Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fim de "Faustão na Band" era tragédia anunciada

Faustão na Band
Faustão na Band (reprodução/Band)

A Band tinha a melhor das intenções ao entregar seu horário nobre a Faustão. Era a chance de a emissora surfar na popularidade e no alto potencial comercial do animador, um dos principais nomes da televisão brasileira. A confiança era tanta que a Band até abriu mão do Show da Fé no horário nobre, algo que o canal ensaia há tempos, mas nunca havia tomado coragem para fazê-lo.

Faustão na Band surpreendeu com a estrutura nababesca. Suas primeiras edições, no ano passado, impressionaram, já que a Band vinha fazendo nada menos que o clássico Domingão do Faustão, mas cinco vezes por semana. E, vale salientar, com a mesma qualidade: convidados de ponta, música boa, quadros divertidos… Na Band, todo dia era domingo!

Há quem acredite que Faustão na Band não escaparia de um cansaço inevitável. Mas há controvérsias. Afinal, Ratinho comanda um programa de auditório diário no SBT há anos e segue lá, firme e forte. Claro, a audiência não é mais a mesma, mas Ratinho tem seu público cativo e fatura bem. Tanto que o SBT não cogita movê-lo do horário nobre.

Ou seja, o grande desafio de Faustão não era o desgaste da fórmula. Mas sim convencer o público a mudar de canal num horário extremamente competitivo. Mais uma vez, cabe a comparação com Ratinho: em seu início, o apresentador batia de frente com a novela das nove da Globo e chegou a roubar preciosos pontos da líder de audiência. Mas, tempos depois, o auge passou e Ratinho, para sobreviver, teve seu programa jogado para mais tarde, na faixa das 22 horas.

Já a Band resolveu que sua maior estrela deveria bater de frente com o Jornal Nacional e a novela das nove. Produtos que, mesmo quando passam por uma má fase (como atualmente), ainda assim se mantêm bastante distante dos concorrentes. A Band tentou ir contra um hábito ao colocar um show de auditório tradicional na faixa das 20h30. E acabou pagando o preço.

Além disso, agora já se sabe, o canal deu um passo maior que a perna. A Band investiu uma grana alta numa megaestrutura para Faustão, mas o retorno nunca veio. Afinal, Faustão tem seu prestígio junto ao mercado, mas os anunciantes esperam audiência. E isso não aconteceu. Assim, a bababesca estrutura do programa de Faustão acabou caindo na cabeça da Band.

Quando finalmente a realidade bateu à porta, a Band tentou lutar. Tratou de enxugar custos e fazer um Faustão na Band mais modesto. Mas foi um tiro no pé. A temporada de 2023 apareceu pobre no vídeo, com quadros fracos, reportagens sem apelo e até uma plateia mais anêmica. Ficou claro aos olhos do público que não era o mesmo programa visto em 2022. Com isso, fatalmente, a audiência caiu ainda mais.

Ingenuidade da Band tentar buscar mais audiência oferecendo um programa muito mais fraco. Se com a bela estrutura do ano passado o público não veio, imagina agora, com uma atração que era apenas uma sombra do que foi visto na temporada anterior. Não tinha como dar certo e não deu.

Resultado: Faustão grava só até semana que vem e Faustão na Band sai do ar em agosto, quando será substituído por uma nova atração. A sensação de fracasso é inevitável. E é uma pena que seja assim, afinal, a Band tinha em mãos um excelente profissional e não soube utilizá-lo adequadamente.

Faustão não ia repetir os bons números da Globo, é verdade, mas o apresentador tinha condições de oferecer resultados muito melhores se tivesse num horário melhor. Será que não passou pela cabeça da emissora e do próprio apresentador fazer um semanal grandioso? Talvez numa noite de quarta-feira, servindo como alternativa ao futebol?

A intenção foi boa, mas de boas intenções…

André Santana

20/05/2023

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Jamais fui fã do Faustão. Porém, o lado bom de seu retorno à Band foi a geração de empregos e o corte do horário alugado para Igreja evangélica. Se na Globo, o apresentador já não estourava na audiência com todo o elenco da maior emissora do País, imagine na Band... Poderia aposentar-se. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra comparar o Faustão com o Ratinho pq o Ratinho apresenta programa de auditório popular no horário nobre de segunda à sexta, desde setembro de 1997, desde o Ratinho Livre da Record em 1997/1998 e desde setembro de 1998 ele está no SBT! Já o Faustão é praticamente a cara dos domingos assim como o Silvio Santos e o saudoso Gugu! O Faustão há anos e décadas ele apresentou programas semanais nos fins de semana como o Perdidos na Noite nos anos 80 de 1984 à 1988 nas TV's Gazeta, Record e Band e o Domingão do Faustão por 32 longos anos nos domingos da Globo, de 1989 à 2021 e só o ano passado (2022) passou a apresentar programa de auditório diário na Band com o Faustão na Band e novelas (principalmente as da Globo) e telejornais (principalmente o Jornal Nacional) tem lá os seus públicos fiéis no horário nobre da TV brasileira! Admiro o Faustão mas sinceramente nem Record, nem SBT e nem voltar pra Globo, é melhor ele se aposentar da TV e curtir a vida que o que ele devia ter feito em 2021 quando saiu da Globo ao invés de ter ido pra Band.

    ResponderExcluir
  3. E também acho que o Faustão na Band devia ter sido um programa semanal e não diário.

    ResponderExcluir
  4. E outra coisa também o Faustão se consolidou e se consagrou nos programas semanais e o Ratinho por sua vez se consolidou e se consagrou nos programas diários! Faustão se consagrou em programas de auditório popular e o Ratinho em programas de auditório popularescos.

    ResponderExcluir
  5. Popularesco pra quem não sabe, significa popular e de mal gosto.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa a sinceridade querido André mas aí vc já forçou a barra comparar o Faustão com o Ratinho, sendo que um apresenta programa diário desde o Ratinho Livre da Record em 1997/1998, desde setembro de 97 e ele está no SBT desde setembro de 1998 há quase 25 anos e o outro só passou a apresentar programa diário em janeiro do ano passado (2022) já com mais de 70 anos após anos e décadas apresentando programas semanais como Perdidos na Noite de 1984 à 1988 nas TV's Gazeta, Record e Band nas noites de sábado e Domingão do Faustão na Globo de 1989 à 2021 no concorrido domingo da TV brasileira, mas enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faustão também não se rendeu ao popularesco e sentimentalismo explorar tragédias diferente de outros

      Excluir
    2. Concordo com vc! O Faustão é diferente do Ratinho.

      Excluir

Publicidade