Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Para emplacar "Roda a Roda", SBT prejudica "SBT Brasil"

"E eu nem posso dar
minha opinião sobre isso..."

Silvio Santos já deve estar bem melhor da gripe. Depois de uma indisposição que o afastou das gravações de seu programa dominical, o animador voltou ao trabalho e, além de retornar ao seu auditório, praticou um de seus hobbies preferidos: mudar a programação do SBT. Na tentativa de retomar o game Roda a Roda, apresentado por sua filha Rebeca Abravanel, na grade diária, o dono do canal tratou de implantar mudanças na programação da emissora que durou a semana toda.

Roda a Roda reestreou em seu antigo horário, na faixa das 19h15, na última segunda-feira, 09. Na terça, 10, já estava na faixa das 20h25, antecedendo As Aventuras de Poliana e, de quebra, ganhou uma reprise nas madrugadas, depois do The Noite. A mudança foi positiva e audiência do game show da Jequiti cresceu. No entanto, Roda a Roda em seu novo horário acabou prejudicando o SBT Brasil, que vinha numa excelente fase de audiência. Roda a Roda ocupa uma faixa que sempre anotou crescimento do telejornal, já que não concorria com o Cidade Alerta, da Record, e servia como sala de espera à As Aventuras de Poliana. Terminando mais cedo, o noticioso perdeu fôlego.

Para recuperar a duração perdida do SBT Brasil, o canal fez um novo remanejamento e, na quarta-feira, 11, o jornal passou a entrar no ar mais cedo. Agora, Rachel Sheherazade surge com as notícias do dia a partir das 19h20, ocupando o horário anterior do Roda a Roda. No entanto, a mudança teve uma consequência bizarra: o SBT Brasil ganhou um “bloco local”. Como a faixa entre 19h20 e 19h45 é reservada para que emissoras e afiliadas do SBT exibam suas programações locais, o SBT Brasil não está mais sendo exibido neste horário em seus primeiros 25 minutos para todo o país.

Ou seja, o SBT Brasil, que tem um nome que sinaliza se tratar de um produto exibido em rede nacional, não é mais 100% nacional. Há quem diga que se trata de um teste do SBT para, quem sabe, relançar um jornal local no horário. O que, na prática, seria a retomada de um plano que já foi testado várias vezes na emissora, mas que nunca teve vida longa. Coisas do SBT.

Neste contexto, um dos planos seria retomar o SBT São Paulo. O jornal voltado à grande São Paulo já foi tentado duas vezes pelo SBT, em 2006 e em 2012. Em sua primeira versão, era exibido às 18 horas e apresentado por Carlos Nascimento. Ficou pouquíssimo tempo no ar. Já a segunda tentativa foi comandada por Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, e ia ao ar na faixa das 19 horas. E também teve vida curta. Por que agora daria certo?

Outro plano ventilado por alguns sites especializados em televisão é mais ambicioso: o SBT estaria planejando a volta do jornal policial Aqui Agora. Caso o bloco local do SBT Brasil dê certo, a ideia do canal seria retomar o título com a apresentação de Rachel Sheherazade, que deixaria o outro jornal. Caso isso acontecesse, o Aqui Agora absorveria o bloco local do SBT Brasil, mas também ocuparia uma faixa nacional, na faixa das 18 horas, extinguindo a faixa de novelas que atualmente exibe Amanhã É Para Sempre. Vale lembrar que a novela mexicana já está na reta final e, até agora, o SBT não anunciou sua substituta.

Outra ideia que, caso se confirme, também parece uma insistência em algo que já não deu certo no passado. A última tentativa de retomar o Aqui Agora foi a desastrosa reedição de 2008, que ficou um mês no ar. Em 2013, a emissora chegou a anunciar o retorno da atração, com o comando de Neila Medeiros (aquela que era a única capaz de combater Datena e Marcelo Rezende...), mas mudou o nome do programa para SBT Notícias. E também não deu certo.

Mas, independente destes planos mirabolantes saírem do papel ou não, fato é que o SBT parece não suportar a ideia de não mexer numa faixa consolidada. SBT Brasil vinha registrando as melhores médias de audiência desde o seu lançamento, em 2005. Estava consolidado e numa excelente fase. Fase de ascensão que foi interrompida por mais um rompante de Silvio Santos. É uma pena.

André Santana

Postar um comentário

7 Comentários

  1. E 18 e uma faixa Boa pras novelas mexicanas pois já adentra a noite e serve como opção a quem não quer ver a Globo... e tem mais gente vendo..jornal Policial e chato e muita gente ja faz...abr conforma em ser canal família po...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Miguel! Aliás, o SBT sempre se deu bem na faixa das 18h quando se coloca a ser uma alternativa. Jornal policial ali não vai dar certo. Mas Silvio Santos adora insistir nisso, impressionante!

      Excluir
  2. Essa chamada da Neila Medeiros é uma das coisa mais bizarras que já vi na TV (e olha que já vi muita bizarrice,rs...). E foi péssima pra ela, que acabou meio que se queimando nacionalmente, tendo que voltar para Brasília.

    Sobre jornalismo, nunca foi o forte do SBT e nunca tiveram o desejo de fazer algo realmente sério. Então não é surpresa alguma, além das mexidas na grade por parte do SS. Triste é a ideia de fazerem algo na linha do sensacionalismo policial, que já infesta muito das nossas TVs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Alexandre! Essa chamada pegou mal pra Neila, que é uma boa apresentadora, mas acabou ficando marcada. E concordo também que não precisamos de mais um programa policial.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Realmente não entendi pq o SBT voltou a remexer desnecessariamente a grade horária. Já tinha parado com isso. Eu prefiro o Roda a Roda nesta faixa das 20h30, mas isso deve irritar outros telespectadores. Eu já li que o SBT definiu a substituta de Amanhã É para Sempre. Seria a novela do Jaime Camil, mas trocaram a ordem. É uma outra que ocuparia a faixa das 17 horas. Abs, Fabio wwww.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Fabio? Também acho o horário bom para o Roda a Roda, mas a mudança prejudicou o jornal e, ainda, empurrou as novelas infantis para tarde da noite. É esquisito. Mas enfim, coisas de Silvio Santos. Abraço!

      Excluir
  4. E carrossel pela 762543413 vez novamente substitui Amanhã é para sempre. Outra coisa já testada e que não deu certo ali. Silvio adora insistir no erro, eu hein...

    ResponderExcluir

Publicidade