Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Silvia Poppovic rival de Datena? Brasil Urgente foi criado para apresentadora

Silvia Poppovic no Aqui na Band
Silvia Poppovic no Aqui na Band (divulgação)

Com a anunciada volta do Aqui Agora no SBT e do Repórter Cidadão na RedeTV, inicia-se um novo ciclo da “guerra de audiência” dos programas policiais do fim de tarde, que têm no Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band, seus principais expoentes. Diante disso, é interessante relembrar a origem deste último, que foi criado para nada menos que Silvia Poppovic.

Isso aconteceu em 2001, ano em que a apresentadora seguia no comando do Programa Silvia Poppovic nas tardes da Band. A atração, que foi lançada em 1992, chegou ao fim naquele ano por decisão de Rogério Gallo, então diretor artístico e de programação que chegava à Band com um projeto de “popularização” de grade.

Gallo, então, anunciou que o Programa Silvia Poppovic deixava a grade para a apresentadora comandar um jornal popular nos finais de tarde, com a intenção de competir com o Cidade Alerta, na época comandado por José Luiz Datena. 

“Concordamos que é momento de uma renovação. Então vamos aproveitar a grande credibilidade que ela [Silvia] tem em um programa jornalístico que ela vai comandar, com apelo popular, emocional, fortemente opinativo, com uma trilha dramática, imagens de helicóptero, voltado para os problemas da cidade”, afirmou Gallo à Folha de S. Paulo, de 20 de maio de 2001.

Continua depois da publicidade


Show de Notícias

Na mesma entrevista, Rogério Gallo deu mais detalhes sobre a nova aposta da Band, que, inicialmente, era chamado de Show de Notícias. “Será um show de notícias. Com a diferença da presença da Silvia, que dará outra conotação. Mas será exatamente no mesmo horário do Cidade Alerta”, definiu.

À IstoÉ Gente, em 10 de maio de 2001, Silvia Poppovic também comentou a nova fase de sua carreira que se iniciava naquele momento. “O meu programa será um jornalístico e vou tentar torná-lo mais popular. Agora, para isso não vou baixar o nível, que não tem a ver com minha personalidade”, afirmou.

A revista perguntou ainda se a apresentadora estava satisfeita com o horário da atração. “Gostei. Ganhei meia hora. Meu programa irá ao ar das 18h às 19h30. Estava há dez anos fazendo a mesma coisa. Está na hora de dar uma guinada. Também acredito estar em um horário mais competitivo”, celebrou.

“Será um show de notícias. Há muito tempo não faço um jornalístico e estou entusiasmada com a ideia. Como estamos estudando o formato certo, não dá para adiantar muita coisa. Posso dizer que teremos entrevistas ao vivo, flashes de outras praças”, completou a veterana.

Continua depois da publicidade


Troca

No entanto, pouco tempo depois, o projeto destinado a Silvia Poppovic mudou. A atração mudou de nome para Brasil Urgente e foi entregue a Roberto Cabrini. Já Silvia foi movida para um novo projeto, que seria um programa de entrevistas nas noites de domingo. No entanto, a ideia não saiu do papel e o contrato da apresentadora não foi renovado.

Em 5 de setembro de 2001, o jornal O Estado de S. Paulo informou que Silvia Poppovic estava de saída da emissora. “Seu contrato com a emissora terminou no dia 31 e até agora não houve acordo para renová-lo. A Band informou que avalia novos projetos para Silvia, mas confirma que ela não é mais da casa”, dizia a nota.

Já em 21 de setembro de 2001, a Folha de S. Paulo noticiou que Silvia Poppovic havia resolvido ir à Justiça contra a Band por rescisão contratual e perdas e danos. “A jornalista, dispensada em 1º de setembro, diz que o contrato para apresentar um talk show já estava assinado pelo departamento jurídico da emissora -faltava só o visto do presidente da TV (...). Silvia afirma que, ao contrário do que a Band divulgou, não é verdade que o talk show não vingou por falta de patrocínio. E que ela queria, sim, apresentar a versão Band do Cidade Alerta”, explicava a nota assinada por Daniel Castro.

Porém, apesar de todo o quiprocó, Band e Silvia fizeram as pazes posteriormente. Tanto que a jornalista retornou à emissora em duas ocasiões: em 2009, para comandar o Boa Tarde e o Dia Dia, e em 2019, quando esteve à frente do Aqui na Band.

André Santana

22/05/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});