Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Top 10 de 2023 - destaques negativos

Mais um ano chega ao fim e o TELE-VISÃO promove nova edição do Top 10 de 2023. Neste sábado, 30, e no próximo, 6 de janeiro, o blog faz um apanhado do ano na TV e duas partes: os destaques negativos e os destaques positivos. Começamos com os 10 destaques negativos de 2023 na telinha.

A lista é elaborada baseada unicamente na opinião deste jornalista e, portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. A ordem em que as atrações aparecem não é importante. Vamos aos destaques negativos de 2023?

A Grande Conquista

Mariana Rios em A Grande Conquista
Mariana Rios em A Grande Conquista (divulgação)

Neste ano, a Record fez um favor ao público ao cancelar Power Couple Brasil e Ilha Record. No entanto, no lugar, veio o tal A Grande Conquista, que nada mais era que um BBB dividido em duas etapas para disfarçar a cópia. E um BBB piorado, diga-se.

Regras malucas, provas ruins, participantes sem graça… Não por acaso, A Grande Conquista passou em brancas nuvens. O único ponto positivo foi a presença de Mariana Rios, muito segura e divertida no comando da atração. Ela, inclusive, merecia coisa melhor.

Programa do João

João Guilherme Silva no Programa do João
João Guilherme Silva no Programa do João (divulgação)

Com o fim trágico do Faustão na Band, João Guilherme Silva, o filho de Faustão, resolveu partir para um voo solo. No entanto, o rapaz ainda está verde para comandar sozinho uma atração. Ele adotou uma persona “simpaticona” no palco que parece forçado. Não passa naturalidade.

Além disso, o programa da Band é ruim. É um apanhado de convidados com conversas rasas, que ficam no palco meio que procurando o que fazer. Não é um programa de entrevistas, não é game, não é programa de variedades… Falta identidade ao Programa do João.

Fuzuê

Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro em Fuzuê
Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro em Fuzuê (divulgação)

Fuzuê até nos enganou nos primeiros capítulos com seu humor “farofa” e descompromissado. Mas as boas piadas escondiam o grande defeito da trama de estreia de Gustavo Reiz na Globo: a falta de uma boa história. A caça ao tesouro se arrastou com enigmas chatos, que aborreceram e afastaram o público.

Na tentativa de salvar a trama, a busca pelas joias da Dama de Ouro foi abreviada e Fuzuê entrou numa nova fase. Mas a nova fase acabou piorando a trama. O tom leve inicial deu espaço a uma história pesada, que coincide com a chegada de César (Leopoldo Pacheco) como o grande vilão. Quem comprou a leveza inicial se decepcionou com os rumos da trama. E quem debandou não vai querer voltar.

Continua depois da publicidade


Fofocalizando

Apresentadores do Fofocalizando
Apresentadores do Fofocalizando (divulgação)

O vespertino do SBT é um resumo de tudo de ruim que a emissora passou em 2023. O Fofocalizando, com o perdão da redundância, perdeu o foco total, apostando em pautas tiradas da internet e um quadro de harmonização facial que só serviu para virar piada.

O programa está tão ruim que entrou na mira de Daniela Beyruti, que pretendia acabar de vez com a atração em 2024. Mas Silvio Santos, que criou o programa, pediu (ou ordenou?) para que o Fofocalizando não acabasse e foi atendido (claro!). Ficamos na torcida, então, para que o programa passe por uma profunda reformulação. Está precisando.

Encontro com Patrícia Poeta

Patrícia Poeta no Encontro
Patrícia Poeta no Encontro (reprodução)

O Encontro com Patrícia Poeta passou o ano no olho do furacão. O descompasso entre Patrícia e seu “parceiro” Manoel Soares ficou tão evidente que gerou uma série de fofocas. A repercussão negativa deixou claro que a Globo errou ao dar sequência ao projeto criado para Fátima Bernardes sem ela.

Diante de tanto disse-me-disse, Manoel acabou sendo dispensado. Mas, mesmo sem apresentadores se acotovelando, o programa seguiu ruim. As pautas policiais deixam o Encontro muito pesado, e Patrícia Poeta parece meio perdida sempre que tenta se colocar diante de um assunto mais espinhoso. Ela não conseguiu pegar o programa para ela e a “sombra” de Fátima Bernardes incomoda. Patrícia parece uma eterna substituta.

Pipoca da Ivete

Ivete Sangalo no Pipoca da Ivete
Ivete Sangalo no Pipoca da Ivete (divulgação)

A Globo derrapou bonito com a primeira temporada de Pipoca da Ivete, no ano passado. Por conta disso, a atração passou por uma ampla reforma, na promessa de apagar a performance ruim do primeiro ano. Dizia-se que a atração voltaria mais descontraída, aproveitando melhor a espontaneidade da apresentadora.

Balela! O Pipoca da Ivete continou engessado em seu segundo ano e ganhou quadros ainda piores em 2023. O chatíssimo Meu Namorado é Melhor fez o público sentir saudades do game de famílias do primeiro ano, que ao menos arrancava algumas risadas. A Globo piorou o que já era ruim.

Continua depois da publicidade


Teste de Fidelidade

João Kleber no Teste de Fidelidade
João Kleber no Teste de Fidelidade (divulgação)

Numa RedeTV cada vez mais inexpressiva, alguém lá dentro achou que seria uma boa ideia ressuscitar o Teste de Fidelidade, que dava a liderança de audiência para a emissora nas madrugadas de segunda para terça-feira láááá em 2001. Só se esqueceram que 22 anos se passaram e o pornô soft já não é suficiente para segurar o espectador no sofá.

João Kleber, que já foi um bom humorista num passado distante, se transformou numa caricatura de si mesmo ao apresentar um programa bobo, inexpressivo e totalmente datado. Não adianta apostar em tecnologia para pagar de moderninho. Ninguém está interessado. 

BBB 23

BBB 23
BBB 23 (reprodução)

O fato de a 23ª edição do BBB não ter rendido grandes coisas em audiência e repercussão já mostra o quanto a temporada deste ano foi ruim. Participantes pouco interessados no jogo, dinâmicas repetitivas, viradas bobas que não acrescentavam nada ao jogo… Nada se salvou no programa comandado por Tadeu Schmidt (que tocou tudo com competência, diga-se).

O BBB 23 deu tanto sono no público que a vitória de Amanda foi sintomática. Vence a participante que ficou mais tempo na cama…

Hora do Faro

Rodrigo Faro no Hora do Faro
Rodrigo Faro no Hora do Faro (reprodução)

É impressionante como o Hora do Faro vem perdendo relevância a cada ano que passa. Tanto que, no início do ano, a Record e Rodrigo Faro enrolaram para renovar o contrato, indicando que nenhuma das partes estava tão interessada assim no acordo…

Pelo jeito, a renovação se deu apenas por falta de algo melhor. Nem a Record tem algo na manga para substituir a atração, e nem Rodrigo tem uma proposta tentadora para mudar de canal. Enquanto isso, o Hora do Faro perde audiência a cada ano…

Continua depois da publicidade


Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua
Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (divulgação)

O Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua quase foi esquecido, tamanha a irrelevância da atração que a Globo exibiu aos domingos nos primeiros meses de 2023. Nem a presença de Paola Carosella rendeu alguma repercussão à atração que já nasceu cansada.

Leandro Hassum como apresentador foi uma escolha duvidosa - ele mesmo parecia desconfortável ali. Além disso, a atração repetia elementos de Duelo de Mães e Minha Mulher que Manda, fazendo parecer que a Globo copiou o SBT. Desnecessário…

E para você, querido leitor? Qual os 10 destaques negativos de 2023 na TV? Deixe seu comentário! No próximo sábado, dia 6 de janeiro, tem o Top 10 de 2023 - Destaques Positivos. Até lá!



André Santana

30/12/2023

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá André
    Faço umas menções desonrosas rsrsrs.
    A Infância de Romeu e Julieta... Não dá é chata e o SBT perdeu o rumo das novelas infantis.
    Caldeirão do Mion: Marcos Mion é um bom apresentador, mas o programa tá numa zona de conforto irritante.
    Masterchef: Por que não fazer uma última temporada que nem o Theo Voice já deu, uma temporada a trás da outra cansa.

    ResponderExcluir
  2. A TV Aberta brasileira vai acabar, se não evoluir. Eu nem vejo nada de relevante.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, fica até difícil citar mais alguma coisa negativa da TV aberta esse ano , pq foi tudo extremamente sofrível, creio que vale citar que , muita coisa que se mantém relevante ou com audiência , é mais por falha da concorrência do que por ser realmente bom (um exemplo a citar é o atual Domingo Legal , que geralmente fica com alta audiência muito por causa do conteúdo sofrível concorrendo com ele, pois já faz anos que o mesmo está engessado com apenas 2 blocos enormes e iguais , um com o passa ou repassa e outro com um game patrocinado). Sobre os citados , o João Kleber é praticamente movido na Redetv por programas de galhofas , simplesmente todos os programas que ele apresenta são movidos a situações absurdas e mentirosas, que o povo assiste pelo absurdo, o Hora do Faro sobrevive metade do ano surfando nas costas de A Fazenda ( que por sinal foi também sofrível , ainda insistem em manter o tom pesado dos participantes, claro não se compara ao ano anterior que foi praticamente sufocante assistir,muito por que o público decidiu eliminar todas as personagens mais nevrálgicas logo de início, mas o que acabou deixando o jogo moroso e chato), O programa do João eu venho acompanhado desde a estréia , muito assisto por que a concorrência consegue ser pior.

    Para citar algo que não está na lista e foi sofrível , vamos enumerar alguns :

    - Caldeirão com Mion : O formato do programa já está ficando desgastado e cansativo, só tem alguma relevância pelo fator Globo (que é aquela premissa de que muita gente assiste , só por que está sendo exibido na Globo). Os quadros são repetitivos e já cansaram, e é nítida a ''engessada'' que a Globo deu em Mion, que pouco pode aproveitar das qualidades que o tornaram famoso (vide citar seus quadros na MTV e Record, que eram ótimos)

    - Melhor da Noite : Assisti esses dias por puro acaso o programa , não que o mesmo seja de todo o mal , mas é um programa esquecível , ou seja , você não lembra que ele existe, mescla meio que tudo o que outros programas tem e junta tudo num programa confuso e perdido.

    - Auto Esporte : Esse eu cito mais por que está envelhecendo extremamente mal, já é um programa para leigos extremos no tema (coisa que o Acelerados , hoje na Band, trás muito mais informação e trata o espectador com mais respeito e inteligência), e o mesmo não atrái o público do nicho pois os assuntos são rasos e remotos ( ao invés de mostrar um teste com um carro clássico ou especial, pela enésima vez decidem falar ''qual cadeirinha é a ideal para usar no banco traseiro'').

    ResponderExcluir

Publicidade