Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Silvio Santos vem aí! Os novos desafios do dono do SBT

Silvio Santos
Silvio Santos (reprodução/SBT)

Durante o período crítico da pandemia da covid-19, o apresentador Silvio Santos, dono do SBT, foi obrigado a se afastar de sua emissora. Ao mesmo tempo em que passou o comando de seu tradicional dominical para a filha, Patrícia Abravanel, o empresário controlou de longe a grade de programação de sua emissora. Silvio sempre foi controverso no comando de seu canal, é verdade, mas a distância parece ter feito a coisa degringolar de vez, fazendo o SBT mergulhar numa crise sem precedentes.

Mas Silvio Santos finalmente está de volta ao Brasil, após suas tradicionais férias em Orlando. E, ao que tudo indica, voltou animado para reassumir suas funções no SBT, e presencialmente. Numa inusitada entrevista ao jornalista Roger Turchetti, do canal Intervenção, Silvio surgiu em excelente forma, revelando (ou não) alguns de seus planos.

Entre as várias boas declarações de Silvio Santos dada na entrevista, está a valiosa informação de que, a partir do dia 16 de maio, muitas mudanças aconteceriam no SBT. E deu uma dica sobre a primeira delas: confessou que o Fofocalizando está ocupando mais tempo do que deveria. Segundo Silvio, não compensa o Fofocalizando ter mais de uma hora de duração, e o vespertino foi estendido sem ele perceber. Ou seja, a primeira das mudanças será a redução do programa de fofocas comandado por Chris Flores.

Atualmente, Fofocalizando ocupa quase duas horas da grade vespertina do SBT. Com a possível redução, abre-se uma lacuna na grade. Ou seja, a programação das tardes do SBT deve passar por novas modificações a partir do tal dia 16 de maio. Mudanças que podem ser bem-vindas, já que o Notícias Impressionantes afundou a emissora e o Casos de Família vive péssima fase. Uma reforma da grade entre meio-dia e 17h não é apenas bem-vinda, como necessária.

Noites

Mas a tarde não é o único problema do SBT atualmente. As noites também carecem de uma maior atenção da emissora. As reprises de novelas infantis na faixa das 21h30 perderam fôlego e deviam ser repensadas, assim como o Programa do Ratinho, que perdeu muito público nos últimos anos. De repente, uma mexida na grade noturna pode ser benéfica.

Ratinho já declarou que gostaria de voltar para a faixa das 21h30. E uma mudança assim até que faz sentido. Na faixa das 22h30, o potencial de público é menor, e a concorrência é maior. Às 21h30, a “única” concorrência de Ratinho seria a novela da nove da Globo. Obviamente, Ratinho não tem chances de passar a novela, mas ele tem boas condições de servir como contraprogramação. Num contexto de novelas bíblicas da Record em baixa e Faustão com dificuldades em decolar, poderia ser interessante.

Assim, Ratinho liberaria a faixa das 22h30 para uma linha de shows mais forte do SBT. A Praça É Nossa, por exemplo, entraria mais cedo e seria bastante beneficiada. Além disso, a emissora tem planos de lançar um reality show de confinamento. A faixa das 22h30 seria a ideal para um programa neste segmento.

Oxigenação dos auditórios

O programa de auditório sempre esteve no DNA do SBT. A emissora, então, devia olhar com mais carinho para o segmento. Semanais de auditório na linha de shows, por exemplo, já funcionaram no passado e poderiam, também, ser uma solução para a grade noturna.

Aos sábados, o Programa Raul Gil se mostra cada vez mais sucateado. A atração do veterano merece uma atenção, ou um chacoalhão. Além disso, a emissora poderia investir em novas contratações, vide o grande número de bons profissionais soltos no mercado. Aliás, o canal agora tem Otaviano Costa, que pode ser aproveitado em projetos maiores, e não apenas realities.

O domingo é o dia que o SBT se dá melhor, mais uma demonstração da força de sua tradição nos auditórios. Celso Portiolli, Eliana e o próprio Silvio Santos comandam programas de assinatura forte e identidade muito bem definida. Além disso, Silvio ainda pretende comandar O Mais Fraco Vai Embora, uma versão do game show britânico Weakest Link. É um bom formato, e que cai como uma luva para Silvio.

Aliás, comandar games pode ser uma boa saída para iniciar a “transição” de Silvio Santos. O apresentador está ótimo, como se viu na entrevista, mas ele, no alto de seus 91 anos de idade, pode precisar diminuir o ritmo. Comandar um game semanal de uma hora, aos moldes de O Mais Fraco Vai Embora, seria uma maneira de poupá-lo e, ao mesmo tempo, mantê-lo no ar.

Chega de Notícias Impressionantes!

Outra atitude urgente que o SBT precisa tomar é acabar com o Notícias Impressionantes, que se tornou um curinga na programação sem nunca dizer a que veio. Uma injeção de ânimo na hora do almoço de segunda a sexta-feira, tardes de sábado e manhãs de domingo se faz necessário.

Séries juvenis sempre funcionaram na hora do almoço e o SBT perde tempo ao não resgatá-las. Um novo programa de variedades aos sábados e desenhos nas manhãs de domingo, sem dúvidas, funcionaria muito melhor que o chato programa de vídeos da internet.

Como se vê, são muitos os desafios nesta volta de Silvio Santos ao SBT. Aguardemos até o dia 16 de maio para conferirmos as prometidas novidades.

Confira a entrevista de Roger Turchetti com Silvio Santos:



André Santana 

30/04/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? O SBT foi a emissora mais penalizada com a pandemia da Covid-19. Não admiro o apresentador Otaviano Costa. Enfim...Veremos o que acontecerá. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade