Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Todas as Flores" prova que novela no streaming pode dar certo

CLIPPING TV - por André Santana

Sophie Charlotte é Maíra em Todas as Flores
Sophie Charlotte é Maíra em Todas as Flores (divulgação)

O frisson causado pela estreia da “segunda temporada” de Todas as Flores no Globoplay mostrou que a estratégia da Globo de fatiar a exibição da novela de João Emanuel Carneiro em duas partes deu certo. O hiato criou expectativa no público, que voltou ávido para conferir o que vai acontecer com Maíra (Sophie Charlotte), Zoé (Regina Casé) e cia. Os dez capítulos já disponibilizados mostram que a trama não perdeu fôlego na nova fase.

Mais que um case de sucesso dentro da Globo, Todas as Flores acabou consolidando uma tendência nas plataformas de streaming. Não é de hoje que HBO Max e Netflix ensaiam apostar em produções folhetinescas, já que estes serviços entendem que o formato é muito forte no Brasil e na América Latina. Mas, sem dúvidas, foi o êxito da aposta do Globoplay que deu o empurrão que faltava para que estes projetos saíssem do papel.

Foi só Todas as Flores bombar que HBO Max e Netflix voltaram a falar de suas novelas. E parece que agora a coisa vai! Tanto que o streaming da Warner até se esqueceu de chamar do horrendo nome de “telessérie”, alcunha criada por Silvio de Abreu, que deixou a plataforma. Nesta semana, num evento de audiovisual, a diretora Monica Albuquerque usou a palavra “novela” o tempo todo para anunciar as novidades da HBO Max, que em breve vai se chamar apenas Max.

Beleza Fatal, em compasso de espera há tempos, finalmente vai começar a ser gravada. O streaming da Warner também confirmou a produção de Dona Beija, um projeto da produtora Floresta que também aguardava definições. Ao que tudo indica, estas produções finalmente vão deslanchar.

Já a Netflix anunciou a “macrossérie” (ou “melodrama”, como chamaram nas redes sociais) Pedaço de Mim, estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta. Trata-se de uma produção totalmente encabeçada por ex-Globo: além dos atores, estão envolvidos a autora Angela Chaves (de Éramos Seis) e o diretor Mauricio Farias (de Um Lugar ao Sol).

E depois dizem que novela é um formato esgotado…

História sem fim

Nada a ver a Globo insistir em levar o BBB por 100 dias. Apenas a força comercial da atração justifca esta duração tão longa, já que, para o espectador, o reality show já deu o que tinha que dar há muito tempo. Com esta duração exagerada, tanto público quanto participantes já estão esgotados, e o programa simplesmente não rende. O BBB23 se arrasta nessa reta final… Alguém ainda está interessado?

Mais pipoca

No “chamadão” que a Globo exibiu no início do ano adiantando como seria a programação de 2023, a ausência sentida foi Pipoca da Ivete. O canal não anunciou a segunda temporada do programa de Ivete Sangalo, levantando a suspeita de que a atração não voltaria mais. No entanto, Pipoca da Ivete não foi cancelado: a Globo confirmou uma nova temporada a partir de setembro.

Pipoca nova?

Resta saber se a Globo ouviu as críticas e promoverá uma necessária reformulação no formato do programa. A batida fórmula de jogos bobos com artistas se revelou enfadonha e, pior, deixou o programa amarrado. Pipoca da Ivete tolheu a espontaneidade de sua apresentadora, algo imperdoável! Justiça seja feita, o programa foi mudando durante a primeira temporada, demonstrando que o canal ouviu as críticas. Mas, este ano, a reformulação tinha que ser total. Vamos ver.

Made in Mexico

Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão
Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão (João Miguel Junior/TV Globo)

Já estão no ar as primeiras chamadas de Terra e Paixão. A fotografia da nova novela das nove está belíssima, e o elenco parece estar em estado de graça. Boa impressão! No entanto, nas redes sociais, foram muitas as comparações da trama de Walcyr Carrasco com A Desalmada, novela mexicana exibida há algum tempo pelo SBT.

Inspiração

Realmente, as duas novelas narram o embate entre uma mocinha e um poderoso fazendeiro, responsável pela morte do marido dela. Durante a trama, a heroína se apaixona justamente pelo filho de seu inimigo. Walcyr Carrasco, vale lembrar, não nega “inspirações”: A Dona do Pedaço (2019), por exemplo, bebeu da fonte de Hatfield x McCoy, enquanto O Outro Lado do Paraíso (2017) era uma “versão” de O Conde de Monte Cristo. De repente, ele andou dando uma espiadinha no SBT…

Em alta

O prestígio de João Emanuel Carneiro na Globo diminuiu bastante após A Regra do Jogo (2015) e Segundo Sol (2018) ficarem aquém do esperado. Mas Todas as Flores tratou de fazer o autor dar a volta por cima. Tanto que, segundo Patrícia Kogut, o novelista já tem um novo “projeto secreto” engatilhado no canal, no qual vai novamente dividir a parceria da novela do Globoplay com o diretor Carlos Araújo. Deve ser uma nova novela das nove, já que o horário enfrenta uma escassez de autores…

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre os principais acontecimentos do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

15/04/2023 

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade