Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Autores por obra: Aguinaldo Silva inaugura a “nova Globo”

O autor Aguinaldo Silva
O autor Aguinaldo Silva (reprodução)

Com uma agressiva estratégia de redução de gastos, a Globo vem abrindo mão de contratos fixos. Nos últimos anos, foram vários os atores que não tiveram seus acordos renovados. A emissora também dispensou medalhões de sua teledramaturgia, como Aguinaldo Silva.

A cada nova dispensa, a Globo sempre deixou claro que as portas do canal estavam abertas para um possível retorno por obra certa. De fato, vários atores dispensados retornaram ao canal em seguida, ganhando por obra. Nathalia Dill e Juliana Paiva, por exemplo, foram escaladas para Família é Tudo após a dispensa.

Mas, com um autor de novelas, o contrato por obra certa parecia mais difícil. Muita gente acreditava que, para um autor retornar por obra certa, o processo seria mais complexo. Afinal, o novelista em questão teria que trabalhar numa sinopse de graça e entregar para a emissora. Só depois de o projeto ser aprovado é que o contrato seria assinado para a produção da novela.

Talvez por isso, praticamente nenhum autor dispensado havia retornado à Globo. A exceção é Izabel de Oliveira, que, de acordo com O Globo, assinou com o canal para uma nova novela das sete, escrita com Maria Helena Nascimento. Porém, medalhões do naipe de Maria Adelaide Amaral ou Euclydes Marinho não deram sinal de que pretendem voltar - este último, aliás, processa a emissora. Numa entrevista, Elizabeth Jhin declarou que não tem nenhum interesse em apresentar novo projeto ao canal.

Continua depois da publicidade


A volta de Aguinaldo Silva

Mas, ao que tudo indica, Aguinaldo Silva pode ser o primeiro a fazer o “caminho de volta”. De acordo com o site Notícias da TV, o novelista já acertou um novo acordo com a Globo para desenvolver uma nova novela, cujo título provisório é Três Graças.

O projeto foi apresentado por Silva antes de deixar a emissora e foi recentemente desengavetado. Em entrevista há alguns meses, Silva disse que o fato de a Globo ter a intenção de produzir a trama não significava seu retorno, já que a sinopse pertencia à emissora por contrato e o canal poderia designar outro autor para desenvolvê-la.

Mas será o próprio Silva a escrever a novela, segundo o NTV. Três Graças conta a história de uma família de três mulheres, sendo que a avó e a mãe tiveram filhos na adolescência e pretendem evitar que a filha jovem repita essa história. A princípio, a história lembra Três Teresas, série com Denise Fraga exibida pelo GNT em 2013.

Aguinaldo Silva é autor de grandes sucessos, como Tieta (1989) - novela da Globo com a maior média de audiência da história até hoje -, Pedra Sobre Pedra (1992), A Indomada (1997) e Senhora do Destino (2004). Seu último trabalho na emissora foi a fracassada O Sétimo Guardião (2018).

Continua depois da publicidade


Problema a ser resolvido

O retorno de Aguinaldo Silva pode marcar o início de uma “nova Globo”. O veterano pode abrir caminho para que outros autores dispensados retornem ao canal, mas agora com acordos por obra certa. Com isso, começa a se resolver um problema que o canal criou para si mesmo ao abrir mão de contratos fixos.

É notório que os autores dispensados abriram uma lacuna no horário nobre da emissora. Há poucos autores disponíveis para a faixa das 21h e a emissora ainda não conseguiu promover uma renovação no horário. Não por acaso, os remakes tomaram conta do canal.

Mas vale reforçar que a renovação é necessária, independentemente da volta dos veteranos. Isso porque o time do horário nobre perdeu muitos nomes nos últimos anos, com as aposentadorias de Manoel Carlos e Benedito Ruy Barbosa e a morte de Gilberto Braga. No mercado estão apenas Silvio de Abreu - que já declarou que não pretende mais escrever novelas - e Maria Adelaide Amaral - que nunca demonstrou vontade de escrever para às 21h após o fiasco de A Lei do Amor (2016) -, além de Lauro César Muniz e do próprio Aguinaldo Silva.

André Santana

13/09/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade