Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Ovo! Xampu de ovo!": a curiosa transição de público de Eliana na Record

Eliana no cenário de seu game teen
Eliana no cenário de seu game teen (reprodução)

Prestes a trocar o SBT pela Globo, Eliana deu seus primeiros passos como apresentadora na programação infantil da emissora de Silvio Santos. A loira estreou em 1991 no comando do Festolândia, de vida curta, e passou alguns anos sentada chamando animações na Sessão Desenho. Até que, em 1993, veio a consagração com a estreia do Bom Dia & Cia.

O programa emplacou e Eliana se tornou um grande nome da TV infantil. Nesta fase, inclusive, ela virou uma das campeãs de licenciamento, lançando todo tipo de badulaque e brinquedo com seu nome. O sucesso foi tanto que, em 1996, o Bom Dia & Cia mudou de nome para Eliana & Cia. Dois anos depois, ela despertou o interesse da Record, que a chamou para mudar de canal.

Em 1998, estreava o Eliana & Alegria, que seguia os mesmos moldes da atração do SBT. O programa começou tímido, mas passou a chamar a atenção quando passou a ser apresentado ao vivo, diante de uma pequena plateia e com quadros variados. Em 1999, a estreia de Pokémon fez o Eliana & Alegria se consolidar de vez, chegando a liderar a audiência.

Sucesso nas manhãs, Eliana & Alegria migrou para as tardes da Record em 2002. O programa não chegou a decepcionar no novo horário, mas a direção da emissora entendeu que era a hora de fazer modificações. Assim, no final daquele ano, o programa saiu do ar.

Continua depois da publicidade


Eliana para adolescentes

Em 2003, Eliana voltou ao ar na faixa das manhãs, no comando de Eliana na Fábrica Maluca. Concebido por Mariana Caltabiano - criadora de Zuzubalândia, Garrafinha e Flora Encantada -, o programa era dividido em vários quadros educativos, que simulavam os diferentes setores de uma fábrica.

Porém, o novo formato não deu certo e passou por modificações. Fábrica Maluca passou para a faixa da tarde e resgatou o formato do Eliana & Alegria, com uma pequena plateia, brincadeiras, musicais e quadros informativos. Nesta fase, o canal entendeu que era a hora de Eliana fazer uma transição de público. A ideia era trocar as crianças pequenas da plateia por teens, ou seja, uma molecada entre 13 e 15 anos.

Com a troca de público, veio também a necessidade de trocar cenários e o nome do programa. Assim, em 2004, o programa abandonou o nome Eliana na Fábrica Maluca e passou a se chamar apenas Eliana. O cenário também deixou de ser uma fábrica para ganhar uma cara de game show mais descolado, bem colorido e com várias fotos da apresentadora. Por fim, a plateia lotada de adolescentes ficou maior.

“Mudamos [o nome] porque Fábrica Maluca tem uma conotação infantil, e o novo cenário não terá nada de fábrica”, disse Eliana ao jornal O Estado de S. Paulo, em 18 de março de 2004. “Queremos trazer bandas como Detonautas e Charlie Brown Jr., de apelo adolescente, mas que agradam às crianças”, completou.

Continua depois da publicidade


Xampu de ovo

Em sua nova fase teen, Eliana comandava jogos com os adolescentes e conversava sobre assuntos comuns à idade. Assim, havia até mesmo games envolvendo “xaveco” entre a molecada. Porém, brincadeiras clássicas permaneceram e fizeram sucesso junto à plateia barulhenta.

Com o apoio de Chiquinho (Edilson Oliveira), que se vestia de Chico Santos - uma paródia de Silvio Santos - , Eliana comandava o jogo em que o participante devia pregar um prego numa madeira com, no máximo, três marteladas. Cada vez que o jogo entrava em cena, vinha a musiquinha: “Pode macetar? Pode macetar? Pegue o martelinho e bata no preguinho!”.

Outro jogo era aquele de escolher um ovo - que poderia estar vazio ou cheio - para dar na cabeça de um participante. Este jogo também tinha sua musiquinha: “Ovo! Xampu de Ovo! Ovo! Xampu de ovo!”, gritava a molecada.

Nesta fase, o programa substituiu os desenhos por séries mais adequadas ao novo público-alvo. Sabrina - Aprendiz de Feiticeira era a grande atração, além de Turma da Paquera, uma espécie de novelinha produzida pela própria Record.Quadros de esportes radicais comandados por Celso Cavallini também faziam parte do cardápio.

O programa Eliana para os teens registrava boa audiência, mas a Record decidiu dar um passo além e promover a mudança de público definitiva para a apresentadora. Com isso, o programa diário foi extinto em outubro de 2004, quando foi substituído pelo Sonia e Você, com Sonia Abrão. Eliana, então, passou um tempo fora do ar, retornando apenas em agosto de 2005 com o dominical Tudo É Possível.

André Santana

30/05/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade