Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Saudoso infantil da Globo quase foi parar nas mãos da RedeTV

Geovanna Tominaga na TV Globinho
Geovanna Tominaga na TV Globinho (divulgação/Globo)

Até hoje, tem marmanjo que não se conforma com o fim da TV Globinho e culpa Fátima Bernardes pela extinção da famosa faixa de desenhos animados da Globo. Porém, a ex-apresentadora do Encontro não foi a única “ameaça” na trajetória da atração, que ficou 15 anos no ar. A RedeTV também atentou contra a tradicional faixa de desenhos.

Na época em que a TV Globinho estava no auge de sua popularidade, a emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho tentou tirar o título da Globo. No entanto, a estranha manobra não deu muito certo.

De acordo com o portal Notícias da TV, no ano de 2006, a RedeTV! deu entrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) um pedido de registro da marca TV Globinho. 

Na época, o infantil da Globo era exibido apenas aos sábados, já que as manhãs de segunda a sexta eram ocupadas pelos programas TV Xuxa e Sítio do Picapau Amarelo. Geovanna Tominaga era a apresentadora da atração, que exibia desenhos populares, como Dragon Ball Z.

No entanto, a Globo foi notificada pelo INPI sobre o pedido da RedeTV e conseguiu impedir que a emissora rival ficasse com a marca. Atualmente, a Globo é dona da marca TV Globinho até 2027.

Não se sabe qual a motivação que levou a RedeTV tentar registrar a marca de um programa infantil da concorrente. Ainda mais sendo uma marca que remete ao próprio  título Globo. Estaria a RedeTV planejando um programa ou um canal com a marca?

Prática recorrente

Vale lembrar que a RedeTV tem um histórico de registrar títulos que já pertenceram à Globo. Em 2000, a emissora tinha apenas um ano de idade quando garantiu os direitos dos títulos Altos Papos e TV Zona, de acordo com uma matéria da Folha de S. Paulo, de 24 de novembro de 2000.

O primeiro era o nome de um quadro apresentado por Zeca Camargo no Fantástico. O apresentador reunia adolescentes para debater assuntos diversos. Já o segundo era o título de um programa de auditório apresentado por Luiz Thunderbird em 1994 na Globo. Foi um fiasco tão grande que durou menos de dois meses.

A RedeTV tinha planos de usar o título Altos Papos num novo programa jovem, que seria apresentado por Fabiana Saba e Paulo Bonfá aos sábados. Já o TV Zona seria usado numa nova atração de auditório dominical, a ser comandada por Otávio Mesquita. No entanto, nenhum dos dois projetos saiu do papel.

Mas a emissora chegou a utilizar o nome Altos Papos, para batizar um programa comandado por Nani Venâncio em 2001. A atração era produzida pela Câmera 5, produtora responsável pelo programa de Sonia Abrão, e exibida de segunda a sexta-feira, na faixa das 13 horas. Teve vida curta. 

Último infantil da Globo

Jujuba (Vivian Weyll) comandava a TV Globinho em Bambuluá
Jujuba (Vivian Weyll) comandava a TV Globinho em Bambuluá (Memória Globo)

Já a TV Globinho ficou marcada por ser o último programa infantil da Globo. O título foi lançado em agosto de 2000, como uma espécie de “programa de transição” entre o Angel Mix, que terminou em julho daquele ano, e o Bambuluá, que estrearia em outubro.

Com a estreia da novelinha protagonizada por Angélica, a TV Globinho se tornou um quadro do programa. Era por meio dela, que representava uma emissora de TV da cidade onde se passava a trama, que eram exibidos desenhos e quadros variados.

Em 2002, Bambuluá chegou ao fim e a TV Globinho se tornou um programa solo. A partir daí, ela se tornou uma grande faixa de desenhos, que exibiu atrações populares como Bob Esponja e Power Rangers. Vários artistas passaram pela apresentação do programa.


André Santana

17/06/2023

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Não lembro do programa Altos Papos e nem da Nani Venancio na RedeTV!.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu lembro de ter assistido a Altos Papos da Nani Venâncio, na Rede TV! Ela tinha saído da Record, após apresentar o Questão de Opinião, um programa jovem.
    Atualmente ela está na Rede Brasil, sob o comando do Papo em Dia.
    Quanto à TV Globinho, eu nem tomei conhecimento sobre o caso com a Rede TV!. Aliás, essa emissora não tem nem cacife pra criar um canal infantil.

    ResponderExcluir

Publicidade