![]() |
Cristina Mullins como Liliane em Voltei pra Você (reprodução) |
Atual novela das seis da Globo, Êta Mundo Melhor! é a continuação de Êta Mundo Bom!, sucesso de Walcyr Carrasco exibida em 2016. Apesar de não ser algo muito comum, a Globo já apostou em sequências de novelas no passado. O próprio Carrasco assinou Verdades Secretas 2 (2021), por exemplo, trama que nem de longe repetiu o frisson da história original.
O mesmo acontece agora com a saga de Candinho (Sergio Guizé). A emissora está satisfeita com a audiência que, de fato, é realmente boa para o horário. No entanto, a repercussão está aquém da trama original e muita gente reclama dos novos rumos dos personagens. De fato, os autores precisaram “regredir” para conseguir criar uma continuação, o que arruinou o final feliz da primeira trama.
Ao que parece, há uma “maldição” que acomete continuações de novela. Em 1983, a Globo apostou em Voltei pra Você, novela de Benedito Ruy Barbosa que resgatava personagens de Meu Pedacinho de Chão (1971). Entretanto, a produção não agradou, e o próprio autor já confessou que viveu um dos piores momentos de sua carreira ao escrever a história.
Continua depois da publicidade
A sequência de Meu Pedacinho de Chão
Em Voltei pra Você, seis personagens da história original foram retomados. Entre eles, Serelepe (Ayres Pinto) e Pituca (Patrícia Aires), agora adultos. O enredo mostrava o retorno dos personagens, agora chamados de Pedro (Paulo Castelli) e Liliane (Cristina Mullins), a São João del-Rei, em Minas Gerais.
Pedro voltava com o objetivo de se vingar do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), que havia tomado as terras de sua família. Contudo, o romance com Liliane, filha do próprio coronel, colocava seus planos em conflito.
Outros personagens de 1971 também reapareceram, como Padre Santo (Percy Aires), além de Zelão e Tuim, agora interpretados por Nelson Xavier e Cosme dos Santos, substituindo Maurício do Vale e Pelezinho.
Continua depois da publicidade
Um trabalho amargo
Naquele momento, Benedito já era consagrado no horário das seis, após o êxito de Cabocla (1979) e Paraíso (1982). Embora Voltei pra Você tenha alcançado a meta de audiência, a novela enfrentou turbulências nos bastidores.
Em depoimento registrado no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes, o autor confessou que considerou essa a pior experiência de sua carreira:
“Escrevi uma novela para um elenco que não escolhi, em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Minha mulher guardou todas as garrafas e me mostrou no final. Quando vi, nem acreditei.”
Continua depois da publicidade
Dificuldades de bastidor
O descontentamento de Benedito também tinha relação com a ambientação da trama. A decisão de situar a história em São João del-Rei não foi dele, mas resultado de um projeto da Fundação Roberto Marinho de restauração artística na cidade.
Além disso, a produção sofreu com constantes mudanças de direção. Ao longo dos 140 capítulos, passaram pela função Atílio Riccó, Ary Coslov, Gonzaga Blota e Jayme Monjardim.
Exibida entre 10 de outubro de 1983 e 16 de março de 1984, Voltei pra Você nunca foi reprisada.
André Santana
27/09/2025
1 Comentários
Olá, tudo bem? Nunca assisti a uma cena sequer da novela Voltei pra Você. Nunca ouvi algum relato sobre essa novela.... E isso significa muito... Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir