Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Bons tempos: Elke Maravilha chacoalhou as tardes do SBT em 1993

Elke Maravilha recebeu Amaury Jr. em seu programa
Elke Maravilha recebeu Amaury Jr. em seu programa (reprodução)

Em 1993, o SBT ocupava parte de suas tardes com o programa Geraldo, um enlatado dos EUA apresentado pelo jornalista Geraldo Rivera que fez muito sucesso mundo afora. Mas a atração, que ficou marcada por promover debates polêmicos, perdeu espaço na programação vespertina para uma atração 100% nacional: o talk show Elke.

Apresentado por Elke Maravilha, uma das mais populares juradas do Show de Calouros, o programa entrou no ar em 21 de junho de 1993, às 16h30. Diariamente, Elke recebia dois convidados para uma conversa descontraída, sem grandes pretensões.

A própria Elke assumia que não sabia nada da vida de ninguém, e que, portanto, faria perguntas quase ingênuas.

“O programa é light. Para algumas pessoas não faço perguntas óbvias. Minha proposta não é agredir os outros. Sou como marido enganado: sempre a última a saber das coisas (risos)... Como não sei nada da vida de ninguém, pergunto o que vem à cabeça”, disse ela ao jornal O Globo, em agosto de 1993.

"A ideia do talk show foi do Sílvio Santos. Acho que, ao diminuir sua participação nos programas de domingo, ele não teve coragem de nos despedir e está arrumando trabalho para todos os jurados do show de calouros. O Sílvio Santos é muito melhor do que quer ser", disse ela ao O Globo, em 21 de junho de 1993.

Continua depois da publicidade


Polêmicas

Mara Maravilha também esteve no programa de Elke
Mara Maravilha também esteve no programa de Elke (divulgação)

Mesmo considerando seu programa “light”, Elke Maravilha era uma mulher à frente de seu tempo e, talvez, não tenha percebido que alguns dos assuntos abordados em seu programa não eram lá muito bem aceitos pelos espectadores mais conservadores.

Logo na estreia, a apresentadora recebeu Carlos Alberto de Nóbrega e Jorge Lafond. Numa conversa em tom ameno com o comediante, Elke fez perguntas sobre como era ser um homossexual assumido e negro. Reforçando: era 1993 e esses assuntos estavam longe de pautar a sociedade.

Além disso, Elke chegou a celebrar um casamento gay no palco de seu programa. Em 1993. Na época, dizia-se que o próprio Silvio Santos não gostou das “liberdades” tomadas na atração e tirou o programa do ar. O talk show Elke saiu do ar em dezembro daquele mesmo ano.

De acordo com o colunista Fefito, então no UOL, Elke Maravilha foi pega de surpresa com o fim do programa. A apresentadora havia quebrado o pé quando saía da casa do amigo Leão Lobo e precisou ficar um tempo afastada do SBT. Quando voltou, encontrou seu camarim ocupado pela equipe do Aqui Agora. Elke também costumava ignorar os famosos bilhetes que Silvio Santos lhe encaminhava enquanto a atração esteve no ar.



André Santana

15/02/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade