Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em "A Fazenda", Rachel Sheherazade faz caminho contrário de ex-colegas

CLIPPING TV - por André Santana

Rachel Sheherazade é uma das participantes de A Fazenda
Rachel Sheherazade é uma das participantes de A Fazenda (reprodução/Record)

A surpresa da 15ª temporada de A Fazenda é a presença da jornalista Rachel Sheherazade. Afinal, todo tipo de celebridade já passou pelo reality show da Record, menos âncora de noticiário. Ainda mais deste quilate, já que Rachel apresentou o SBT Brasil, principal telejornal do SBT, por quase dez anos. Tem sua importância na história da emissora.

Na imprensa, muita gente especula que Rachel, com a decisão de ser uma das participantes do programa, não tem mais chances de voltar às bancadas dos telejornais. Há quem acredite que ela está em busca de um reposicionamento de carreira, talvez tentando a sorte como influencer ou até mesmo como apresentadora de entretenimento. É um caminho possível e arrisco dizer que ela tem talento pra isso.

Mas ter ex-participante de reality em bancada de jornal está longe de ser algo impossível. Vale lembrar que, em 2003, o SBT lançou o inesquecível Jornal do SBT - 1ª Edição, que ficou famoso mesmo como “Jornal das Pernas”. A atração era comandada por Cynthia Benini e Analice Nicolau, ambas egressas da Casa dos Artistas 2.

Cynthia Benini e Analice Nicolau no Jornal do SBT
Cynthia Benini e Analice Nicolau no Jornal do SBT (divulgação/SBT)

Ou seja, Silvio Santos recrutou duas ex-participantes de reality shows para apresentar telejornais sem qualquer pudor. E ambas foram muito bem-sucedidas na carreira, diga-se. Cynthia, vale lembrar, já era jornalista e tinha experiência na área quando participou da Casa dos Artistas. Já Analice era modelo, mas se formou em jornalismo ao mesmo tempo em que dava expediente no SBT. Com o fim do Jornal das Pernas, em 2005, elas seguiram no departamento de jornalismo da emissora por vários anos. Analice, aliás, trabalha como jornalista até hoje, mesmo fora da TV.

Tudo bem que foi uma das apostas malucas de Silvio Santos. Sendo assim, dificilmente Rachel vai fazer o mesmo caminho das ex-colegas de SBT, já que o dono do Baú está praticamente aposentado e também não deve querer ver Rachel Sheherazade nem pintada de ouro (que vale mais do que dinheiro), já que a jornalista move um processo contra o canal. Mas é curioso perceber que a âncora está fazendo o caminho contrário de Cynthia e Analice, que saíram de um reality para um telejornal. Rachel saiu de um jornal para um reality.

Retrocesso

Beijos censurados em Vai na Fé, casal de lésbicas que não engata em Terra e Paixão, final hetero de personagem gay em Amor Perfeito… a Globo, que sempre bateu no peito e se colocou a favor da diversidade tem retrocedido muito neste quesito. Questões que pareciam ter sido finalmente superadas voltaram com força total! Qual o problema de se fazer um retrato social fidedigno na TV, sem recorrer a rótulos ou reforçando preconceitos? Até o mercado publicitário já se rendeu a isso, e vem a Globo andar pra trás… Que triste!

Futuro

Resta saber o que virá pela frente. Elas por Elas, próxima novela das seis, tem uma mulher trans como uma das protagonistas. Trata-se de Renée, vivida por Maria Clara Spinelli. Que ela não seja mais uma vítima dessa onda conservadora que parece tomar as novelas da Globo. 

Mas…

Curiosamente, é um casal gay que tem segurado Terra e Paixão. Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins) são, de longe, os personagens mais queridos para o público que acompanha a novela de Walcyr Carrasco. Ou seja, pelo menos para eles, a censura interna deve pegar leve, senão a novela acaba de vez!

Acerto

Vários veículos informaram essa semana que Regina Volpato esteve no SBT para negociar um possível novo trabalho. Segundo especulações, a apresentadora é um nome desejado para estar à frente de uma nova revista eletrônica matinal que a emissora pretende lançar no ano que vem. Escolha excelente do SBT! Escolher uma apresentadora competente, experiente e já muito querida pelo público é o primeiro passo para se obter uma atração bem-sucedida.

Erro

No entanto, estes mesmos veículos informam que, se acertar com o SBT, Regina não estará sozinha na atração. A ideia é que outros dois apresentadores dividam a cena com a ex-comandante do Casos de Família e do Mulheres. Um erro! Quando foi que “virou lei” revista eletrônica ter mais de um apresentador? Que coisa chata!

Estrela

Veja Ana Maria Braga voando sozinha há anos, dando sua identidade ao Mais Você. Ou Cátia Fonseca, a estrela do Melhor da Tarde. A própria Regina comandou sozinha o Mulheres por anos, com uma habilidade impressionante. Elas se tornam companheiras de seus espectadores, e o público gosta disso. Tanto que ninguém fala: “vi no Mais Você”, mas sim “vi na Ana Maria”, “vi na Cátia”... o vínculo com o público é bem maior quando a apresentadora é a “dona” do programa.

Síndrome de Hoje em Dia

Mas, desde que a Record lançou três apresentadores no Hoje em Dia, lá em 2005, isso meio que virou moda nos demais canais. Deu certo na época e essa moda já passou, é verdade, mas o SBT está tentando resgatá-la agora com seu matinal e não deveria. O novo programa da emissora tinha que ser o “programa da Regina”. Simples assim.

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre as principais notícias do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

23/09/2023

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou gay e preferia que não tivesse gays em novelas do que da forma que são retratados. Até porque gay em Vai na fé era só o Vitinho e o jornalista. O resto era bi e mesmo assim tenho minhas dúvidas. No caso da Clara posso até entender, mas no caso do Yuri não. O rapaz começa a novela apaixonado pela protagonista, aí do nada vem o estudante e praticamente força uma relação com ele para em seguida, como se bastasse virar uma chavinha ele volta e termina com a Guiga. Já com relação a Amor perfeito o Érico tinha mesmo que terminar com a Verônica. Ninguém obrigou ele a casar e ter uma filha com ela e já que o teve seria canalhice abandoná-la. O grande erro foi essa relação. O Érico era gay e assim deveria ter continuado, com o Romeu sendo trazido para São Jacinto e participando da vida dele. Esse tipo de coisa é odiável. Igual o que sempre faz o João Emanuel Carneiro, que é gay e em todas as novelas praticamente ele promove a CURA GAY já que vários gays de suas novelas no final terminam com uma mulher o que ajuda a aumentar o preconceito do povo que pensa que as pessoas são gays porque querem já que na novela o cara se curou. Gilmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curou...o cara ou qualquer pessoa pode ser bissexual...ou seja pode ficar com uma mulher. Nada novelas dele tem cara que parece gay por ser maquiador inteligente e sensível tipo o Abelardo..um estereótipo de que gay e rosa delicado e da pinta...tinha o gay do Malvino salvador que era mais crível mais não tinha nada além de olhares pra não chocar assim e melhor não ter

      Excluir

Publicidade