![]() |
| Débora Falabella e Adriana Esteves em Avenida Brasil |
Ao que tudo indica, continuações de novelas de sucesso estão mesmo em alta na Globo. Depois de Verdades Secretas 2 (2021), No Rancho Fundo (2024) e Êta Mundo Melhor!, a emissora já pensa numa nova sequência de um clássico de sua teledramaturgia.
De acordo com Carla Bittencourt, colunista do Portal Leo Dias, a direção do canal teria encomendado ao autor João Emanuel Carneiro uma sequência de nada menos que Avenida Brasil (2012), um dos últimos “arrasa-quarteirões” produzidos pela Globo. A saga de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) até hoje povoa o imaginário dos noveleiros de plantão.
Segundo a publicação, o autor João Emanuel Carneiro já teria topado a empreitada. Além disso, tanto Adriana Esteves quanto Murilo Benício já teriam sinalizado positivamente à proposta de reviverem o casal Carminha e Tufão. Assim, a sequência de Avenida Brasil já estaria na fila das 21h, como substituta de Quem Ama Cuida, de Walcyr Carrasco - que, por sua vez, sucederá Três Graças.
Continua depois da publicidade
Não dá certo
Quanto à novidade, este pequeno jornalista faz um apelo à Globo: por favor, desista dessa ideia o quanto antes! Afinal, nada mais complicado do que mexer num clássico deste tamanho. A possibilidade de dar errado é muito maior do que de funcionar, e a História prova isso.
Quando se continua uma novela, um autor é obrigado a abrir os finais criados no desfecho da trama original. Com isso, muito do que foi habilidosamente construído na primeira parte acaba perdendo o sentido. Verdades Secretas 2 e Êta Mundo Melhor! são exemplos claros disso.
Na primeira, Walcyr Carrasco abriu o ótimo e enigmático final de Angel (Camila Queiroz) para desfigurar completamente a personagem e sua trajetória na continuação. Além disso, para fazer render uma sequência, o autor acabou repetindo plots com outros personagens e criou uma série de situações estapafúrdias, como o final completamente sem pé nem cabeça.
Já na segunda, o autor promoveu uma verdadeira “chacina de mocinhas” ao matar Filó (Débora Nascimento) e Maria (Bianca Bin), destruindo os dois principais finais felizes da primeira trama. E mais: personagens redimidos voltaram às vilanias, fazendo ruir toda a construção realizada no folhetim original.
Como se não bastasse tudo isso, tanto Verdades Secretas 2 quanto Êta Mundo Melhor! possuem enredos pouco inventivos, fracos mesmo, que não repetem o brilho de suas primeiras partes. Neste contexto, a Globo só foi feliz mesmo com No Rancho Fundo, já que a trama de Mário Teixeira não se propôs a continuar Mar do Sertão (2022), mas sim contar uma nova história aproveitando cenários e personagens da trama anterior. Uma fórmula bem melhor!
Continua depois da publicidade
Péssima ideia
Diante do histórico negativo, já é possível imaginar que João Emanuel Carneiro deve fazer desandar Carminha, Tufão e companhia. Os personagens da novela original são ótimos, super carismáticos e fizeram história, mas suas tramas já foram encerradas. Retomá-las para contar uma história pálida não faz sentido.
Aliás, a Globo precisa parar de viver no passado, seja com remakes ou sequências, e voltar a apostar em histórias 100% originais. O que aconteceu com a emissora que sempre teve a criatividade como uma de suas principais características? Eu, hein!
André Santana
06/11/2025

3 Comentários
Acho que existem alguns lados a se observar: Primeiro, o ódio automático das pessoas com o fato de ser mexer com uma novela que fez muito sucesso. Isso aconteceu com Vale Tudo e, por pior que o remake dela tenha sido pra muita gente, era evidente que havia uma má vontade desde o começo. E aí fico pensando se existisse redes sociais naquela época, por exemplo, de Vale Tudo, Roque Santeiro e outras. Qualquer errinho de continuidade, qualquer bobagem, não seria comentada à exaustão também? Então tudo têm a sua época e a sua impressão daquele momento. E aí não estou diminuindo as novelas clássicas, muito pelo contrário, só estou dizendo que hoje existe uma crítica e uma lupa maior para qualquer coisa que aconteça e apareça.
ResponderExcluirE aí olhando pelo lado da criatividade e da ousadia eu concordo com você. Além de se tentar mexer em algo que, para a maioria pelo menos, já é muito bom, você escancara a falta de criatividade de se escrever algo novo. Claro que hoje, com a "era de ouro" das séries estadunidenses e o acesso a várias coisas de outros países, a régua, principalmente de pessoas que têm possibilidade e gosto para ver essas séries, fica mais alta e as novelas brasileiras sofrem com a comparação. Mas de fato, recorrer apenas aos remakes é algo que denota um pouco de preguiça e falta de capacidade de criar algo novo também.
Só que aí entra outra questão: Até que ponto a Globo está insatisfeita com isso?Vale Tudo foi muito criticada, mas foi aquele caso de "falem mal, mas falem de mim". Será que não querem mesmo é a exposição, cliques, likes, e não estão muito preocupados com a qualidade, só querem algo reconhecível para viver até meme na internet e gerar burburinho? Fica a reflexão...
Globo virou Televisa. Só falta mudar o nome.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? A faixa das novelas das nove vive um crise sem precedentes.... Não querem arriscar agora. Eu já estou preparado para uma continuação de Vale Tudo pq Odete Roitman sempre volta... Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir