Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Após novela cancelada, futuro de autora na Globo é incerto

Lícia Manzo
A autora Lícia Manzo (divulgação)

Autora das novelas A Vida da Gente (2011), Sete Vidas (2015) e Um Lugar ao Sol (2021), Lícia Manzo escapou do facão da Globo ao emplacar uma nova sinopse. A autora teve seu contrato renovado ao ser escalada para assinar a novela que substituiria Elas por Elas (2023) na faixa das seis.

No entanto, a Globo acabou desistindo da trama, que já estava em pré-produção, e recorreu a Mário Teixeira, que emplacou No Rancho Fundo. Depois disso, havia rumores de que Lícia apresentaria uma nova sinopse para a faixa das seis, horário no qual emplacou seus maiores sucessos.

Porém, nada indica que essa novela vai acontecer. De acordo com o jornal O Globo, Lícia Manzo segue contratada da Globo, mas não há qualquer perspectiva acerca de um novo trabalho da novelista. “Não tem novela em desenvolvimento neste momento”, disse a emissora à coluna Play.

Continua depois da publicidade


Novela cancelada

A Globo dispensou vários autores nos últimos anos, preferindo trabalhar com acordos por obra certa. Com o fim de Um Lugar ao Sol, que registrou a mais baixa audiência da faixa das nove da Globo, o destino de Lícia Manzo seria esse. Já que não havia perspectiva de seu retorno ao ar, a emissora não renovaria o contrato da novelista.

No entanto, neste meio-tempo, Lícia foi convidada para apresentar uma sinopse para o horário das seis e teve a novela O País de Alice aprovada. Com isso, seu contrato com a emissora foi renovado e a trama entrou em pré-produção.

Com direção artística de Natália Grimberg, a novela contava a história de Alice, uma musicista brasileira que cresceu na Itália e retornava ao Brasil buscando se reconectar com sua terra natal. Já estava tudo certo para que a novela entrasse na sequência de Elas por Elas e a equipe já trabalhava na escalação de elenco.

Porém, Amauri Soares, diretor geral dos Estúdios Globo, cancelou a produção e encomendou a Mário Teixeira uma novela nos mesmos moldes de Mar do Sertão (2022). Na época, especulou-se que o diretor buscava uma história popular para reerguer o horário das seis, que foi derrubado com o fiasco de Elas por Elas. Assim, O País de Alice foi parar na gaveta.

Continua depois da publicidade


Sucesso no mundo

Novelas como A Vida da Gente e Sete Vidas não foram um estouro de audiência. No entanto, as duas tramas registraram números satisfatórios e foram sucesso junto à crítica. Além disso, A Vida da Gente tornou-se uma das novelas campeãs de exportação da Globo. Em 2021, a emissora divulgou que a novela já havia sido vendida para 132 países. No ranking, só estava atrás de Avenida Brasil (2012) e Totalmente Demais (2015).

Ou seja, as obras de Lícia podem não ser sinônimo de alta audiência, mas fazem bonito mundo afora. Ao que tudo indica, esse era o principal objetivo de O País de Alice: vender.

Além disso, Lícia é a única autora da Globo a preferir priorizar o diálogo à ação, criando novelas que têm como principal trunfo a reflexão. Os dramas dos personagens são internos, que são colocados para fora por meio de longas conversas. Em tempos de novelas cada vez mais apressadas, é um estilo que faz falta.

André Santana

22/08/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade