Cavaleiros do Zodíaco (divulgação) |
Há alguns dias, o Warner Channel surpreendeu os fãs nostálgicos ao ressuscitar o bloco Wanine - no qual exibe animações japonesas - trazendo de volta dois clássicos que fizeram sucesso no Brasil entre os anos 1990 e 2000: Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. As duas animações, que fizeram um enorme sucesso entre a molecada de 30 anos atrás, são exibidas por volta das 17h.
Curiosamente, o bloco Wanime resgata uma ideia que a Band teve no final dos anos 1990, mas que não conseguiu concretizá-la. Em 1999, o canal da família Saad tentava entrar na guerra de audiência entre os programas matinais infantis - na época dominado por Angélica, na Globo; Jackeline Petkovic, no SBT; e Eliana, na Record - e lançava duas novas atrações para crianças entre 10h30 e 12h.
Barney (divulgação) |
A ideia da Band era oferecer opções para crianças pequenas, em idade pré-escolar, e também para a molecada um pouco maior. Para os menores, o lançamento era Clube do Barney, uma atração que mesclava cenas rodadas no Brasil com o famoso programa Barney dos EUA. O personagem era um dinossauro roxo que ensinava às crianças noções de cidadania.
"Nosso alvo é a criança em idade pré-escolar, que não sabe ler, mas pode ter noções de cidadania e higiene", explicou Eduardo Ramos, diretor do Clube do Barney, à Folha de S. Paulo em 27 de junho de 1999.
Continua depois da publicidade
Animação japonesa
Dragon Ball Z (divulgação) |
Já para os maiorzinhos, a novidade era o programa É o Bicho!, comandado pelo então ator-mirim Caio Romei, que ia ao ar entre 11h e meio-dia. A ideia inicial da nova atração era surfar na popularidade das animações japonesas, que fizeram sucesso na extinta Manchete, mas haviam perdido espaço na TV aberta com o final do canal dos Bloch.
"Vamos colocar o Caio como um fã que discute os episódios. Ele vai receber cartas, e-mails e faxes dos telespectadores e comentar curiosidades sobre os personagens no ar", disse Ramos, também diretor deste programa, na mesma entrevista à Folha.
A Band, então, sonhava em adquirir os direitos de Cavaleiros do Zodíaco e exibir a série dentro da atração, juntamente com Dragon Ball Z. No entanto, em meados de 1999, a animação ainda estava nas mãos da RedeTV, que sucedia a Manchete. Na época, o canal de Amílcare Dallevo ainda se preparava para lançar sua primeira grade de programação, mas já contava com Cavaleiros para compor um novo programa infantil, a ser comandado por Andrea Sorvetão - Galera da TV estreou em novembro de 1999, mas, curiosamente, sem o desenho.
Assim, enquanto aguardava os direitos de Cavaleiros com a RedeTV expirarem, a Band lançou o programa É o Bicho! exibindo episódios clássicos da série Jornada nas Estrelas. Mas o público mirim não se interessou muito pela atração antiga, já que a oferta de animações era bem maior nas concorrentes. 1999, vale lembrar, foi o ano em que a Record lançou Pokémon dentro do programa de Eliana e conseguiu fazer a loirinha assumir a liderança nas manhãs.
Até por conta da enorme concorrência, tanto o Clube do Barney tanto o É o Bicho! tiveram vida curta na grade da Band. Os infantis foram substituídos pelo Programa Olga Bongiovanni, que estreou em dezembro de 1999.
Continua depois da publicidade
Mais tarde…
Renata Sayuri como Kira, apresentadora do Band Kids (divulgação) |
Mas vale lembrar ainda que no mesmo ano de 1999, a Band resolveu lançar Dragon Ball Z na faixa das 15 horas. O desenho estreou meio despercebido, mas logo ampliou os índices de audiência das tardes do canal, ganhando cada vez mais espaço na programação.
A popularidade da animação fez com que, em 2000, a Band adquirisse outros desenhos e lançasse o vespertino Band Kids, infantil comandado por Renata Sayuri. A ideia, inclusive, era lançar um canal de TV paga com o mesmo nome, voltado às crianças. No entanto, em 2001, o Band Kids não sobreviveu a uma reformulação da programação da emissora, que adotou um estilo mais popular. Além disso, no mesmo ano, a Globo cresceu o olho em Dragon Ball Z e tirou o desenho da Band.
Quanto a Cavaleiros do Zodíaco, a Band só conseguiu os direitos da animação em 2004, depois que o desenho já havia sido relançado no Cartoon Network com enorme sucesso. A emissora tinha a intenção de exibir a série dentro de um infantil comandado por Kelly Key, mas como a cantora engravidou, o projeto foi adiado - e depois, engavetado de vez. Mas Kelly chegou a fazer sua estreia na Band, apenas comandando “cabeças” antes de cada episódio do desenho.
André Santana
16/11/2023
0 Comentários