Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com Alma Gêmea, Globo quebra regra estapafúrdia do Vale a Pena Ver de Novo

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (divulgação)

Desde que criou a Edição Especial às 14h40, a Globo determinou que o Vale a Pena Ver de Novo ficaria destinado apenas às novelas das 21h, enquanto tramas das 18h e 19h seriam reapresentadas na nova faixa. A regra foi seguida à risca nos últimos três anos.

Porém, a emissora acaba de anunciar que Alma Gêmea (2005) substituirá Paraíso Tropical (2007) na faixa de reprises das 17h. Com isso, cai por terra a estapafúrdia determinação de reservar o Vale a Pena Ver de Novo aos folhetins do horário mais nobre.

A escolha dos últimos títulos do Vale a Pena Ver de Novo deixaram claro que a Globo criou uma armadilha para si mesma ao baixar tal determinação. Agora que a regra cai por terra, uma nova perspectiva se abre à tradicional faixa de reprises, que poderá resgatar tramas de enorme potencial de audiência.

Continua depois da publicidade


Sem opção

A verdade é que a Globo acabou ficando sem opções ao reservar o Vale a Pena Ver de Novo às novelas das 21h. Afinal, sabe-se que o canal não gosta muito de reprisar tramas antigas demais. E são poucos os sucessos recentes das 21h que renderiam uma reprise de impacto. Ou seja, a Globo se viu sem opções.

A própria escolha por Paraíso Tropical demonstra isso. Em “condições normais”, a emissora dificilmente optaria pela história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, já que a trama, embora tenha várias qualidades, não foi considerada um “grande sucesso”. Claramente, Paraíso Tropical não tem o apelo popular necessário para alavancar o final de tarde do canal, ainda mais quando a reprise acontece com tantos anos de atraso.

Quando não escolheu uma novela inusitada, a Globo apelou para “re-reprises”, como O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas (2003). Nada contra, mas o canal acaba desgastando tais títulos sem necessidade.

Continua depois da publicidade


Enquanto isso, tramas de outros horários com enorme potencial de registrar bons índices de audiência no fim de tarde nem ao menos eram consideradas, justamente por conta da tal regra. É o caso de Bom Sucesso (2019), excelente novela das sete que, sem dúvidas, funcionaria no Vale a Pena.

Neste contexto, a volta de Alma Gêmea abre um precedente que fará bem à grade da Globo. E, fatalmente, trará a alegria aos fãs das novelas do canal, que não serão mais reféns das mesmas reprises de sempre. Que assim seja!

André Santana

12/03/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade