Betty Faria como Tieta (divulgação) |
O noveleiro raiz celebrou a escolha de Tieta (1989) para substituir Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo. Uma das maiores audiências da história da Globo, a novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, de fato, é uma boa pedida para abrir as comemorações dos 60 anos da emissora.
Porém, considerando a atual onda conservadora que assola a Globo, a reprise entra em cena repleta de incertezas. O canal planeja condensar a história original, que conta com 197 capítulos, em “apenas” 105 episódios. Com isso, já circulam reclamações apontando que a novela será retalhada pela emissora.
Há quem acredite que Tieta tem tramas ousadas demais, como o romance incestuoso entre a personagem-título e seu sobrinho, ou histórias paralelas de forte cunho sexual. Com isso, entende-se que a redução dos capítulos tem a ver com a reedição da novela, que, em tese, passará por uma edição severa. Será?
Continua depois da publicidade
Muito barulho por nada?
A princípio, parece que as reclamações estão um tanto exageradas. Afinal, reeditar novelas é uma prática comum no Vale a Pena Ver de Novo, e que não está ligada, necessariamente, ao conteúdo delas. Normalmente, os capítulos são readequados em razão do espaço na grade, já que os capítulos do Vale a Pena são maiores do que os episódios originais.
Claro, cenas de nudez e sexo serão limadas, e isso acontece com qualquer novela das 20h/21h que seja reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Porém, ainda assim, a redução do número de capítulos pode estar mais ligada às estratégias de grade do que ao conteúdo da novela em si.
Se a Globo tivesse problemas com o romance entre Tieta (Betty Faria) e Ricardo (Cassio Gabus Mendes) - que, além de sobrinho da protagonista, era seminarista -, então não teria escolhido Tieta para reprisar. Reprisar para ocultar uma das tramas principais da novela não faria sentido.
Continua depois da publicidade
Abertura ousada
Tieta também é bastante lembrada pela abertura, uma das melhores já produzidas pela Globo. Na peça, Isadora Ribeiro aparece nua, fundida a elementos da natureza. Os efeitos especiais que “retorciam” o corpo da atriz eram uma grande novidade na época e surpreenderam o público.
Quanto a isso, é claro que haverá cortes. A reprise da novela em 1994, inclusive, já foi exibida com alterações na abertura, com os créditos dos atores rodando sobre a imagem para disfarçar a nudez de Isadora Ribeiro. Além disso, vale lembrar que a Globo também deu um jeito de tapar os seios de Monica Carvalho na abertura de Mulheres de Areia nas reprises de 2011 e 2023.
Sendo assim, mais uma vez, o canal deve dar o truque e tapar os seios de Isadora Ribeiro na abertura de Tieta. Aliás, é possível até que a abertura seja totalmente refeita, como aconteceu na Edição Especial de Fina Estampa (2011) em 2020. Fica a torcida para que, ao menos, o conceito seja mantido.
Tieta estreia no Vale a Pena Ver de Novo em 2 de dezembro.
André Santana
19/11/2024
0 Comentários