Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

História da TV: no final dos anos 1990, Globo e SBT disputaram humorista a tapa

Gorete Milagres e Moacyr Franco em cena de Ô... Coitado!
Gorete Milagres e Moacyr Franco em cena de Ô... Coitado! (reprodução/SBT)

Na semana em que celebra 42 anos de existência, o SBT promoveu um retorno de artistas que passaram pelo canal. Eles participaram do Passa ou Repassa no Domingo Legal do dia 20 de agosto. Entre os artistas estava Gorete Milagres, que foi uma das principais estrelas da emissora no final dos anos 1990.

Gorete explodiu em 1998, quando passou a interpretar a empregada doméstica Filomena em A Praça É Nossa, do SBT. Seu bordão “Ô… Coitado!” caiu na boca do povo e a personagem de Gorete se tornou uma mania nacional.

Com o sucesso, a Globo cresceu o olho e contratou Gorete Milagres. A emissora carioca tinha planos de encaixá-la em A Turma do Didi, que estreou naquele ano, ou ainda aproveitá-la num novo projeto humorístico que estava sendo formatado (que seria o Zorra Total, lançado em 1999). No entanto, Silvio Santos correu atrás de sua estrela e a trouxe de volta ao SBT, prometendo um alto salário e um programa só dela. Gorete, então, rompeu com a Globo e retornou ao seu canal de origem.

Surgiu assim Ô… Coitado!, sitcom protagonizada por Gorete Milagres e Moacyr Franco. Na atração, Franco vivia o cantor decadente Steve Formoso, que não tinha onde cair morto e morava numa casa caindo aos pedaços. Filomena, então, surge em sua vida e passa a trabalhar na casa de Steve. Juntos, eles bolam planos mirabolantes para sair da pindaíba.

Ô… Coitado! estreou em 4 de março de 1999 e se tornou um sucesso instantâneo, dada a popularidade de Filó e a boa parceria formada entre Gorete Milagres e Moacyr Franco. Em seu início, a atração alcançava a liderança de audiência, fazendo a Globo lançar seu Zorra Total, pensado inicialmente para os sábados, nas noites de quinta-feira, batendo de frente com Filó. Não deu muito certo, e o Zorra mudou para os sábados tempos depois.

No entanto, a continuidade do Ô… Coitado! foi ameaçada quando a Globo entrou em cena. De acordo com a Folha de S. Paulo de 3 de julho de 1999, o fato de Gorete Milagres ter acertado com a Globo e, depois, voltado ao SBT, gerou um processo que foi ganho pela emissora carioca. Mas a Globo abriu mão da multa rescisória caso Gorete topasse mudar de canal.

A atriz, então, preparava-se para mudar novamente. Mas, enquanto a Globo decidia se aproveitava Gorete Milagres no Sai de Baixo ou lhe entregava um programa próprio, o SBT voltava a agir para segurá-la. Por fim, Silvio Santos ganhou a disputa novamente, prometendo mais investimentos em seu programa.

Ô… Coitado!, então, foi reformulado. Moacyr Franco e seu filho, Guto Franco (que dirigia o programa), deixaram o projeto. A temporada de 1999 do humorístico foi encerrada em episódios nos quais Filó tentava vender a casa deixada por Steve Formoso, que fugiu dos credores, ou aparecia fazendo faxina na casa de artistas, como Jair Rodrigues. Filó também chegou a trabalhar num restaurante, montado na antiga casa de Steve Formoso.

Em 2000, o Ô… Coitado! foi novamente reformulado. O programa voltou a ter cenário fixo quando Filó se tornou a empregada doméstica em uma casa de família. Na casa viviam Dona Cláudia (Mara Manzan), a nova patroa de Filó, e os filhos Rica (Lugui Palhares) e Tábata (Amanda Acosta). No entanto, nesta fase, o programa perdeu audiência.

Assim, no final do mesmo ano, Ô… Coitado! chegou ao fim definitivamente. A atração chegou a ser reapresentada no SBT, nos anos de 2009 e 2014, com índices de audiência satisfatórios. Recentemente, a atração também ganhou um repeteco na madrugada.

André Santana

26/08/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? No meu Twitter, divulgarei hj uma reportagem sobre os bastidores turbulentos do Ô, Coitado no clima das comemorações dos 42 anos do SBT. Não percam! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade