Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com fim de "Os Mutantes", Record exclui uma faixa de novelas

Quem esperava rever na íntegra a famigerada “trilogia dos Mutantes” da Record ficará a ver navios. Isso porque a emissora não vai exibir Promessas de Amor, a terceira novela baseada no universo das criaturas criadas por Tiago Santiago. Ao final de Os Mutantes – Caminhos do Coração, a emissora extinguirá uma de suas faixas de reprises de novela vespertinas, ocupando o horário com um prolongamento do Balanço Geral e um capítulo maior de Escrava Mãe.

Segundo o site Notícias da TV, a ideia é aproveitar um pouco mais do sucesso de A Hora da Venenosa, que encerra o Balanço Geral. Como o horário político mudou a programação da Globo, fazendo a Sessão da Tarde começar mais cedo, o quadro de fofocas voltou a se destacar na audiência. Assim, a atração ganhará mais uns minutinhos para tentar segurar o público. É uma estratégia válida, embora eu ache estranho o Balanço Geral ser tão enorme.

Porém, o maior acerto na nova estratégia é justamente eliminar uma das novelas da tarde, que sempre se mostrou um exagero. Desde que a emissora pôs fim ao Programa da Tarde e passou a reapresentar novelas, havia a desconfiança de que o acervo da Record não sustentaria as duas faixas por tanto tempo. Tanto que até a escolha de Dona Xepa para abrir um dos horários se mostrou como um sinal de não havia tantos títulos relevantes para reprises, afinal Dona Xepa foi um belo fiasco em sua exibição original (e em sua reprise também).

Mesmo assim, aos poucos, a Record conseguiu manter sua faixa de reprises, algo que sempre tentou, mas poucas vezes funcionou. O retorno de tramas como Prova de Amor, Bela, a Feia e A Escrava Isaura renderam índices de audiência bastante satisfatórios. Além disso, as reprises serviram também para fazer justiça a algumas novelas que andavam esquecidas e mereciam retornar, como Ribeirão do Tempo e Vidas em Jogo

Mas as grandes novelas da fase áurea da Record já foram todas reprisadas. Há ainda algumas produções engavetadas, como Cidadão Brasileiro ou Poder Paralelo. Mas poucas para manter duas faixas vespertinas, ainda mais se levarmos em consideração que a pandemia obrigou o canal a exibir reprises no horário nobre também. A emissora fará um melhor uso de seu acervo ao manter apenas uma novela à tarde. 

Ah, e o canal também acerta ao não reapresentar Promessas de Amor, que foi um grande equívoco. A terceira parte da saga dos mutantes foi uma tentativa completamente equivocada de retomar o folhetim romântico, que foi abandonado em Os Mutantes, que era 100% fantasia tresloucada. Assim, em Promessas de Amor, as criaturas poderosas dividiam espaço com o romance açucarado de Sofia (Renata Dominguez) e Amadeus (Luciano Szafir). Mas Tiago Santiago não soube unir bem o romance com a ficção científica, fazendo uma história um tanto esquizofrênica. Ao ponto de fazer um último capítulo surreal, com um sequestro da mocinha acontecendo, enquanto o mundo estava praticamente acabando com um ataque alienígena. Parecia duas novelas diferentes exibidas simultaneamente. 

André Santana

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Acho que foi bem acertada a decisão da Record em colocar apenas 1 novela para reprisar durante à tarde, pois assim não "queimará cartucho" muito cedo , já que grandes títulos já foram reprisados, e as novelas bíblicas estão ficando para o horário nobre, tem mais umas poucas novelas ainda que caberiam no horário como Balacobaco, Belaventura,Vitória e Chamas da Vida. Vidas Opostas seria inviável, e a Record sempre prefere "engavetar e esquecer" todas as novelas que fez antes de "Escrava Isaura", apenas o q foi feito depois é lembrado , com uma exceção de "Louca Paixão" , reprisada em 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Bruno! A Record tem um acervo pequeno demais para manter dois Vale a Pena Ver de Novo.

      Excluir
  2. Imaginem se dá a Louca na Record e eles exibem Metamorfoses ou Máscaras kkkkk.
    Mas é sábia a decisão de manter só uma faixa, torço mesmo que em uma versão bem editada Vidas Opostas ou Pecado Mortal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vidas Opostas e Pecado Mortal estão entre as minhas novelas preferidas!

      Excluir
  3. Realmente duas reprises de novelas "mais ou menos" não dá, apesar que essa Promessa de Amor eu vi quase nada, ali ninguém aguentava mais os mutantes kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? A Record deveria exibir a continuidade da trilogia...Respeito ao público que assiste à novela. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Sim, faltou respeito ao público mesmo. Promessas é muito, muito ruim, mas... ao menos dá um desfecho à saga. Poderiam exibir um compacto de uma semana, né? Abraço!

      Excluir
  5. Estranhei q7e nao teve post de final de semana 😰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Eu estava trabalhando, então o post de sábado migrou para segunda, hehe! Eu tardo mas não falho!

      Excluir

Publicidade