![]() |
| Ratinho no Jornal da Massa (divulgação) |
Clássico telejornal popular dos anos 1990, o Aqui Agora voltou ao ar em 2025 sem dizer a que veio. A atração comandada por Geraldo Luís e Dani Brandi amarga baixos índices de audiência e há quem diga que o noticioso já está com os dias contados, tendo em vista um de seus maiores defensores era Rinaldi Faria, que deixou o SBT recentemente.
Aqui Agora fez sucesso em sua primeira versão, entre 1991 e 1997, mas acabou perdendo fôlego no decorrer de sua trajetória e saiu do ar em baixa. Depois disso, Silvio Santos ensaiou trazer o programa de volta várias vezes e até viabilizou um estudo em 2006 para retomá-lo, mas o projeto não saiu do papel. Na época, especulava-se que Ratinho poderia assumir seu comando, já que o apresentador estava na geladeira do canal desde o fim de seu Programa do Ratinho, naquele mesmo ano.
Aqui Agora não saiu do papel. Mas, de fato, Ratinho deixou a geladeira do SBT para assumir uma espécie de “similar” do Aqui Agora, mas feito com sérias restrições orçamentárias. No dia 1º de janeiro de 2007, na faixa das 18h, entrou no ar o Jornal da Massa, comandado por Carlos Massa - e não mais Ratinho.
Continua depois da publicidade
Jornal trash
Jornal da Massa entrou no ar com cara de coisa mambembe, com Ratinho atrás de uma bancada num cenário precário, claramente improvisado. No programa de estreia, o apresentador ressuscitou o espírito dos tempos de 190 Urgente, da CNT, para esbravejar sobre os assuntos mais absurdos possíveis.
Na estreia, Jornal da Massa tratou de temas como "casal morto no motel" e "bezerra que nasceu com a palavra paz nos pêlos". Durante o programa, Ratinho condenou aos berros a dona de uma casa onde uma explosão matou duas crianças. Para ele, lá eram fabricados fogos de artifício, e ela "é pobre, mas não inocente, é irresponsável". Após imagens de incêndio em um asilo, criticou quem deixa os pais nesses locais. Falou da "tristeza" do Natal nos asilos, e sobrou até para o "bom velhinho". "Não gosto de Papai Noel".
O Jornal da Massa foi bem em sua estreia. Na época, o SBT apanhava da Record, que exibia Pica-Pau no mesmo horário, e conseguiu recuperar a vice-liderança, com média de 6,5 pontos, contra 5,4 do desenho animado. Porém, os números não se mantiveram e não demorou para Ratinho começar a apanhar da famosa ave.
Antes do Jornal da Massa, o SBT exibia episódios de Chaves em Desenho Animado, que registravam boa audiência. No entanto, Ratinho não conseguia segurar os bons números. Tanto que, em 18 de janeiro daquele ano, Chaves marcava 12,5 pontos em seu último minuto. Ratinho apareceu e logo no primeiro minuto derrubou o SBT para 6,8.
Continua depois da publicidade
Sobrevida
Por conta do parco resultado, não demorou para o Jornal da Massa ficar a um passo do cadafalso. O jornal O Estado de S. Paulo, de 2 de fevereiro de 2007, informou que a atração foi cancelada às pressas. A nota, inclusive, explica que Ratinho já estava maquiado e pronto para entrar no ar quando foi informado que seu programa teria sido cancelado.
Entretanto, o fim do Jornal da Massa durou apenas um dia. No dia 3 de fevereiro, a Folha de S. Paulo noticiou que Ratinho havia sido visto almoçando com Marcelo Parada, então vice-presidente da Band, e que no mesmo dia seu Jornal da Massa voltou ar. Porém, a atração foi encaixada na faixa das 21h45, se tornando “sala de espera” para a novela da Globo. Ou seja, o programa saía do ar assim que a trama da concorrente terminava - na época, era a reta final de Páginas da Vida que estava em cartaz.
A partir de março daquele mesmo ano, o Jornal da Massa passou a ser exibido também aos sábados, na faixa das 20 horas, como parte de uma linha de shows que o SBT lançou no horário para tentar bater a novela da Record, numa programação que ficou conhecida como “arrancada da vitória”. Nesta fase, Jornal da Massa virou um programa de entretenimento, com vídeos curiosos, reportagens inusitadas e quadros de humor. Até Dani Calabresa se tornou figurinha carimbada da atração, interpretando uma faxineira que conversava com Ratinho.
Jornal da Massa, então, ganhou uma sobrevida interessante, mas de curta trajetória. Isso porque, com o fracasso da linha de shows da faixa das 20 horas, o SBT cancelou todos os programas do horário e extinguiu a faixa. Com isso, em agosto de 2007, Jornal da Massa saiu do ar definitivamente.
André Santana
27/11/2025

1 Comentários
Olá, tudo bem? Eu era telespectador assíduo do 190 Urgente na então CNT-Gazeta. Rsrs...Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir