos atrás em 2006! Infelizmente o Amauri Soares não quer novelas espíritas na programação da Globo.

    ResponderExcluir

Publicidade