Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos: um marco da televisão brasileira

Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum
Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum (divulgação)

Se alguém resolver fazer uma lista dos 10 programas mais importantes da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, obrigatoriamente, precisa figurar. Afinal, a criação de Cao Hamburger mudou o jeito de se fazer programa infantil na TV e se tornou o ícone de uma geração - inclusive, deste jornalista que vos escreve.

Era noite de 9 de maio de 1994, quando o público acompanhou, pela primeira vez, a chegada de Biba (Cynthia Rachel), Pedro (Luciano Amaral) e Zequinha (Freddy Allan) ao castelo encantado onde vivia Nino (Cassio Scapin), um aprendiz de feiticeiro que sonhava em ter amigos. O castelo pertence ao cientista e feiticeiro Dr. Victor (Sergio Mamberti), que habita o local com a feiticeira Morgana (Rosi Campos).

Diariamente, as três crianças visitavam Nino e viviam aventuras incríveis no castelo, que era habitado por seres fantásticos, como a cobra Celeste, as botas Tap e Flap e o monstro Mau, que vive nos encanamentos. O castelo também recebia outros visitantes, como o entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), a jornalista Penélope (Angela Dip) e o vilão Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição), que queria comprar o castelo para derrubá-lo e construir um prédio de 100 andares!

Continua depois da publicidade


O novo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum foi uma “evolução” do clássico Rá-Tim-Bum, outro programa infantil que marcou época. A atração também contava com personagens fantásticos e carismáticos que protagonizavam diversas esquetes educativas, com quadros rápidos numa edição clipada. O Castelo também tinha quadros semelhantes, mas a diferença estava na “amarração” destes quadros, interligados pela aventura vivida no Castelo.

Em 30 de maio de 1993, o jornal O Globo anunciava o início das gravações do infantil, que mobilizava uma grande equipe na TV Cultura. A ideia era estrear em outubro daquele ano - o que não aconteceu.

“O elenco infantil do seriado é composto por Luciano Amaral (Mundo da Lua), Cinthya Rachel e Fredy Allan Galembecki. Eles vivem às voltas com o doutor Victor (Sérgio Mamberti), um inventor que trabalha numa fábrica de brinquedos e mora num castelo encantado, junto com o aprendiz de feiticeiro Nino (Cássio Scapin) e a feiticeira Morgana (Rosi Campos). No programa estão Denise Fraga, como a jornalista Penélope, e bonecos de gato, cachorro, de um par de botas e o bicho Mau”, revelava o jornal.

Percebeu a curiosidade? Sim, Denise Fraga estava escalada para viver Penélope, o que acabou não se confirmando. Angela Dip assumiu a personagem, sem dúvidas a mais marcante da carreira da talentosa atriz.

Continua depois da publicidade


Infantil no horário nobre

Registrando excelentes índices de audiência, o Castelo Rá-Tim-Bum começou a incomodar as TV’s comerciais, algo pouco comum em uma produção da TV Cultura. Por isso, outras emissoras começaram a cogitar exibir programas infantis no horário nobre, o que não era usual.

Uma delas foi a Record, que levou parte da equipe do Castelo e do X-Tudo para lançar O Agente G, de Gérson de Abreu, mais uma atração que marcou época. Já o SBT contratou Flavio de Souza - outra cabeça por trás do Castelo - para escrever uma novela infantil, Mariana - A Menina de Ouro, que acabou não saindo do papel. 

Porém, nos anos seguintes, o canal apostou no Disney Club (1997), também concebido por Cao Hamburger e Ana Muylaert, e em Chiquititas (1997). A dobradinha formada pelo infantil da Disney e a a novela gravada na Argentina foi um êxito histórico no canal de Silvio Santos.

Ou seja, Castelo Rá-Tim-Bum não apenas se tornou um programa querido pelas crianças dos anos 1990, como também mexeu com a programação de vários canais abertos. Justamente por isso, a atração sempre precisa figurar entre os principais programas da televisão brasileira.

E a boa notícia: a Cultura prepara um remake do Castelo Rá-Tim-Bum! O universo criado por Cao Hamburger é tão rico que merece, sim, um remake, spin-offs, outras produções, enfim. Há todo um multiverso no infantil que merece ser explorado.

André Santana

10/05/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá,, tudo bem? Assisti à estreia. Fase áurea da TV Cultura. Espero até hoje a novela Mariana - A Menina de Ouro... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade