Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em fase ruim, SBT perde uma de suas maiores audiências

Henry Danger
Foto: divulgação/Nickelodeon

A série Henry Danger, exibida no início das tardes de sábado no SBT, sempre figurou como o programa mais visto da emissora neste dia da semana. No último sábado, 25, por exemplo, a atração emplacou média de 5 pontos no Ibope, à frente do Programa Raul Gil (3,8 pontos) e Bake Off Brasil (4,1). A série é uma produção da Nickelodeon, que ficou no ar entre 2014 e 2020, somando cinco temporadas.

Henry Danger faz parte de um pacote de produções originais da Nick que foi adquirido pelo SBT há alguns anos. Além dele, The Thundermans também fez sucesso na emissora, que já o exibiu nas tardes de sábado e na grade diária, antes do Fofocalizando, fazendo as vezes de “novo Chaves”. O pacote incluía ainda Kenan & Kel, Sullivan & Son, Sam & Cat, O Show da Amanda e o desenho Bob Esponja. 

No entanto, este sucesso já tem data para terminar. De acordo com o site NaTelinha, Henry Danger e The Thundermans deixarão a grade do SBT nos próximos dias, em razão do fim do contrato com a Nickelodeon. Com isso, ainda de acordo com o site, o financeiro da emissora já teria autorizado a aquisição de novas séries para compor a grade de programação. O SBT já iniciou negociações com distribuidores de conteúdo.

A falta de séries é mais uma demonstração da crise que vive o canal de Silvio Santos. Afinal, a emissora sempre teve enlatados como parte fundamental de sua programação. Num passado já distante, contratos com Disney e Warner garantiam séries que abasteciam a grade vespertina, as madrugadas e manhãs de domingo. Mas, com a alta do dólar, tais contratos deixaram de ser vantajosos e a emissora abriu mão deles.

Porém, mesmo assim, o SBT manteve algumas de suas tradições, como a exibição de sitcoms no início da tarde. E a aquisição de produtos da Nickelodeon veio justamente suprir esta lacuna. Henry Danger e The Thundermans nada mais são do que substitutos de Chaves e Chapolin, programas clássicos do SBT na hora do almoço. Ou ainda de comédias como Um Maluco no Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças, que também fizeram muito sucesso no horário.

Sem as séries da Nick, “sobram” Sobrenatural, exibida nas madrugadas de sábado para domingo; e as velharias Rin-Tin-Tin e Lassie, exibidas aos sábados. Ou seja, as comédias infantojuvenis da Nick farão muita falta ao canal, já que elas sempre figuravam entre os programas mais vistos do SBT. É hora de abrir a carteira e buscar coisas novas ao público cativo da emissora.

Atualização: além de Rin-Tin-Tim, Lassie e Sobrenatural, o SBT também exibe The Big Bang Theory, nas madrugadas de sexta para sábado. A lembrança me foi dada por Bruno, comentarista do blog, a quem agradeço!

André Santana

28/09/2021

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Triste ver que praticamente só seriados mais do que cansados e antigos sobraram para o SBT , e os poucos mais recentes são relegados as madrugadas. Só uma correção numa informação do texto , além desses seriados , ainda é exibido pelo SBT a série "The Big Bang Theory'' , mas é num horário totalmente esquecido e só entrou por causa da saida de chaves e outros seriados da televisa , apenas nas madrugadas de sexta para sábado a partir das 4 da manhã , indo até as 6 . Essa é uma série de enorme sucesso e bem recente ainda, merecia um horário melhor no SBT sem dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno! Nossa, por acaso acordei cedão no sábado passado e fiquei justamente assistindo The Big Bang Theory no SBT. Me esqueci, hehehe! Obrigado pela lembrança, já atualizei o texto com a informação. E concordo com você, com esta ausência de séries, o canal podia suprir uma destas lacunas com Big Bang, que é muito boa!

      Excluir
    2. Fico feliz em ajudar colega !!! Realmente big bang é uma série de extremo sucesso q nunca foi muito bem aproveitada pelo SBT, foi exibida apenas 2 vezes fora das madrugadas e por poucos dias, e apesar disso grande parte dos fãs da série (incluindo esse que aqui escreve rsrs) conheceu o seriado atraves das exibições diárias no antigo bloco ''tele seriados'' exibido no início das madrugadas do SBT , merecia pelo menos uma exibição nos sábados após o Raul Gil.É o única carta na manga que o SBT poderia realmente usar , pois Big Bang além de ser recente, tem uma quantidade grande de episódios e um estilo que atingiria um público maior ( Lassie e Rin tin tin já estão muito datadas e envelheceram mal , já Sobrenatural é mais segmentada e por ser de horror se obriga a ficar em horários mais tarde).

      Excluir
  2. Vai ser ruim para o SBT, mas a Viacon perde com essa estratégia. O SBT é uma boa vitrine para as séries poderia servir de chamariz para as pessoas as buscarem no serviço deles. Cabe ao SBT agora buscar séries ao menos duas séries com pegada comédia juvenil para substituí-las já que o público da emissora sempre prestigia este tipo de série.

    ResponderExcluir

Publicidade