Paula (Alessandra Negrini) e Daniel (Fábio Assunção) em Paraíso Tropical (divulgação) |
Não há nada tão ruim que não possa piorar. A Globo, que já vinha amargando baixos índices de audiência com Elas por Elas e Fuzuê, agora viu as novelas das seis e das sete perderem ainda mais fôlego. A baixa coincide com o fraco desempenho de Paraíso Tropical, que não encantou o público do Vale a Pena Ver de Novo.
Nesta quarta, 6, e quinta-feira, 7, a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares anotou menos de 10 pontos no Kantar Ibope Media. Na quinta, por exemplo, o folhetim marcou 9,8 pontos. Assim, Elas por Elas e Fuzuê, exibidas na sequência, também foram mal: 11,8 e 17,3, respectivamente.
De acordo com o jornalista José Armando Vannucci, o forte calor dos últimos dias pode explicar desempenhos tão ruins. No dia 6, o índice de televisores ligados ficou em 39,9%, bem menos que na quarta-feira anterior, que ficou em 43%. Houve queda de audiência em todas as faixas e em todas as emissoras.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, os números de Paraíso Tropical preocupam. Afinal, nesta quinta-feira, a novela do Vale a Pena Ver de Novo registrou audiência menor que Mulheres de Areia (1993), que marcou 10,8. Ou seja, a trama de Ivani Ribeiro também perdeu público nos últimos dias, mas se manteve à frente da história de Gilberto Braga.
Ao que tudo indica, a Globo não foi feliz com a escolha de Paraíso Tropical para o Vale a Pena Ver de Novo. A novela não tem o apelo popular necessário para segurar o público diante da TV em meio a tantos empecilhos: é dezembro e está calor, o que faz as pessoas saírem mais de casa.
Mas vale lembrar que, na primeira exibição, Paraíso Tropical só decolou mesmo após o seu segundo mês. Ou seja, a trama ainda tem chance de reagir. Porém, é pouco provável que a novela se torne um sucesso do horário.
André Santana
08/12/2023
1 Comentários
Olá, tudo bem? Não é decepção porque a novela ficou longe de ser um sucesso na exibição original. Não compreendi essa reprise estapafúrdia... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir