Isadora Ribeiro na abertura de Tieta (reprodução) |
Já se sabia que Tieta (1989) passaria por mudanças em sua abertura na reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Afinal, recentemente, a Globo disfarçou a nudez de Monica Carvalho na abertura da reprise de Mulheres de Areia (1993). Ou seja, o mesmo aconteceria com o corpo de Isadora Ribeiro na famosa vinheta.
Porém, o canal optou por uma atitude das mais preguiçosas: simplesmente cortou a abertura do repeteco. No ar desde o início de dezembro, Tieta não tem sua abertura exibida pela Globo. Para creditar o elenco, a emissora passou a exibir os nomes numa tela única, no encerramento dos capítulos.
Ou seja, a abertura virou encerramento, e reduzida a 15 segundos. Apenas poucos trechos da abertura original são exibidas, e todos sem a imagem do corpo de Isadora Ribeiro. Teria sido essa a melhor das decisões?
Continua depois da publicidade
Sem nudez
Em 1994, Tieta foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Para que os seios de Isadora Ribeiro não ficassem tão à mostra, a Globo optou por exibir os créditos com o nome dos atores “subindo” na abertura, dando uma disfarçada na nudez da atriz e modelo.
A emissora também fez cortes e deu uma “esfumaçada” nas imagens da abertura de Mulheres de Areia ao reprisar a trama, tanto em 2011 quanto no ano passado. Muita gente chiou da decisão, mas, ao menos, a abertura permaneceu no ar.
Sendo assim, por que não fazer o mesmo com Tieta? Bastava editar as imagens, cortando as sequências em que os seios de Isadora Ribeiro ficam em evidência. Afinal, a abertura tem imagens tão bonitas, com efeitos tão marcantes para a época… É uma pena que o público não possa mais vê-la nos dias de hoje.
A Globo poderia fazer uma nova edição, sem nudez explícita, ou simplesmente tapar os seios da atriz de algum jeito. Mas escolheram o caminho mais preguiçoso: simplesmente aboliram a abertura. Que pena…
André Santana
17/12/2024
0 Comentários