Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

TELE-VISÃO completa 14 anos

Em 22 de outubro de 2005, a internet era bem diferente. A rede social mais popular era o Orkut, e era preciso receber um convite para ter um perfil ali. A comunicação instantânea se dava pelo MSN Messenger, e o e-mail ainda era bastante utilizado pelos internautas. Ah, e era preciso um computador! Internet pelo celular era algo bem distante do que é atualmente.

Neste cenário um tanto mais limitado (embora com muito mais recursos e facilidades se comparado com 2000, por exemplo), alguns sentiam a necessidade de se expressar por meio da rede. Uma expressão maior do que um wink do MSN, um e-mail engraçadinho cheio de powerpoints, ou um scrap no mural do Orkut (“se me add, manda um scrap”, a gente lembrava os desavisados). Hoje é possível fazer textão no Facebook ou no Instagram, mas naquele tempo a coisa era mais, digamos, “complexa”.

Uma das formas de se dizer o que se pensava sem amarras e limitações era a blogosfera. Qualquer pessoa que quisesse compartilhar seu dia-a-dia, ou suas ideias sobre determinados assuntos, ou informações que achasse relevante, tinha uma página para chamar de sua. Os blogs se popularizaram como diários virtuais, mas aos poucos se tornaram, também, importantes canais para o compartilhamento de palavras e ideias. Isso num momento em que a palavra “compartilhar” não era tão utilizada na web como é hoje. 

Neste contexto, este blog nasceu. Ele começou a partir da inquietação deste jornalista, que, na época, terminava o primeiro ano da faculdade de jornalismo, e que sonhava em ser repórter da Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Um aprendiz de jornalista que era apaixonado por televisão, colecionava cadernos de TV dos principais jornais e lia, compulsivamente, os principais colunistas da área. Esta paixão, somada a um conselho da amiga Patty Acunha, resultou na criação deste espaço. E o resto é história!

Hoje, os amantes de TV podem se encontrar no Twitter, em grupos de Whatsapp e expressar suas ideias por meio das inúmeras redes sociais pelas quais nos espalhamos web afora. Neste cenário, a blogosfera não é mais a sensação que já foi. Assim, permaneceram por aqui os apaixonados e aficionados da velha guarda, que não abrem mão de manterem um espaço para tecerem análises e comentários sobre o assunto que tanto apreciam. Assim, a blogosfera, ao mesmo tempo em que perdeu força, se fortaleceu (por mais contraditório que isso soe). 

São 14 anos compartilhando tele-visões! Eu, do lado de cá, e vocês aí! Obrigado pela presença, pelo carinho e por seguir acreditando neste blogueiro, na blogosfera como um espaço democrático para se discutir ideias e, principalmente, pela amizade! Hoje cantamos parabéns e nos mantemos perseverantes nesta ideia, almejando mais anos juntos. Compartilhando tele-visões!

André Santana

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Andrezito, meu amigo! Fiquei emocionado em ler sobre os 14 anos do Tele-Visão. Eu iniciei o meu em 2005 e terminei em 2016. Foram 11 anos escrevendo sobre televisão, vivenciando as mudanças pelas quais a blogosfera passou e, especialmente, conhecendo pessoas especiais como você, Brunno Luiz, Jurandir, Thalita e tantas outras pessoas queridas com as quais interagi virtualmente. Tenha certeza que a história do Tele-visão também faz parte da história da minha vida, pois mesmo sem comentar como antigamente (até por falta de tempo da minha parte), leio todos os seus textos e vai ser assim enquanto este espaço permanecer sendo alimentado pelas tuas percepções e críticas sempre bem fundamentadas. Um superabraço e muito sucesso tanto no blog quanto na tua carreira como jornalista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luquita! Que saudades de você, meu amigo! Volta pra alguma rede social pra gente poder conversar, seu sumido! Saudades das nossas conversas! Obrigado por estar sempre comigo! Você é uma das coisas boas que a blogosfera me trouxe e contar com sua amizade é sempre especial. Abração!

      Excluir
  2. Parabéns André pelos 14 anos do Tele Visão e que venham outros 14. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kleber, pelo carinho e presença constante.

      Excluir
  3. Parabéns meio o seu blog ja desde 2008 e noto um inteligência e uma análise destrinchada da TV gosto muito de suas análises .ja se tornou um hábito analisa las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Miguel, por estar aqui comigo há tanto tempo! Continue, aliás! Abração!

      Excluir
  4. Belo texto. O blog passou por muitas transformacoes, uma delas eh o novo hospedeiro, hoje esta no Blogger mas por muitos anos estava no Zip. O titular tambem mudou, melhorou com o tempo, erra menos. Hoje, existem os blogs profissionais, aqueles que estao em sites e midias e a pessoa ganha por ter seu blog la. Mas os blogueiros da velha guarda resistem bravamente, uma delas e eh o nosso Andre Santana, outrora Andre San. E como ele mesmo disse, por paradoxal que seja, eh nesse contexto que com resistentes como o Andre, os blogs se fortalecem. Hoje eh imprescindivel ter um espaco como esse, que se discute tv, que se discute cultura e entretenimento. Num momento que a cultura voltou a ser algo marginal, execrada pelo presidente da republica, o Tele-Visao exerce a importante funcao de discutir atraves dos textos sempre pertinentes do titular Andre Santana, a tv e os desdobramentos que ela causa na populacao brasileira. Parabens Andre, parabens ao Tele-Visao e parabens a nos leitores por ter esse espaco precioso para falarmos do veiculo de comunicacao de massa mais importante desse pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel é sempre tão sincero que me alfineta mesmo quando está me elogiando, hahaha! Obrigado pelo carinho de sempre e participação constante e apaixonada, Daniel! Continue por aqui, por favor. Abração!

      Excluir
  5. Parabéns, André! Que venham mais 14 anos. Suas críticas são sempre muito pertinentes e democráticas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, André! Acompanho o blog há não sei quanto tempo, mas era aqueles leitores fantasmas, nunca interagia. Hoje, acho essa interação um dos maiores atrativos. Mesmo não vendo mais TV como antes e gostando cada vez menos (infelizmente), volto aqui sempre pra saber do que você está falando. Vida longa ao Tele-Visão!!

    PS: não demore a nos responder, fico curioso pra saber o que pensa das nossas tele-visões também hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você resolveu participar, Mister Ed! Adoro seus comentários! Quando eu demoro pra responder, é porque estou na correria! Sou tipo o pai do Chris, tenho um monte de emprego, hahaha! Abração!

      Excluir
  7. Eu acompanho o blog desde 2006. Gosto muito do seu ponto de vista sobre a televisão e, sobretudo, nossa sociedade. Que o blog tenha vida longa e quem sabe vira um canal. Já pensou? Adoro vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anônimo! Se identifique da próxima pra gente se conhecer. Olha, um canal seria bem legal mesmo, mas sou tão tímido... meu lance é escrever mesmo, hehe! Mas quem sabe um dia... Abraço e obrigado pela sugestão.

      Excluir
  8. Adoro suas análises sobre o universo da TV parabéns

    ResponderExcluir

Publicidade