![]() |
| Tiago Leifert no The Voice Brasil, do SBT (divulgação) |
No passado, as principais emissoras abertas dedicavam a faixa pós-novela da Globo para atrair o público com uma linha de shows variada. Essa prática ainda existe, mas de uma forma menos contundente. A própria Globo já não investe no horário, preferindo tapar buracos com séries do Globoplay no hiato entre seus reality shows. A Record faz o mesmo, mas com enlatados.
Já a Band aposta no MasterChef Brasil e Melhor da Noite, que passam em brancas nuvens. A RedeTV, por sua vez, mantém a ideia viva, mas programas como Sensacional e Superpop já não repercutem como antes. Porém, a linha de shows mais marcante sempre foi do SBT, que se construiu com programas populares e programas de auditório marcantes.
Atualmente, a rede dos Abravanel conta com a mais variada linha de shows da TV aberta. The Voice Brasil, às segundas; SBT Repórter, às terças; Arena SBT, às quartas; A Praça É Nossa, às quintas; Tela de Sucessos, às sextas; e Bake Off Brasil, Sabadou com Virgínia e Programa do João, aos sábados, são as atrações. Sem dúvida, são opções para todos os gostos, com musical, jornalismo, esporte, humor, filmes, reality, auditório e variedades.
Continua depois da publicidade
Ajustes
A linha de shows do SBT foi incrementada em 2025 com a estreia de No Alvo, o lançamento do The Voice Brasil e a volta do SBT Repórter. Uma boa novidade em meio a uma nova grade de programação que não disse a que veio e passa por mudanças quase diárias. Por isso mesmo, a atual linha de shows se mostra como um acerto em meio a tantos erros estratégicos da emissora.
Porém, recentemente, o colunista Flavio Ricco fez uma importante observação em seu espaço no Portal Leo Dias. O veterano apontou que não faz sentido o SBT exibir sua mesa-redonda às quartas-feiras, dia de rodada do futebol. Afinal, a emissora não exibe as partidas e, dificilmente, o espectador interessado no assunto vai mudar de canal depois da partida para assistir ao programa de Benjamin Back.
De fato, fazia mais sentido quando o Arena SBT era exibido às segundas. Aliás, até a audiência respondia melhor naquele período. Enquanto isso, as noites de quarta-feira pedem um programa de entretenimento familiar, para servir justamente como alternativa ao futebol. Neste contexto, uma boa opção seria justamente o The Voice Brasil. Será que a emissora nunca considerou a possibilidade de inverter os dois programas?
Continua depois da publicidade
Volta ao passado
Vale lembrar que, no passado, o SBT colhia bons frutos nas noites de quarta-feira, aproveitando a fuga de público do futebol da Globo. Tanto que o próprio Silvio Santos, que sempre foi um nome relacionado aos domingos, já comandou várias atrações às quartas no intuito de fisgar essa audiência. E costumava dar certo.
No início da década de 2000, inclusive, o SBT costumava chamar esse espaço de Faixa Especial e chegou a promover um rodízio de game shows com Silvio Santos no horário. Programas como Show do Milhão, Sete e Meio, Eu Compro o Seu Televisor, Rei Majestade e Topa ou Não Topa passaram por ali, sempre com índices satisfatórios.
O Programa do Ratinho também se beneficiava ao concorrer com o futebol. Tanto que o musical Boteco do Ratinho foi lançado às quartas, reunindo nomes da música brasileira de várias gerações, num formato que se revelou bem-sucedido. Porém, apesar dos acertos, a emissora acabou abandonando a prática de reservar o melhor de sua linha de shows para as noites de quarta.
Continua depois da publicidade
Bom produto
É fato que o The Voice Brasil é um formato desgastado, depois de tantas temporadas produzidas na Globo. Porém, é preciso reconhecer que a atual versão, agora produzida numa parceria entre SBT e Disney, é uma produção bastante competente.
O programa preza pela qualidade, conta com bons nomes como técnicos e ainda tem em Tiago Leifert um apresentador bastante à vontade, afinal, foi justamente o formato que lançou o jornalista esportivo no entretenimento. Tudo funciona direitinho.
O SBT vive uma crise de audiência, é verdade, e não será o The Voice que irá tirar a emissora do buraco. Porém, talvez o musical ficasse menos escondido na grade se fosse exibido às quartas, e não às segundas. O canal poderia cogitar experimentar essa mudança numa provável próxima temporada.
André Santana
09/11/2025

0 Comentários