Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

História da TV: "Sãos & Salvos!", a série ecológica e cartunesca da TV Cultura

Vera Zimmermann e Tuca Andrada
em "Sãos & Salvos!"

Em agosto de 2000, a TV Cultura de São Paulo estreava uma nova série juvenil cheia de criatividade e boas intenções. No tarde daquela segunda-feira, 07 de agosto, a emissora lançava Sãos & Salvos!, uma produção que narrava a vida de um grupo de jovens que habitava uma ilha paradisíaca, onde defendiam a ecologia de todo tipo de perigo.

A série começa quando Carlinha (Vera Zimmermann) e suas irmãs Soninha (Estrela Strauss) e Marina (Samantha Monteiro) decidem deixar para traz uma vida de dondocas e se mudam de mala e cuia para a ilha. Ali, passam a conviver com tipos como Pedrão (Caco Nolasco), Colete (Rui Minharro), Gostosona (Luciene Adami) e Seu Rony (José Rubens Chachá), entre outros. A turma vive e se diverte em meio à natureza, praticando esportes e respeitando o meio ambiente, vivendo aventuras que eram narradas por Kiko (Tuca Andrada), o DJ da rádio local, que sempre recebia convidados em seu estúdio. Carlinha sempre conversava com sua mãe, Madame Kiki (voz de Beatriz Segall), por meio de videochamadas.

Sãos & Salvos! chamava a atenção pelo visual inusitado. Como a concepção do figurino dos personagens e da cenografia eram dos cartunistas Angeli e Adão Iturrusgarai, todo o visual da série emulava uma tira de história em quadrinhos. Assim, os personagens surgiam todos com perucas coloridas, que não eram feitas com cabelos, e sim de material maciço. Os cenários também eram todos coloridos e surreais, com objetos e móveis com contornos pretos, que imitavam o traço de um cartoon. A cereja do bolo era Madame Kiki, personagem feita em animação, com o visual das famosas personagens de tirinhas assinadas por Adão.

A produção tinha grife. O figurino era assinado por Marcelo Sommer, enquanto a trilha sonora incluía nomes como Paralamas do Sucesso (responsáveis pelo tema de abertura), Jorge Ben Jor, Otto, Charlie Brown Jr., Rumbora e o grupo Rappa. No elenco fixo, como já citado, estavam Vera Zimmermann, Samantha Monteiro (antes de se tornar Samantha Dalsoglio), Luciene Adami, Tuca Andrada e José Rubens Chachá, além da luxuosa participação de Beatriz Segall, a voz de Madame Kiki. Sãos & Salvos! também contou com as participações especiais de Gastão Moreira, Bianca Byington, Angela Dip, Marcelo Mansfield, Yara Janra e Oscar Magrini. Teve os roteiros escritos por Nélio Abbade e foi dirigido por Renata Neves.

Sãos & Salvos! era uma coprodução da TV Cultura com a produtora independente "A" Filmes. Foi lançado em meio a um pacote de novidades da emissora, que reformulava sua grade e apostava bastante no público jovem. Sãos & Salvos!, então, estreou logo depois da estreia de RG, uma espécie de Programa Livre que era apresentado por Soninha Francine de segunda a sexta, às 16h30. Já a série ia ao ar às segundas-feiras, às 17h30, com reprise no sábado, 14h30. Outras novidades daquela leva são Provocações, Movix e Expedições.

Infelizmente, Sãos & Salvos! passou em brancas nuvens na programação da TV Cultura. Uma pena, se considerarmos que era uma série bastante inventiva e divertida. Assim, teve apenas uma temporada, com 13 episódios, que foram exibidos até 05 de maio de 2001.



André Santana

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Não me recordo dessa série mas tenho boas lembranças das produções da TV Cultura. Uma pena a emissora não ter mais a relevância de outrora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mister Ed. Infelizmente, a TV Cultura sucumbiu diante de direções equivocadas, que sucatearam a emissora.

      Excluir
  2. Eae André. Não me lembro desse seriado, e olha que nesta época assistia TV Cultura. Sobre os clássicos da emissora, eu queria saber porque o canal Rá Tim Bum não exibe o Castelo Rá Tim Bum e nem o Rá Tim Bum mesmo sendo reprisados episódios de Mundo da lua e X-Tudo. Curioso né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, acho que só eu lembro de Sãos & Salvos, kkkk! Eu adorava, porque achava muito original o visual baseado em HQ's. Mas a série passou em branco mesmo, o pessoal não comprou a ideia. Realmente, também não entendo a TV Rá Tim Bum só reprisar X-Tudo e Mundo da Lua. Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e até a Ilha Rá-Tim-Bum mereciam figurar na programação do canal.

      Excluir
    2. Eu amava essa série, procuro por episódios mais não acho.Uma pena mesmo :)

      Excluir
  3. Eu amava esse programa e hoje descobri que a TVE lançou um canal no Youtube e tem uma parte dele, o primeiro EP. Vamos aguardar eles compartilharem todos!

    ResponderExcluir
  4. Eu amava esse programa! S2

    ResponderExcluir

Publicidade