Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Nova Malhação: Com "novela das cinco", Globo resgata antiga ideia que não saiu do papel

Iran Malfitano, Rafaela Mandelli e Max Fercondini em Malhação 2001
Iran Malfitano, Rafaela Mandelli e Max Fercondini em Malhação 2001 (divulgação)

A Globo cogita fazer uma importante mudança em sua programação. A emissora pretende lançar um novo horário de novelas, antes do folhetim das seis, no intuito de impulsionar sua produção de teledramaturgia. A ideia é apostar em tramas curtas, com cerca de 60 capítulos. Ou seja, uma espécie de "novela das cinco".

De acordo com o site Notícias da TV, o projeto começou a ser desenvolvido para o Globoplay e foi recentemente encampado pela TV Globo. A ideia é fazer uma novela enxuta, com poucos personagens e cenários, além de capítulos mais curtos. Walcyr Carrasco deve ser o autor da primeira história, que seria primeiramente lançada no Globoplay e, depois, na TV aberta.

Curiosamente, essa ideia da Globo não é tão nova assim. Em 2001, a Globo estava insatisfeita com os resultados do Vale a Pena Ver de Novo e chegou a cogitar extinguir a faixa de reprises, substituindo-a por uma trama inédita, mas barata.

Continua depois da publicidade


Nova Malhação?

Naquela época, a Globo estava insatisfeita com o avanço do SBT no início das tardes. A concorrente obtinha bons resultados com séries estrangeiras como Os Simpsons, Um Maluco no Pedaço e Chaves, que desviavam parte do público.

Com isso, a emissora cogitou uma reformulação da grade para o ano seguinte. Entre as propostas estava o fim do Vale a Pena Ver de Novo, que seria substituído por uma produção inédita, voltada para o público jovem. Segundo reportagem de 28 de outubro de 2001 da Folha de S. Paulo, a ideia era criar uma nova série nos moldes de Malhação, com baixo custo de produção. Autores chegaram a ser mobilizados para desenvolver projetos.

Apesar das intenções, o projeto não avançou. No fim de 2001, a Globo conseguiu reagir à concorrência com o lançamento do Vídeo Game, quadro apresentado por Angélica dentro do Vídeo Show. A novidade rapidamente atraiu audiência e ganhou mais espaço na grade.

O sucesso do Vídeo Game teve efeito positivo também sobre o Vale a Pena Ver de Novo, exibido na sequência. A Globo passou a investir em reprises de novelas de grande apelo popular, como História de Amor (1995), Por Amor (1997), O Cravo e a Rosa (2000) e Anjo Mau (1997), que impulsionaram a audiência da faixa e consolidaram sua permanência na grade.

André Santana

01/05/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});