Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Hoje Em Dia" está com apresentadores "sobrando"

"Somos os mais bem pagos
leitores de teleprompter!"

O matinal Hoje Em Dia, da Record, tem atualmente quatro apresentadores. César Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro comandam a revista eletrônica que está no ar desde 2005. No entanto, na atual fase, o programa está essencialmente jornalístico, tendo seu tempo de arte quase todo tomado por reportagens. Sendo assim, não precisava de tanta gente em cena.

Hoje Em Dia já é aberto com um bloco de notícias que ocupa praticamente metade do programa, que tem menos de duas horas no ar. César Filho comanda o bloco, que reúne matérias de diversos jornalísticos da Record. Sozinho em cena, o apresentador repete o trabalho que já desenvolvia no SBT, onde ancorava o Notícias da Manhã.

Quando Renata, Ana e Ticiane entram em cena, o conteúdo do Hoje Em Dia muda para matérias de comportamento e entretenimento. As mulheres do programa, então, dividem as “cabeças”, chamando reportagens diversas. De vez em quando, uma pauta é desenvolvida ao vivo no palco. Mas bem de vez em quando. Ou seja, se o Hoje Em Dia atual é quase todo formado por reportagens, não há a necessidade de tanta gente em cena. Uma dupla já resolveria a atração.

Do jeito que está, o Hoje Em Dia também não explora os talentos individuais de seus apresentadores. Apenas César Filho, com experiência de sobra em apresentações de jornalísticos, parece fazer sentido ali. Renata Alves tem alma de repórter, enquanto Ana e Ticiane são boas no palco, comandando pautas que têm a ver com seus universos. E elas não têm feito isso.

O Hoje Em Dia nasceu da ideia de ser uma revista eletrônica com diferentes apresentadores, que seriam “especialistas” nas pautas que comandariam. Britto Jr, Ana Hickmann e Edu Guedes foram os primeiros comandantes, e cada um cuidava de um segmento: Britto, jornalista, trazia as notícias; Ana, modelo, ficava com pautas de moda e comportamento; e Edu, culinarista, cuidava da cozinha. Mesmo quando trocaram os apresentadores, a essência se manteve por muitos anos. Mas, atualmente, tal divisão não está clara. O que significa que o Hoje Em Dia perdeu sua característica original. O programa que já foi tão copiado pela concorrência agora parece viver uma crise de identidade.

ESTOU DE VOLTA! Desculpem o sumiço nesta semana. Precisei viajar e acabei me ausentando do blog mais tempo do que gostaria. Amanhã, 23, e na próxima semana, tudo volta ao normal por aqui.

André Santana

Postar um comentário

5 Comentários

  1. O programa está bem chato! No início eu gostava de assistir, mas hoje não tenho mais paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hoje Em Dia também não me interessa como já me interessou um dia, Felipa!

      Excluir
  2. Quando foi lançado em 2005 o Hoje em Dia foi uma inovação nas manhãs da TV brasileira, mas com o tempo se perdeu e eu acho exagerado tanto apresentador, da mesma forma o Esporte Fantástico e o Domingo Espetacular também é exagerado, pra quê tanto apresentador? Só mesmo a Record pra explicar o exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, Kleber! Parece que não sabem o que fazer com tanta gente e colocam todo mundo no ar.

      Excluir
  3. Dois pontos: saudades do hoje em dia 'raiz'.
    Saudades do César Filho no Notícias da manhã. Queria ele de volta ao sbt!
    Hoje, passo longe daquela dupla horrenda do 'primeiro impacto'.

    ResponderExcluir

Publicidade