Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Cada vez mais irrelevante, RedeTV apela para Teste de Fidelidade

João Kléber no Teste de Fidelidade
João Kléber no Teste de Fidelidade (divulgação)

No final de 1999, a RedeTV lançou sua programação prometendo ser uma “alternativa de qualidade na sua TV”. No entanto, poucas semanas após a estreia, a emissora já tratou de reformular a grade, eliminando conteúdos considerados “de qualidade” e apostando numa linguagem cada vez mais popularesca.

Neste contexto, um dos primeiros grandes sucessos da sucessora da TV Manchete foi o Teste de Fidelidade. A atração estreou como um quadro dentro do programa Te Vi na TV/Eu Vi na TV, apresentado por João Kléber nas noites de segunda-feira. Como o próprio nome sugere, o quadro era uma grande “pegadinha”, no qual uma namorada buscava testar a fidelidade de seu parceiro.

O êxito não demorou a aparecer. Teste de Fidelidade se tornou o carro-chefe do programa de João Kléber, ao ponto de crescer e se tornar a única atração do Eu Vi na TV. Além de ganhar mais tempo no ar, o quadro também ganhou mais, digamos, “investimentos”, apostando cada vez mais em atores nus e situações que beiravam o soft porn.

Com isso, não era raro o Teste de Fidelidade alcançar a liderança de audiência nas madrugadas de segunda para terça-feira. Não foram poucas as vezes que a atração bateu o Jornal da Globo e o Programa do Jô, firmando-se como o programa mais visto da RedeTV. 

A atração só saiu do ar em 2005, quando a emissora dispensou João Kléber após ficar um dia fora do ar. Na época, o conteúdo do programa Tarde Quente, outro programa apresentado por Kléber, rendeu uma punição ao canal por infringir os direitos humanos.

Retorno

Eis que, mais de 20 anos depois, a RedeTV se prepara para trazer de volta o Teste de Fidelidade. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, João Kléber toca os trabalhos de Teste de Fidelidade 2.0, prometendo reavivar os “bons tempos” de outrora.

De acordo com Ricco, a emissora contratou o diretor David Vaz para tocar os trabalhos da nova versão da atração. A ideia é investir em cenas de sexo e nudez, na tentativa de provocar a mesma repercussão do passado.

Ou seja, a RedeTV quer voltar a fazer o barulho que fazia há 20 anos, pois se encontra numa posição muito mais ingrata do que naqueles tempos de Teste de Fidelidade. Se, naquela época, o canal chamava a atenção com sua grade de gosto duvidoso, agora a emissora passa praticamente em brancas nuvens. Com a grade enfraquecida, a RedeTV perdeu audiência e relevância.

Neste ano, a emissora buscou trazer novidades para tentar se reerguer, mas nada funcionou até aqui. Novas apostas, como o matinal Bom Dia Você e o game Operação Cupido, se revelaram inócuos. A reformulação do TV Fama também não disse a que veio. Programas que já renderam, como Alerta Nacional e Mega Senha, hoje passam despercebidos. Apenas A Tarde É Sua, de Sonia Abrão, ainda alcança repercussão.

Histórico

Vale lembrar que não é a primeira vez que a RedeTV busca promover o retorno do Teste de Fidelidade. Em 2013, a emissora promoveu um revival da atração, desta vez como programa solo, nas noites de domingo. 

Esta fase durou dois anos e não obteve a mesma repercussão da versão original. Teste de Fidelidade saiu de cena para dar espaço ao João Kléber Show, inicialmente um programa de variedades ao estilo do Chacrinha, mas que hoje sobrevive apenas de “pegadinhas”. 

André Santana

16/07/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? As faixas alugadas para igrejas evangélicas impedem qualquer planejamento estratégico na programação. E o governo apostou na TV Ômega justamente para o canal não ficar nas mãos de outra igreja evangélica, como aconteceu com a Record.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade