Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com contratação de Marcão do Povo, SBT mostra que quer jornalismo popular

Primeiro, Dudu Camargo assumiu o Primeiro Impacto. Depois, este e o Jornal do SBT foram “engolidos” pelo SBT Notícias, o que culminou com o “desaparecimento” de Hermano Henning, nome mais antigo do jornalismo do SBT e dono de uma trajetória profissional louvável. Mais adiante, Dudu deixou de ser um dos apresentadores do SBT Notícias para voltar com o Primeiro Impacto, ou seja, ganhou um programa só pra ele, ao mesmo tempo em que Joyce Ribeiro, no canal desde 2005, é dispensada. Troca na direção do jornalismo: sai Marcelo Parada, entra José Occhiuso. E, agora, a chegada de Marcão do Povo, ex-apresentador da Record Brasília, demitido após polêmico comentário sobre a cantora Ludmilla.

Com tantas “novidades” em seu setor de jornalismo, Silvio Santos dá um sinal claro ao público e aos funcionários de sua emissora: não quer mais “jornalismo quadrado”. O formato tradicional, com bancada e grandes nomes à frente (como Carlos Nascimento, sua principal grife, atualmente no SBT Brasil), parece perder espaço. Em alta, apresentadores mais “soltos”, que soltam piadinhas e dancinhas entre uma notícia e outra. O dono da emissora, assim, parece se inspirar nos noticiários populares da Record, onde jornais como Balanço Geral e Cidade Alerta ocupam horas e horas da grade e são experts no “showrnalismo”, a mistura entre jornalismo e show.

Marcão do Povo é um destes nomes criados pelo “showrnalismo”. Fez fama em noticiários regionais do próprio SBT e da Record fazendo estes jornais de hora de almoço cada vez mais comuns, que mistura informação com entretenimento e tem, quase sempre, um apresentador que faz gracinhas, ao mesmo tempo em que esbraveja contra bandidos, cobra agressivamente as autoridades e até dá uma paradinha no assunto para fazer um “merchan” básico. Acabou ganhando o noticiário nacional ao ser acusado de fazer um comentário racista sobre Ludmilla. Foi demitido da Record por isso. E contratado pelo SBT por ordens de Silvio Santos, que segue em férias nos EUA, mas não se cansa de fazer mudanças em sua emissora.

Segundo fontes diversas, Marcão do Povo terá um programa vespertino no SBT. Provavelmente, será mais uma resposta da emissora ao Balanço Geral e Cidade Alerta. Sim, porque não é de hoje que Silvio Santos sonha com um jornal policial no fim de tarde, e até tentou contratar José Luiz Datena e Marcelo Rezende anos atrás. Mesmo sem estes nomes, tentou entrar na seara com o Aqui Agora 2008, o Boletim de Ocorrências (que teve Joyce Ribeiro e César Filho à frente) e, mais recentemente, a versão anterior do SBT Notícias, apresentada por Neila Medeiros (“a única capaz de…”bom, você sabe o que). Recentemente, Silvio parecia ter desencanado de fazer um Cidade Alerta e, agora, alimentava o sonho de ter um Balanço Geral. Chegou a anunciar a transferência do Primeiro Impacto para a faixa das 13h45, mas voltou atrás. Agora, anuncia a contratação de Marcão do Povo. Resta saber se o programa de Marcão será um Balanço Geral, na hora do almoço, ou um Cidade Alerta, no fim de tarde. Nenhuma das perspectivas é boa, diga-se.

Que, com estas mudanças, o SBT joga por terra toda a luta de seu jornalismo por um lugar ao sol, que vem desde a criação do SBT Brasil, em 2005, a gente já sabe e comentou por aqui. Mas o que o setor vem enfrentando de uns tempos pra cá é realmente desanimador. E outra: sem garantias de que trará resultado. A Record consegue bons resultados com este tipo de noticiário porque construiu uma história com eles. Já o SBT não tem esta história. Com exceção do Aqui Agora original, nenhuma outra aposta neste nicho da emissora foi para a frente. Nem mesmo o intocável Dudu Camargo conseguiu levantar a audiência do Primeiro Impacto, ainda freguês de Luiz Bacci na Record. Marcão do Povo vai mudar este cenário? Tempo ao tempo.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Não vai dar certo e esse cara terá o mesmo destino de Neila Medeiros. Com o diferencial que Marcão do Povo já tem bastante rejeição por causa do caso com a cantora.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito triste em saber que Silvio santos adotou essa linha de mundo cão em seu jornalismo ,uma pena !
    Ainda bem que temos ao competente bom dia Brasil dá rede globo !
    Agora que dupla que Silvio santos montou hein ! Será gritaria ,mais apelação mais dancinhas ,desse jornal eu passo longe kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tá difícil, hein? Eu até costumava ver o Primeiro Impacto com a Joyce e a Karin, mas com Dudu Camargo e Marcão do Povo, eu vou passar bem longe, rs. Também acho uma pena o SBT ter tomado este rumo.

      Excluir

Publicidade