Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo retoma "Encontro com Fátima Bernardes"

Como uma das providências para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus, a Globo suspendeu a produção de seus programas de entretenimento. Nesta leva, os três diários da emissora, Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e Se Joga, estão fora do ar há algum tempo. Foram substituídos por jornalismo, com o provisório Combate ao Coronavírus e o “espichamento” do Bom Dia Brasil e do Jornal Hoje.

No entanto, a emissora retomará o Encontro com Fátima Bernardes na semana que vem. O matinal voltará ao ar, dividindo as manhãs com Combate ao Coronavírus, e trazendo de volta a apresentadora. Além dela, Ana Maria Braga também voltará ao vídeo, mas de uma maneira diferente: o Encontro passará a apresentar receitas ensinadas pela apresentadora do Mais Você.

Ainda segundo o UOL, o Encontro retornará com adaptações. Fátima receberá apenas um convidado no estúdio, que não terá plateia. Ela passará a comandar entrevistas com personalidades por meio de videoconferências, com muitos lives e skypes. Ou seja, a Globo se renderá a uma manobra que se mostrou acertada em outros canais, como a Band, por exemplo. A emissora dos Saad manteve seus programas ao vivo, com apresentadores em suas casas e muitas entrevistas à distância. E tem funcionado muito bem.

E isso é bom para a programação da Globo e seus espectadores. Sim, é preciso manter a cautela neste momento complicado. Porém, tomando os devidos cuidados, é sempre bom notar que o canal voltará a ampliar, um pouco que seja, a programação de entretenimento. Afinal, o público que está em casa de quarentena merece relaxar um pouco e dar um tempo de tantas notícias ruins. O Encontro, claro, também deve abordar o tema, mas já é alguma coisa diferente.

Além disso, foi uma boa ideia incluir Ana Maria Braga nesta retomada do Encontro. O Mais Você não deve voltar tão cedo, já que Ana está no grupo de risco ao covid-19 e se trata de um câncer. Sendo assim, mostrar as receitas dela se mostra uma boa solução para mantê-la no vídeo. Figura querida, Ana merece ter um espaço. E a apresentadora promete entrar ao vivo, direto de sua casa. Bacana!

Mas… e o Se Joga? Bom, segundo Flavio Ricco, há uma movimentação na emissora para trazer a atração de volta. Claro, se retornar, será sem plateia e com um rodízio entre seus apresentadores. A ideia seria repercutir a final do Big Brother Brasil, que terminará no dia 27 de abril. No entanto, é fato que o esticamento do Jornal Hoje fez bem à Globo, que se viu retomando a liderança no horário do Se Joga, que costumava perder para a Record. Seria um sinal de que o público do horário prefere jornalismo? Ou se trata do contexto atual, no qual a demanda por informação aumenta? Algo a se pensar.

André Santana

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Jornal hoje pode fivar esticado deixa o se joga pra la messe momento

    ResponderExcluir
  2. O programa da Fátima volta também porque chega uma hora não tem muito mais o que dizer sobre a pandemia e também por questões comerciais certamente. É interessante a situação da Fátima; sofre uma patrulha nas redes sociais contra o programa dela, mas ainda se mantém como um programa com audiência razoável para o horário. Certamente a Ana Maria Braga sofre menos rejeição e por isso a Globo bolou essa participação dela o que trará mais atenção ao programa.

    Sobre o Jornal Hoje eu sempre disse quando comentei aqui que seria a melhor saída para a Globo no horário; poderiam inverter o Globo Esporte com o Jornal local e manter isso daqui pra frente. O Se Joga é um desastre não tem de voltar, no máximo tem de voltar como edição semanal de sábado (ou então voltar o Vídeo Show). Pra combater jornalismo sensacionalista, a melhor saída é jornalismo sério e com credibilidade, o que a Globo passa no horário ao manter o JH mais espichado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Alexandre! Os sites, inclusive, já mostraram que o programa Combate ao Coronavírus já perdeu bastante audiência, por isso a Fátima está voltando. E é natural que, depois de um tempo, o público vá perdendo o interesse por uma cobertura assim, tão presente. A Globo faz bem em retomar, na medida do possível, seus programas de entretenimento.

      Excluir
    2. A gmpbo nao e boa com gamea shows a nao ser com ser comseua programas de sempre ...umprovrama a la fantástico seroa mais interessante a tarde

      Excluir
    3. Sim, uma coisa meio Tudo a Ver misturado com Estúdio I, né? Eu assistiria!

      Excluir

Publicidade