Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Especial de Silvio Santos é divisor de águas na história do SBT

 CLIPPING TV - por André Santana

Silvio Santos no comando do Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando do Programa Silvio Santos (divulgação/SBT)

A celebração dos 60 anos do Programa Silvio Santos pelo SBT deve ter deixado muito espectador nostálgico emocionado. Afinal, a atração comandada por Patricia Abravanel relembrou quadros clássicos e figuras históricas do programa comandado pelo “patrão”.

Reviver a história do Programa Silvio Santos é passar a limpo a história do próprio SBT. Afinal, é por causa do programa de Silvio Santos que o SBT existe. O animador e empresário conseguiu sua concessão de TV para garantir a permanência de seu programa dominical no ar. E, depois disso, criou toda uma programação à imagem e semelhança de sua atração.

Ou seja, muito do que foi feito no Programa Silvio Santos se refletiu no SBT. Não por acaso, era o elenco de quadros como Show de Calouros que batia ponto, também, em outras atrações da grade da emissora. Luis Ricardo, Mara Maravilha, Sergio Mallandro, Sonia Lima e Wagner Montes são alguns dos artistas que acumulavam função no canal e não se restringiram à bancada de jurados.

Além disso, o SBT tinha vocação para lançar novos apresentadores, já que tinha no DNA o programa de auditório. Em suma: o SBT nada mais é do que uma versão estendida do Programa Silvio Santos. Da plateia barulhenta ao visual meio cafona, toda a programação da emissora remetia ao tradicional show do patrão.

Sendo assim, o especial dos 60 anos do Programa Silvio Santos também indica o futuro do SBT. A família nega, mas é fato: Silvio Santos está aposentado e seu programa, hoje, já é da Patricia Abravanel. Enquanto isso, outra de suas filhas, Daniela Beyruti, assume o comando do SBT. Trata-se de sangue novo, que deve finalmente desvincular a imagem do SBT a de Silvio Santos. Uma questão de sobrevivência, já que a emissora não terá vida longa se insistir em viver do passado.

Reverenciar a história do SBT é fundamental. Mas igualmente importante é olhar para o futuro. É a hora de a emissora, finalmente, viver o presente.

Tesoura

O prejuízo amargado pelo programa de Faustão teve graves consequências na Band. A emissora já iniciou uma série de cortes buscando economizar. Uma das primeiras medidas foi suspender a utilização do helicóptero do Brasil Urgente. Outra ação será trazer de volta aos estúdios do Morumbi o MasterChef, que vinha sendo gravado nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. O canal também dispensou a jornalista Maiara Bastianello e vai extinguir o Terceiro Tempo, de Milton Neves.

Investimento

Apesar dos cortes, a Band não desistiu de lançar um novo programa ao vivo no horário do Faustão. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, Glenda Kozlowski está confirmada no novo projeto, mas o canal busca um parceiro para a jornalista. Otaviano Costa, dizem, tem chance. Zeca Camargo era a primeira opção, mas o apresentador, ao que tudo indica, não aceitou.

Silêncio

Orlando (Diogo Almeida) e Marê (Camila Queiroz) em Amor Perfeito
Orlando (Diogo Almeida) e Marê (Camila Queiroz) em Amor Perfeito
(João Miguel Jr./TV Globo)

De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo está preocupada com a falta de repercussão de Amor Perfeito. A novela registra audiência satisfatória, mas não gera engajamento nas redes sociais, uma métrica importante para que o canal “venda” a trama junto ao mercado publicitário.

Tempero

Mas qual seria o “problema” de Amor Perfeito? A boa audiência indica que o público gosta de acompanhar a novela. Porém, é fato que a trama não tem aquele elemento “arrebatador”, que faz o público comentar. É um bom arroz com feijão, mas falta um certo tempero.

Volta por cima

O sucesso de Todas as Flores no Globoplay devolveu prestígio a João Emanuel Carneiro. Tanto que o autor já prepara uma nova novela para a faixa das 21 horas, na qual deve repetir a dobradinha com o diretor Carlos Araújo. É bem possível que a nova novela suceda Renascer, já que a Globo não tem muitas opções para a faixa. O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, já virou “lenda urbana”.

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre as principais notícias do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

10/06/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade