Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Curiosidade: você se lembra do "Disney Club" na Globo?

Zé Carioca no Disney Club
Zé Carioca no Disney Club (reprodução)

Um dos programas infantis mais importantes da televisão brasileira do final da década de 1990, o Disney Club, do SBT, até hoje povoa o imaginário de quem foi criança naquela época. A TV Cruj, que “invadia” o sinal da emissora de Silvio Santos todo final de tarde e exibia produções da Disney, se tornou um ícone desta geração.

Entretanto, poucos se lembram que, antes do SBT, Disney Club também foi um programa da Globo. A emissora carioca firmou um contrato com a empresa de Mickey Mouse para a exibição de desenhos animados do estúdio em sua programação. E desta parceria nascia o primeiro Disney Club, que estreou em maio de 1993 no canal da família Marinho.

O primeiro Disney Club era, na verdade, uma faixa de desenhos animados exibida nas manhãs de domingo. A atração trazia algumas das mais recentes séries de animação da Disney daquela época, como TaleSpin e Tico e Teco e os Defensores da Lei. Esta primeira versão do Disney Club ficou no ar entre 1993 e 1995.

No ano seguinte, o Disney Club ganhou uma segunda versão na Globo. Desta vez, o título foi utilizado num quadro dentro da TV Colosso, que tinha a apresentação de Zé Carioca. O personagem brasileiro da Disney, representado por um fantoche, apresentava a atração, que tinha o formato de um talk show.

Diariamente, Zé Carioca recebia convidados para entrevistas. O papagaio também dava dicas culturais e trazia informações sobre a Disney, seus personagens e parques temáticos. E, claro, exibia desenhos animados, como As Aventuras de Mickey e Donald. A segunda versão do Disney Club ficou no ar ao longo de 1996.

Foi apenas no ano seguinte, 1997, que a Disney fechou com o SBT para a produção do “novo” Disney Club. Desta vez, o estúdio estadunidense veio com uma ideia mais pretensiosa, tendo Cao Hamburger à frente da nova produção. Cao, que havia acabado de emplacar Castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura, criou, com a roterista Claudia Dalla Verde, o novo conceito do programa, que seria uma TV pirata.

Surgia então a TV Cruj, a televisão pirata do Comitê Revolucionário Ultrajovem, que invadia o sinal do SBT todo final de tarde. Inicialmente, o Cruj era formado por Caju (Diego Ramiro), Chiclé (Leonardo Monteiro) e Macaco (Caíque Benigno); posteriormente, juntou-se a eles Maluca (Jussara Marques).

O quarteto reivindicava os direitos das crianças, ou melhor, dos “ultrajovens”, trazendo para as telas conflitos típicos da infância e pré-adolescência. Entre uma reivindicação e outra, os apresentadores exibiam desenhos da Disney. Timão e Pumba, A Turma do Pateta, TV Quack Pack, Superpatos e Bonkers foram algumas das várias animações da Disney exibidas pela atração.

Esta versão, a mais famosa do Disney Club, foi encerrada no dia 19 de janeiro de 2001. Mas o programa retornou em abril do mesmo ano, desta vez nas manhãs de sábado, e com novo nome: Disney Cruj. A nova fase teve episódios inéditos exibidos até o final de 2002; no ano seguinte, ficou no ar com reprises, até ser cancelado de vez.

Relembre a primeira abertura do Disney Club na Globo:



Relembre a versão do Disney Club apresentada por Zé Carioca:


André Santana

24/12/2022

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu me lembro dessa versão do Disney Club com o Zé Carioca. E adorava! Era a minha parte preferida da TV Colosso!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Disney Club na TV Globo? Não lembro.... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Natal! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro das 3 versões do Disney Club as duas primeiras na Globo a de 1993 no começo das tardes de domingo que antecedia um programa da Xuxa que não fez muito sucesso (na sequência vinha o Faustão), lembro também do Disney Club quadro da TV Colosso com o Zé Carioca que era um talk-show infantil e também exibia desenhos da Disney e é claro o Disney Club do SBT que ficou no ar de Abril de 1997 à Janeiro de 2001 e foi um dos programas infantis que marcaram a minha infância (como Xuxa, Angélica, Eliana, Mara Maravilha, TV Colosso, os infantis da TV Cultura, entre outros) e era uma alternativa a atrações do público adulto exibidas naquele horário como as novelas das 6 e das 7 da Globo, o policialesco Cidade Alerta da Record mas tinha como concorrentes diretos os animes da Manchete e os infantis da TV Cultura! Entre 1997 e 2000 o SBT fazia a alegria da criançada do horário nobre com Disney Club e a novela infantil Chiquititas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fugia das novelas qdo chegava da escola pra ver a TV Cruj e acabava vendo chiquittita...fugis de uma novela e caia em outra bons tempos...era nossa high school música.. alias olha só Brasil pioneiro com musicais teen..chocado

      Excluir

Publicidade