![]() |
José Luiz Datena no Repórter Cidadão, em 2002 (reprodução) |
Após uma passagem sem grande expressão pelo SBT, José Luiz Datena prepara sua reestreia na RedeTV. O apresentador volta à emissora em que trabalhou por poucas semanas, em 2002, quando lançou o vespertino Datena Repórter Cidadão. Na época, ele deixou o programa policial pouco tempo depois da estreia e foi substituído por Marcelo Rezende - obrigando o programa a mudar de nome para Repórter Cidadão.
Segundo Flavio Ricco, colunista do Portal Leo Dias, Datena resgatará o título Repórter Cidadão. A volta do policialesco está prevista para 9 de junho, com exibição de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 19h45.
Em 2002, Datena alcançou índices bastante expressivos em sua curta passagem pela RedeTV. Na época, o apresentador era considerado um fenômeno, pois conseguia levar grande parte de seu público com ele, onde quer que estivesse. Tanto que o Cidade Alerta, programa que apresentava na Record, perdeu força com sua saída, e o Brasil Urgente, programa que passou a comandar na Band depois, cresceu com sua chegada.
Entretanto, os tempos são outros. Datena terá que suar para conseguir levantar o final de tarde da RedeTV, que sofre por conta da grade recortada da emissora.
Continua depois da publicidade
Experiências malsucedidas
O maior empecilho de Datena na RedeTV é que seu programa entrará no ar depois de uma faixa vendida para igreja. O religioso derruba os bons índices do A Tarde É Sua, programa que o antecede, e entrega praticamente no traço para a atração seguinte.
A RedeTV, inclusive, já fez de tudo para tentar estancar essa sangria. A emissora já lançou tudo quanto é tipo de programa no horário, mas nenhum deles vingou. O canal apostou em entretenimento, como o Tricotando, e em vários jornalísticos populares, como o Denúncia Urgente e Alerta Nacional, mas nada foi adiante. Atualmente, o canal exibe esportivos no horário, também com audiência inexpressiva.
Se fosse nos tempos em que Datena carregava seu público com ele, era possível cravar que a RedeTV acertou em cheio. Mas não é o caso. Datena não elevou os índices do Tá na Hora, no SBT, e nada garante que será diferente em sua nova emissora.
André Santana
20/05/2025
0 Comentários