Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT não resolve grave problema da grade em nova programação

Carlo Porto, Lorena Queiroz e Bia Arantes em Carinha de Anjo
Carlo Porto, Lorena Queiroz e Bia Arantes em Carinha de Anjo (divulgação)

O SBT vive uma encruzilhada. Atualmente, a emissora dedica suas manhãs ao interminável Primeiro Impacto. Depois, no início da tarde, o canal exibe a novela mexicana Teresa, seguida do Fofocalizando e, depois, mais uma maratona de novelas.

Estranhamente, essa grade dedicada ao público adulto é “cortada” no horário do almoço com a reprise de Chiquititas (2013), uma novela infantil. E, curiosamente, a trama dá mais audiência do que os programas exibidos antes e depois.

Nesta segunda-feira, 19, por exemplo, a segunda parte do Primeiro Impacto registrou média de 3 pontos no Kantar Ibope Media, de acordo com dados divulgados pelo site Notícias da TV. Já a novela Teresa registrou 2,3. No meio das duas atrações, está Chiquititas, que anotou 3,1.

Continua depois da publicidade


Mudanças na grade

Sendo assim, reprisar novela infantil parece um bom negócio no atual SBT. Por isso, mesmo com as mudanças na grade previstas para março, a emissora não vai abrir mão da faixa e já anuncia o repeteco de Carinha de Anjo (2016), que estreia no dia 4, às 13h30. O prestígio do horário é tanto que a novela passará a ser exibida nacionalmente - atualmente, Chiquititas é exibida em apenas algumas praças.

Porém, vale lembrar que, a partir do dia 11, as manhãs do SBT serão preenchidas pelo Chega Mais, revista eletrônica que será comandada por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias. A atração irá ao ar entre 9h30 e 13h30, ou seja, entregará o horário para Carinha de Anjo. E Carinha de Anjo, por sua vez, entregará para Teresa.

Será que o SBT não devia rever essa grade? Por mais que a novela infantil registre boa audiência, o que parece é que ela também “atravanca” a audiência vespertina. Afinal, há uma quebra de público entre o Primeiro Impacto e a trama infantil. Essa quebra permanecerá com a estreia do Chega Mais.

Possivelmente, é isso que tem feito Teresa amargar baixos índices. Se a trama fosse antecedida por outra atração voltada para adultos, provavelmente o efeito cascata seria mais efetivo. A emissora devia considerar reprisar novelas adultas no horário, que pode herdar parte do público adulto vindo do Chega Mais e alavancar as demais novelas vespertinas. De repente, está na hora de soprar o pó das fitas de Pérola Negra (1998)...

André Santana

20/02/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});