Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Troféu Santa Clara 2017: dez anos escolhendo o pior da TV!

Pelo décimo ano consecutivo, o TELE-VISÃO promove o Troféu Santa Clara, uma crítica bem humorada sobre a programação da televisão brasileira que celebra o Dia de Santa Clara, 11 de agosto, considerado o dia da TV. Mais uma vez, um júri formado por jornalistas e blogueiros especializados em televisão se reuniram e votaram, em 15 categorias, os nomes, programas e situações que consideram o pior da TV. Participam do corpo de jurados neste ano: Augusto Vale (O Novelão), Augusto Renosto (TVPédia Brasil), Endrigo Annyston (Cena Aberta), Fabio Garcia (Coisas de TV), Fabio Maksymczuk (Fabio TV), Guilherme Beraldo (Portal 4), Isaac dos Santos (Posso Contar Contigo?), Jefferson Balbino (No Mundo dos Famosos), João Paulo Reis (Observatório da Televisão), Jurandir Dalcin (Jurandir Dalcin Comenta), Kleber Nunnes (Blog de Knunnes), Rodrigo Albuquerque (Errei na TV) e André Santana (TELE-VISÃO). Vamos aos resultados:

Pior novela: “A Lei do Amor”

A aguardada estreia de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari revelou-se uma grande decepção. A Lei do Amor sofreu com um emaranhado de histórias sem graça e uma frustrante tentativa de reverter a rejeição, que fez a novela piorar. 5 votos.

Fabio Maksymczuk - A novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari apresentou seríssimos problemas na construção do enredo. A trama conseguiu a proeza de ser uma das piores já produzidas pela emissora na faixa das nove. A disputa é árdua com Babilônia e A Regra do Jogo. A Lei do Amor trouxe absolutamente nada ao telespectador.

Isaac dos Santos - Texto piegas, algumas interpretações equivocadas. A interferência da direção de teledramaturgia pode ter controlado a queda e até aumentado a audiência, porém serviu também para bagunçar as tramas originais, causando um efeito Frankenstein.

Foram lembradas: Sol Nascente (4 votos), O Rico e Lázaro (1 voto), , Pega Pega (1 voto), A Terra Prometida (1 voto), novelas bíblicas em geral (1 voto).

Pior ator: Fiuk (Ruy em “A Força do Querer”)

O filho de Fábio Jr simplesmente não convence como um dos protagonistas da trama de Gloria Perez. Inexpressivo, o rapaz encara cenas dramáticas com a mesma passividade das cenas amenas. 6 votos.

Endrigo Annyston - É difícil acreditar que a Globo tenha escalado alguém tão inexpressivo para ser protagonista de A Força do Querer.

João Paulo Reis - Não faz jus ao título de protagonista da novela mais importante da Rede Globo atualmente. O ator infelizmente não segura uma cena que exija dele um pouco mais de emoção.

Foram lembrados: José Mayer (2), Rodrigo Lombardi (1), Rodrigo Simas (1), Bernardo Velasco (1), Mateus Solano (1).

Pior atriz: Camila Queiroz (Luiza em “Pega Pega”)

A revelação de 2015 como a ótima Angel de Verdades Secretas conseguiu passar pela prova dos nove ao emplacar um segundo personagem, a Mafalda de Eta Mundo Bom!. Porém, em Pega Pega, Camila Queiroz não convence como a mocinha contemporânea e carioca. Não é culpa totalmente da atriz, já que o texto fraco da novela não ajuda muito. 4 votos.

Jurandir Dalcin - O problema talvez não seja a atriz, mas em Pega Pega, Camila não consegue passar a verdade que suas personagens anteriores passaram, deixando muito a desejar e se tornando uma das piores protagonistas dos últimos anos.

Foram lembradas: Claudia Abreu (1), Dani Gondim (1), Nathalia Dill (1), Rayanne Moraes (1), Maria Joana (1), atrizes de novelas bíblicas da Record (1).

Pior apresentador: Sérgio Marone

O vilão de Os Dez Mandamentos quer porque quer se tornar apresentador da Record. Entretanto, não foi nada bem nas oportunidades que lhe foram dadas, seja no especial Família Record, seja cobrindo férias no Hoje Em Dia. Atualmente como coapresentador do Dancing Brasil, Sérgio Marone segue inexpressivo e um tanto robótico, mostrando-se ainda bastante despreparado para a função. 3 votos.

Endrigo Annyston - Canastrão como ator, é um robô enquanto apresentador. Não sobrevive sem fichas e o TP.

Isaac dos Santos - Não é um bom ator, mas dependendo do personagem, não compromete a obra. Já como apresentador, não tem domínio, falta espontaneidade. A direção da Record quer nos forçar a comprar a ideia do galã de microfone na mão. Um equívoco! 

Foram lembrados: Marcão do Povo (2), Dudu Camargo (2), Geraldo Luís (2), Rodrigo Faro (1), Silvio Santos (1), Roberto Justus (1), Fausto Silva (1).

Pior apresentadora: Daniela Albuquerque

Sem nenhum traquejo ou carisma, Daniela Albuquerque segue, sem sucesso, tentando emplacar como apresentadora. À frente do inacreditável Sensacional, ela nos faz crer que o conselho do Toddynho não foi dos melhores. 5 votos.

Fabio Garcia - Como se não bastasse ter zero de carisma, a única vez que seu programa virou assunto nas redes foi para comentar o quão ridícula ela fazia as cenas musicais do Sensacional.

João Paulo Reis - Falta sensibilidade, falta técnica, falta naturalidade e principalmente falta carisma.

Jefferson Balbino - Daniela Albuquerque, pois não tem carisma, é artificial e está tirando a vaga de tantas apresentadoras/jornalistas com muito mais credibilidade que ela.

Foram lembradas: Rebeca Abravanel (3), Sílvia Abravanel (1), Mara Maravilha (1), Sonia Abrão (1), Patrícia Abravanel (1), Sophia Abrahão (1).

Pior programa humorístico: “Pânico na Band”

Já faz tempo que o Pânico na Band tornou-se inexpressivo. Sem rumo, a atração vê seu Ibope cair ao mesmo tempo em que aposta em quadros cada vez mais bobos e sem graça. Aquelas brincadeiras de moleque já não empolgam mais ninguém. 5 votos.

Fabio Maksymczuk - Pânico na Band continua ladeira abaixo na guerra dominical. Perde agora até do Encrenca, da RedeTV. O humorístico enfrenta contínuo processo de desgaste com a perda de identidade. O imbróglio que envolveu Dudu Camargo neste ano simboliza tal percepção. Aposta na baixaria para tentar alguns décimos nos índices de audiência. Sem sucesso. Perdeu o rumo.

Kleber Nunes - O programa decaiu de vez e perde praticamente toda semana pro Encrenca que por sua vez só tem conteúdo da internet pra ser exibido. O humor inovador de 10 anos atrás parou no tempo.

Augusto Vale - O Pânico não tem nenhuma pretensão em ser um bom programa humorístico, a gente é que espera demais dele. Só isso explica.

Foram lembrados: Adnight (3), Planeta B (2), Zorra (1), Encrenca (1).

Pior locutor esportivo: Galvão Bueno

Galvão Bueno já tem tantos troféus acumulados na estante, que vai precisar de uma casa nova para abrigar tantas estatuetas. E o motivo todo mundo já conhece: Galvão é ufanista ao extremo, e quer ser locutor e comentarista ao mesmo tempo. Ninguém merece! 8 votos.

Augusto Renosto - Apesar de ter nos emocionado durante a cobertura do velório dos jogadores da Chapecoense, Galvão continua irritante com seu também irritante puxa-saquismo ao menino Neymar.

Foram lembrados: José Luiz Datena (1), Alex Escobar (1), André Henning (1).

Pior programa jornalístico: “Primeiro Impacto”

O jornal matinal do SBT mandou muito mal ao trocar duas profissionais do quilate de Joyce Ribeiro e Karyn Bravo por duas figuras tão bizarras e controversas quanto Dudu Camargo e Marcão do Povo. Enquanto o primeiro dança e faz strip tease, o segundo grita mais do que deveria. Como ter um bom dia depois disso? 5 votos.

Fabio Garcia - O que dizer de um programa jornalístico que emprega Dudu Camargo e o apresentador demitido da Record por comentário racista?

Augusto Renosto - O jornalismo do SBT ao invés de dar a notícia, se presta a ser a notícia. Um noticiário antes tradicional virou um show de horrores comandado por um adolescente metido que queima a própria carreira antes dela começar e um falastrão que berra feito um desequilibrado. Ambos acham que estão arrasando com suas dancinhas constrangedoras e parte do público aplaude o espetáculo.

Foram lembrados: Cidade Alerta (2), Brasil Urgente (2), Domingo Espetacular (2), Jornal da Noite (1), Jornal Nacional (1).

Pior programa infantil: “Bom Dia & Companhia”

Um dos últimos (e o mais antigo) infantil da televisão aberta brasileira, o programa apresentado por Silvia Abravanel sofre com a falta de investimentos. Desenhos reprisados, jogos batidos e uma apresentadora que não é lá muito carismática (além de ser adepta do linguajar “tatibitate” irritante) fazem do Bom Dia e Cia o pior infantil. 5 votos.

Rodrigo Albuquerque - Sorteios bobos e desnecessários.

Jefferson Balbino - Podem me julgar, mas eu acho banal, para não dizer péssimo o Bom Dia e Cia. A Silvia Abravanel é uma pessoa querida, mas como o próprio pai dela disse numa entrevista para o Pânico na Band: “Ela não tem carisma”. Programa infantil para ser bom tem que ter a mesma fórmula dos programas infantis dos anos 1990: plateia repleta de criança.

Foram lembrados: Mundo Disney (3), Programa Show Marques (1).

Pior programa de variedades: “A Tarde É Sua”, “Fofocalizando” e “Melhor pra Você

Três programas dividem o prêmio em 2017, pra você ver como estamos mal de programa de variedades! A Tarde É Sua dá sono com sua roda da fofoca repleta de comentários chapa-branca. Enquanto isso, Fofocalizando irrita com notícias velhas e apresentadores falastrões. Já as manhãs da RedeTV sofrem com o Melhor pra Você e sua falta de ideias. 2 votos cada.

Augusto Renosto - “A Tarde é Sônia” só se for. Por que o programa se resume a isso, Sônia atacando ou defendendo algo como a dona da razão e os colaboradores que servem pra debater não debatem nada, pois precisam concordar com ela. Se não concordam com algo, ela já parte pra cima. E dá-lhe caminhada pra fazer merchan.

Endrigo Annyston - Fofocalizando. Uma bagunça que o SBT chama de programa e até hoje só repercute negativamente.

Fabio Maksymczuk - O Melhor Pra Você não conseguiu marcar uma identidade própria. É muito igual aos correlatos. Na realidade, a atração da RedeTV é um retalho de tudo o que o telespectador já assistiu.

Foram lembrados: Bem Estar (1), Encontro com Fátima Bernardes (1), Pânico na Band (1), Hoje em Dia (1), Superpop (1), Vídeo Show (1).

Pior programa de auditório: “Domingo Show”

O programa de Geraldo Luís sempre começa com sua música-tema de abertura, cujo primeiro verso é “domingo é um dia de alegria”. Pois a única alegria da atração é a música, já que o programa sobrevive contando histórias chorosas e espetacularizando a desgraça alheia. Domingo deprimente. 3 votos.

Fabio Garcia - Por que ele ainda é exibido? Sensacionalismo puro.

Foram lembrados: Sensacional (2), Hora do Faro (2), Programa Silvio Santos (1), João Kleber Show (1), Sabadão com Celso Portiolli (1), Gugu (1), Prêmio Multishow de Humor (1).

Pior reality show: “A Casa”

A Record se esforçou para trazer o pior reality show do mundo. A Casa é um amontoado de gente vivendo grudada e sem qualquer condição de alimentação e higiene. Ou seja, é fazer do que o ser humano tem de pior um show. Um horror! 6 votos.

Jefferson Balbino - Se o Big Brother Brasil já é péssimo, imagina um formato semelhante, porém, mil vezes pior. Não sei como existe no mundo pessoas dispostas a se sujeitarem a tais situações... Lamentável!

Rodrigo Albuquerque -  A ideia é boa, só que executada de forma amadora, valeria uma nova edição com um maior investimento.

Foram lembrados: Big Brother Brasil (4), The Voice (1), À Primeira Vista (1), Deu Match! (1).

Pior série: “Vade Retro”

A volta de Alexandre Machado e Fernanda Young à linha de shows da Globo após a malfadada O Dentista Mascarado não agradou. A série com Tony Ramos e Monica Iozzi não disse a que veio. 6 votos.

João Paulo Reis - Para vender o produto, a Globo sempre utiliza os nomes de Alexandre Machado e Fernanda Young remetendo a Os Normais, mas o casal de roteiristas só consegue fazer rir ao retratar o cotidiano, todas as demais investidas não deram certo.

Kleber Nunes - A série é tão sem graça que nem valeu a pena acompanhar. Uma pena o talento do Tony Ramos sendo desperdiçado numa série que não valeu a pena rir e nem mesmo a Monica Iozzi se salvou.

Foram lembrados: A Vila (3), Os Dias Eram Assim (3), Sem Volta (1).

Fiasco do ano: Simba Content

Record, SBT e RedeTV se uniram para a criação da Simba, join-venture que passou a negociar valores para que as operadoras de TV paga remunerassem seus sinais digitais. Com o desligamento do sinal analógico em praças importantes, como a capital de São Paulo, e sem acordo com as operadoras, a Simba fez uma pressão agressiva e retirou seus canais da TV paga, esperando que o público pressionasse as operadoras. Porém, sem estes canais, a vidinha das operadoras continuou praticamente intacta, enquanto as emissoras viram sua audiência despencar. 4 votos.

Fabio Maksymczuk - O tiro saiu pela culatra. As operadoras não aceitaram remunerar Record, SBT e RedeTV. Mais de 60 milhões de reais de prejuízo como consequência de decisão equivocada dos executivos trapalhões. TV Globo agradece.

Kleber Nunes - As três emissoras compraram briga com as operadoras e acabaram se dando mal em matéria de audiência e o telespectador da TV a cabo não quis saber e recusou pagar algo mais pelo serviço.

Foram lembradas: fim da MixTV (1), o novo Os Trapalhões (1), A Lei do Amor (1), Domingo Legal (1), Os Dias Eram Assim (1), O Rico e Lázaro (1), A Casa (1), Dudu Camargo (1), reprise de Os Dez Mandamentos (1).

Pior programa da televisão brasileira: “Sensacional”

Nada mais coerente que a pior apresentadora da televisão brasileira esteja à frente do pior programa da televisão brasileira. Tudo em Sensacional está errado: o nome, o cenário, as atrações (ou a falta de…), a dancinha da abertura. Mesmo traçando no Ibope, o programa segue no ar e em plena tarde de domingo. Vai entender… 3 votos.

Endrigo Annyston - Nunca foi sensacional e nem tem chances de fazer jus ao nome.


Foram lembrados: Você na TV (2), Domingo Show (1), Cidade Alerta (1), Bastidores do Carnaval (1), programas de horários terceirizados (1), Casos de Família (1), É de Casa (1), programas caça-níqueis (1), Encrenca (1). 

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Foi uma honra ter participado da votação! Ninguém conhece o Programa Show Marques?????!!! Assistam!!!! Serei obrigado a comentar no meu blog sobre a pérola da TV brasileira!!!!! O pessoal pega no pé do Fiuk hein... Ele evoluiu. Camila Queiroz como pior atriz? Discordo!!!!! Sergio Marone cumpre a missão no Dancing Brasil. Discordo também da votação. João Kleber sumiu do Troféu Santa Clara!!!! Para, para, para!!!! Fiquei surpreso com os votos avulsos em Os Dias Eram Assim. Sou telespectador fiel da supersérie. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também
      .a novela e Boa..e daquelas novelas de antigamente com amores sofridos..filhos de outros pais..nada novo porem que funciona

      Excluir
    2. Fabio, obrigado pela participação! Com a ausência do Lucas Andrade este ano, você passa a ser o mais antigo jurado do Troféu, desde o primeiro ano, em 2008! Até o ano que vem!

      Excluir
    3. Seria interessante se o voto dos piores da TV brasileira fosse popular para o publico, mas que nada por isso nos temos os nossos críticos de TV. Na minha opinião, lista de piores da TV brasileira: Pior programa sensacional, o maior bagunça da TV.
      Pior programa de auditório João Kleber show, o maior bordel da TV brasileira.
      Pior apresentador João Kleber, toca o sensacionalismo nas revelações e em suas pegadinhas toscas.
      Pior apresentadora Daniela Albuquerque, um show de horrores.
      Pior talk show Adnight, sem apresentações.
      Pior game show conexão models, a apresentadora é pior que arbitro apitando favor do Corinthians.
      Pior programa de auditório a hora do Faro, super ultrapassado.
      Pior reality show a fazenda nova chance, um reality de show de horrores, eu não preciso dizer do apresentador.
      Pior programa infantil bom dia e companhia, desenhos podres e super sucateados, sem investimento ultra ultrapassado.
      Pior locutor esportivo Galvão Bueno, cala boca Galvão !
      Pior programa de variedades a tarde é um desastre com Sonia Abrão, só tem desgraça.
      Pior programa humorístico zorra total, maga ultrapassado.
      Pior programa de record esporte fantasístico, sem criatividade.
      E pra finalizar, maior fiasco da TV brasileira encontro com Fátima Bernardes, todo dia tem uma lambança.

      Excluir
  2. Oi Andre, foi uma honra enorme ter participado da edição 2017. Que Santa Clara abençoe muito nossa TV brasileira. Amém Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo ao time, Rodrigo! Fiquei feliz de tê-lo por aqui, amigo querido! Até o ano que vem!

      Excluir
  3. Obrigado pelo convite mais uma vez! Foi uma honra ter participado :)

    Jurandir Dalcin | www.jurandirdalcincomenta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Jurandir! Ano que vem tem mais!

      Excluir
  4. Mais uma vez foi uma honra ter participado dessa votação e ano que vem estarei firme.

    ResponderExcluir
  5. Deveriam voltar com a categoria gafe do ano, já que em 2017 teve várias atrocidades ou bizarrices no vídeo como o ânus verde no carnaval da Rede Tv!, o celular na novela de época "Novo Mundo", o estabaco do Ratinho em seu programa e a onda do "gemidão do whatsapp" ao vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Greg! A Folha tinha a "Gafe do Ano" como um desdobramento da "Gafe da Semana", que era uma seção fixa do jornal. Mas é uma ideia que pode ser levada em consideração para as próximas edições. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  6. Fabio Garcia (Coisas de TV) aka Mara (maisdeoitomil) =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fabio Garcia, de quem sou grande admirador! Já é o terceiro ano dele conosco no Troféu!

      Excluir

Publicidade