Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Continuação de novela nunca é uma boa ideia

CLIPPING TV - por André Santana

Angel (Camila Queiroz) em Verdades Secretas 2
Angel (Camila Queiroz) em Verdades Secretas 2 (reprodução)

Nesta semana, a Globo encerrou a “edição para TV aberta” de Verdades Secretas 2, continuação da trama de Walcyr Carrasco exibida em 2015. A segunda parte da saga de Angel (Camila Queiroz) fez muito barulho quando foi lançada no Globoplay, no ano passado, mas passou em brancas nuvens na exibição pela televisão.

É possível que o fator “falta de novidade” tenha pesado neste resultado ruim, mas creio que este é o menor dos problemas. Outro empecilho foi o fato de a novela ser exibida cada dia num horário diferente, e sempre tarde da noite, o que também deve ter colaborado para o fracasso. Mas o maior problema da trama é realmente… a trama. Ao contrário de Verdades Secretas, que tinha uma história boa e intrigante, Verdades Secretas 2 tinha um enredo frágil e forçado. A Globo continuou uma história que se resolveu na primeira temporada. Não tinha que ter continuação.

“Ah, mas fez sucesso no Globoplay”. Sim, mas vamos combinar que streaming é uma bolha, certo? A trama chamou a atenção na plataforma sim, mas muito por conta das cenas picantes. Porque as críticas quanto ao enredo sem pé nem cabeça sempre foram muitas. E acredito que a própria direção da Globo já sabia do baixo potencial da trama na TV aberta, ao reduzi-la pela metade, exibi-la num horário impossível e ainda ter feito uma divulgação bastante tímida. 

Mudando de canal, Poliana Moça também ostenta uma trajetória pouco brilhante na programação do SBT. A continuação de As Aventuras de Poliana (2018) pode ser considerada o único fracasso dentre as inúmeras novelas infantis que o SBT produziu nos últimos dez anos. 

Na história da TV, outras continuações de novelas naufragaram, como Os Imigrantes - Terceira Geração ou Dulcineia Vai à Guerra, na Band, ou ainda a trilogia Mutantes, na Record, que foi perdendo força conforme ganhava novas temporadas. Conclusão: continuação de novela não é uma boa ideia. Melhor parar no auge.

Nova estrela

Bárbara Reis, a Débora de Todas as Flores, foi a escolhida para protagonizar Terra Vermelha, próxima novela das nove da Globo. A emissora finalmente percebeu a importância de se ter negros como protagonistas e vem apostando em novos nomes. Bárbara, que está indo muito bem em Todas as Flores e também arrasou em Éramos Seis (2019), é uma excelente escolha!

Dupla de veteranos

Falando em Terra Vermelha, a novela reunirá em cena novamente Tony Ramos e Gloria Pires, uma parceria iniciada em Belíssima (2005) e que viveu seu auge nos cinemas, com a trilogia Se Eu Fosse Você. O ator será Tony La Selva, um poderoso produtor rural casado com Irene, a vilã de Gloria. Eles serão pais de Caio (Cauã Reymond), o vilão; Daniel (Johnny Massaro), o mocinho; e Petra (Agatha Moreira), a “aprendiz de vilã”.

Humor em alta 1

A Globo aboliu os programas de humor, mas vem mantendo vários humoristas sob seu guarda-chuva. A emissora acaba de renovar com Paulo Vieira, que vai emplacar uma série de humor no Globoplay e continuará dando expediente em outras janelas do grupo. O ator segue à frente do Avisa Lá que eu Vou, no GNT, e manterá presença constante nos programas da Globo. Sua participação no BBB 23, por exemplo, já está mais do que confirmada.

Humor em alta 2

E o bom filho à casa torna. Leandro Hassum, que deixou a Globo em 2019 após mais de 20 anos na casa, voltou ao grupo e segue emplacando projetos. Família Paraíso, parceria TV Globo e Multishow, já tem nova temporada engatilhada. E Hassum ainda foi o escolhido para comandar Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, que será exibido nas tardes de domingo da Globo a partir de janeiro.

Trauma

Leandro Hassum e Viviane Araújo em Família Paraíso
Leandro Hassum e Viviane Araújo em Família Paraíso (divulgação)

Falando em Família Paraíso, a vida da sitcom não está das melhores nas tardes de domingo da Globo. Após uma estreia auspiciosa, o humorístico perdeu fôlego e já perdeu a liderança, por alguns minutos, para o Domingo Legal, do SBT. Com isso, a Globo revive o trauma do Zig Zag Arena, fracasso histórico da emissora.

Nada se cria

Já sobre Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, a novidade das tardes de domingo da Globo não tem nada de nova. A competição que traz famosos e suas mães na cozinha foi um quadro do É de Casa em 2019. Além disso, a dinâmica da atração também já é velha conhecida: trata-se de uma mistura entre Duelo de Mães e Minha Mulher que Manda. 

Não aprende

“A mão de mudar a programação chega a tremer”. Silvio Santos, que andava meio quieto por esses dias, já planeja mudar de novo a grade da hora do almoço do SBT. O animador quer testar mais um de seus enlatados trash que ele trouxe na mala de sua última viagem aos EUA. Desta vez, a série que pode ser lançada a qualquer momento é Desastres do Bisturi (Botched), que reúne histórias de cirurgias plásticas que deram errado. Pelo visto, Silvio não aprendeu nada com os fracassos de Os Pequenos Johnstons, Decisões do Dia ou Crimes de Paixão…

Semanalmente, a coluna Clipping TV faz um apanhado do que foi notícia na TV nos últimos dias. Até a próxima!

André Santana

19/11/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade