Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Novela obscura do SBT, Cortina de Vidro bomba na Itália

Sandra Annenberg e Ricardo Blat em cena de Cortina de Vidro
Sandra Annenberg e Ricardo Blat em cena de Cortina de Vidro (reprodução)

Cortina de Vidro, novela do SBT exibida em 1989, foi um grande fiasco. Primeira novela assinada por Walcyr Carrasco, a produção amargou baixos índices de audiência e enfrentou severos problemas de bastidores, o que a fez cair no esquecimento. 

Exibida no Brasil entre outubro de 1989 e maio de 1990, Cortina de Vidro teve trajetória problemática. De acordo com o site Teledramaturgia, a trama foi toda transformada em razão de um imbróglio envolvendo o edifício Dracon, de São Paulo, que era a principal locação da história. Isso porque o prédio foi vendido e a produção da novela precisou deixar o local. Com isso, Walcyr Carrasco teve que criar um incêndio para tirar o principal cenário da novela de cena.

Cortina de Vidro era uma produção modesta. Além da locação no prédio, a trama tinha apenas oito cenários. Assim, Carrasco teve que praticamente reinventar a novela. O autor aproveitou o incêndio para “matar” personagens que não tinham cenário próprio e inventou uma amnésia para o protagonista, Frederico Stuart Mill (Herson Capri), já que ele não tinha mais o seu local de trabalho. A protagonista também mudou: inicialmente, a heroína era Branca (Betty Gofman); mas depois, Angela (Sandra Annenberg) assumiu a função.

Além dos problemas de bastidores, Cortina de Vidro também foi mal de audiência, o que agravou ainda mais sua crise. A trama foi a primeira novela lançada como produção independente na TV brasileira, já que o SBT dividiu os custos de produção com a AVP Arte Vídeo e a Mikson, produtora de Guga de Oliveira (irmão de José Bonifácio de Oliveira, o Boni). Assim, os produtores gravavam e editavam os capítulos, enquanto a emissora os exibia.

Continua depois da publicidade


Sucesso na Itália

Porém, na Itália, a coisa foi diferente. Segundo reportagem publicada pelo site Heloísa Tolipan, em 25 de setembro de 2022, Cortina de Vidro faz muito sucesso no país europeu. A matéria assinada por Vítor Antunes revela que a produção brasileira vem sendo exibida continuamente por lá desde 1991. Chamada de L’Amore Vero Non Si Compra, a novela foi exibida nos canais Sitcom1, Facile Tv, e21 Network (extinta em 2015), Easy TV e a AB Channel (em 2015).

Além de Cortina de Vidro, outra novela do SBT, Meus Filhos Minha Vida, também é exibida com regularidade na Itália. As duas produções foram televisionadas pela Telecittà e, em 2022, as novelas foram exibidas simultaneamente pela Donna TV. 

Ainda de acordo com a reportagem, Cortina de Vidro fez tanto sucesso em uma de suas exibições na Itália que acabou tendo sua duração prolongada. A RunningTV transformou os 168 capítulos originais em 248.

Curiosamente, este sucesso todo pode ser fruto de pirataria. O SBT, procurado pelo site de Heloisa Tolipan, afirmou que nunca comercializou a novela para o mercado internacional. Dirceu Viana, representante da Mikson, também negou que tenha vendido a produção para fora. A reportagem não localizou representantes da AVP.

André Santana

05/02/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade