Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Tendência: Globo transforma programas em quadros

"Aguardando uns merchans
pra ganhar uns troco..."

Na manhã de ontem, 08, a Globo lançou sua nova grade matinal, com os novos horários do Mais Você e do Encontro com Fátima Bernardes. Agora, Ana Maria Braga ocupa a faixa entre 9h e 10h30, enquanto Fátima apresenta seu programa das 10h30 ao meio-dia. “Coladinho”, como diria o SBT naquelas chamadas cafonas dos tempos do Domingo Legal com Gugu. Com a mudança, o esperado aconteceu: Bem Estar deixou a grade da emissora.

O fim do Bem Estar era tragédia anunciada. O programa sobre vida saudável nunca foi lá muito bom de audiência, e costumava “atravancar” a grade matinal da Globo. Isso porque a atração recebia uma audiência considerável de Ana Maria Braga, mas derrubava os índices e entregava em baixa para Fátima Bernardes. Mas Bem Estar ganhou sobrevida no fim do ano passado, quando deixou o guarda-chuva do jornalismo e passou para o entretenimento, abrindo a possibilidade de merchandising. Porém, as saídas de Fernando Rocha e Mariana Ferrão enterraram de vez o programa.

No entanto, o programa não morreu de vez. Ele foi transformado no Bem Estar no Encontro, um quadro diário exibido dentro do programa de Fátima Bernardes. Agora, Michelle Loreto (que assumiu o programa depois da saída da dupla titular) interage com Fátima Bernardes, direto de São Paulo, onde recebe especialistas para tratar da pauta do dia. Com a mudança, Bem Estar ficou menor e “conversa” com a plateia e os convidados de Fátima.

Na prática, ficou bem esquisito. Se é para falar de saúde no programa da Fátima, não era mais fácil a própria Fátima receber o especialista no estúdio e conversar com ele? Ter um quadro feito numa outra cidade, com uma outra apresentadora, mas que interage no palco do Encontro, não faz muito sentido. Ficaria mais harmônico se tudo acontecesse na arena comandada por Fátima. Sem falar que ficaria mais barato, não? Do jeito que está, Bem Estar é quase um programa dentro do programa.

Mas, ao que parece, dar sobrevida aos programas dentro de outros programas é uma tendência na Globo. Afinal, desde o fim do Vídeo Show, os matinais da emissora exibem o Momento Vídeo Show, com matérias sobre os bastidores da emissora. Na maior parte das vezes, o Momento Vídeo Show é exibido dentro do Mais Você. E não fica tão estranho como ficou o Bem Estar, já que se trata de matérias que combinam com as variedades apresentadas por Ana Maria Braga. Ficaria estranho se o Momento Vídeo Show fosse apresentado por Sophia Abrahão, de outro estúdio, interagindo com Ana Maria, não é? Pois foi isso que fizeram com o Bem Estar no Encontro. Vamos ver quanto tempo dura.

André Santana

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Pra que cancelar algo que vai continuar sendo exibido de maneira pior?? Afff!

    André, que tal falar das novelas juvenis da Band no quadro Memória da TV? Elas fizeram algum barulho e poderiam render um post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sugestão, Mister Ed! Vamos falar sobre isso em algum momento. Obrigado!

      Excluir
  2. Ainda me parece muito claro que o Vídeo Show caberia tranquilamente no sábado à tarde, com um programa mais bem produzido e sem tanta forçada de barra para que ex-BBBs apresentassem...Mas, se preferem reduzir uma marca tão tradicional...

    Essa coisa de dois estúdios existe também na Globo News naquele jornal das 10 da manhã; ali até ainda faz mais sentido, mas de todo jeito também penso na questão de economia,rs...Dá pra fazer o mesmo jornal em um estúdio só, assim como nesse caso do Bem Estar, que eu achava até um programa simpático, mas pode até caber realmente como um quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, um Vídeo Show semanal com Angélica na apresentação parecia uma saída tão mais digna para o programa! A Globo mataria vários coelhos com uma paulada só (tadinhos deles!): colocaria algo relevante no sábado à tarde, cujos projetos atuais são bem chatos; daria algum destino à Angélica, que parece não conseguir sair nunca desta geladeira; e manteria no ar a marca Vídeo Show, que se fosse exibido uma vez por semana teria assunto de sobra e mais tempo de preparação, o que, sem dúvidas, o tornaria mais interessante do que sua versão diária.

      Excluir
    2. Falta alguém passar essa sugestão a dona Globo. ..mas parece que mexeram tanto no vídeo show que desistiram de vez do programa que ao meu ver ainda faz falta...aobde veria o making off das novelas e programas. .Angelina teria tudo a ver com o formato pois apresentou um programa parecido por anos o Estrela..aliás o Estrelas com o vídeo show abrangendo não so Globo como a programação da globosat tambem serua legal..ainda divulgaria seus canaus a cabo como Multishow e GNT...faria sucesso na minha opiniao

      Excluir
  3. Eae André. Entendo que a Globo parece perdida sobre algumas decisões, o Video Show não teve substituição, programa da Angélica abortado e programas virando quadros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcelo, a Globo entrou numa fase mais cautelosa. As novidades estão sendo muitíssimo bem estudadas antes de saírem do papel.

      Excluir
  4. Pode parecer loucura minha ,ou não kkk
    Mais acho que um dia a rede globo volta com vídeo show ,numa versão semanal e em temporadas
    O que me leva a pensar isso é que o programa tradicional não teve uma despedida digna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria super legal! Um Vídeo Show de temporada poderia revezar com o Tá Brincando e SóTocaTop nas tardes de sábado (aliás, SóTocaTop o ano todo me parece uma ideia tão errada... passado um mês, o programa já enjoa).

      Excluir
    2. Em epica de YouTube programas de shows não fazem sentido a não ser se fosse temático de um género tipo semana do pop,do samba,sertanejo histórias dos artistas etc

      Excluir

Publicidade