Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Dois anos após fim do Xou da Xuxa, apresentadora cogitou "ressuscitar" programa

Xuxa no Xou da Xuxa
Xuxa no Xou da Xuxa (divulgação)

De volta aos holofotes por conta do documentário Paquitas Para Sempre, do Globoplay, Xuxa se tornou um ícone dos anos 1980 no comando do Xou da Xuxa, clássico infantil exibido nas manhãs da Globo. A atração ficou no ar entre 1986 e 1992, e foi extinto quando a artista partiu para uma carreira internacional.

Na época, Xuxa já comandava um programa na Argentina - e distribuído para toda a América Latina - e na Espanha, e se preparava para se lançar nos EUA. Mas a Globo não abriu mão do passe da estrela e lhe entregou o dominical Xuxa, exibido em 1993. Porém, ao contrário do extinto diário, o semanal foi um fiasco e ficou poucos meses no ar.

Mas, depois disso, a Globo queria seguir com Xuxa em seu cast. Por isso, a apresentadora e a emissora negociaram um novo contrato para que a artista voltasse a ter um novo programa diário na programação em 1994. Na época, a imprensa tratou a novidade como a “volta” do Xou da Xuxa.

Continua depois da publicidade


Xou da Xuxa à tarde?

Em 30 de novembro de 1993, o jornal Folha de S. Paulo informava que Xuxa havia encerrado seu programa na Argentina e se preparava para voltar a se dedicar a uma nova atração no Brasil. A ideia, de acordo com a publicação, era voltar a ter um programa infantil diário na Globo.

Segundo o jornal, a nova atração ainda não tinha um horário definido. No entanto, haviam duas opções: das 11h30 às 12h30, ou das 16h30 às 17h30. Ou seja, desta vez, a loira comandaria uma atração de uma hora diária, sem desenhos animados. Mas a ideia era resgatar a fórmula clássica do Xou, com auditório, musicais e brincadeiras. Já os desenhos permaneceriam na TV Colosso, que seguiria no ar mesmo com a volta de Xuxa.

Já em 22 de janeiro de 1994, o jornal O Globo informou que havia duas possibilidades para Xuxa na Globo: um programa diário com 45 minutos de duração, ou uma atração aos domingos, das 13h às 16h. A publicação afirmava que a preferência de Xuxa e Marlene Mattos, sua então diretora e empresária, era pelo semanal. Na matéria, Marlene ainda reconheceu que errou com o dominical anterior da apresentadora.

“Reconheço que errei ‘prendendo’ a Xuxa. Ela não pode se restringir a um texto. Seu maior trunfo é o improviso”, afirmou.

Continua depois da publicidade


Xuxa no SBT?

Porém, algo mudou no meio do caminho. Em 29 de março de 1994, o Jornal do Brasil informava que Boni, então o poderoso da Globo, havia afirmado que a fórmula do infantil com auditório estava esgotada. A mesma matéria também informava que Xuxa tinha iniciado uma conversa com o SBT.

"Queremos que ela continue aos domingos, mas dirigindo-se a um público um pouco mais velho, pré-adolescente. Claro, o programa também atingiria as crianças. Só não posso dizer como será este programa pois não sei se amanhã a Xuxa ainda estará na emissora", afirmou Boni.

"Não tenho intenção de sair da emissora. Mas não quero o horário de domingo, que é muito concorrido", declarou a apresentadora. 

"Não queremos que ela deixe a emissora, temos uma relação de amizade muito forte", garantiu Boni.

Assim, em 6 de abril de 1994, a Folha de S. Paulo informava que Xuxa tinha chegado a um novo acordo com a Globo e assumiria as manhãs de sábado do canal num programa que estrearia em junho daquele ano. E foi o que aconteceu: Xuxa Park estreou em 4 de junho de 1994 e ficou no ar até janeiro de 2001.

André Santana

19/09/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade