Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

O que a Globo vai fazer sem "Pantanal"?

CLIPPING TV - por André Santana

Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal
Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal (divulgação)

Pantanal chega à sua última semana sendo considerada um êxito pela Globo. Embora a novela de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi não tenha alcançado uma audiência aos moldes dos áureos tempos globais, a trama elevou consideravelmente o ibope do horário, cumprindo sua principal missão. Além disso, a novela caiu no gosto do público e obteve ótima repercussão.

Por conta deste sucesso, Pantanal foi amplamente explorada pela Globo em seus programas de variedades. A trama foi pauta constante de Mais Você, Caldeirão com Mion, Domingão com Huck, Altas Horas e cia bela. O folhetim até ganhou quadros fixos no Encontro com Patrícia Poeta e É de Casa: o primeiro exibe Encontro com Pantanal, enquanto o segundo promove o PantaNews.

Assim, o final de Pantanal cria um problema para a Globo. Afinal, Travessia terá fôlego suficiente para dar sequência a tantos quadros dedicados a repercutir os acontecimentos da novela das nove? Provavelmente sim, já que Gloria Perez é uma autora popular e suas novelas costumam funcionar. Mas só vendo para ter certeza.

A Globo sempre foi boa em reverberar sua própria programação, tanto que exibiu, durante anos, o Vídeo Show, que só fazia isso. Mas, salvo engano, é a primeira vez que uma novela das nove conquista tanto espaço em tantos programas. Dar sequência a isso será um desafio.

Mudança de planos

A Globo mudou de ideia quanto à exibição da (ótima!) série This is Us. Anunciada como substituta de Mestre do Sabor, cuja temporada 2022 foi cancelada, a atração ocupará as noites de quarta-feira, cobrindo a ausência do futebol, a partir de novembro. Segundo o site TV Pop, a mudança se deu em razão de atrasos no The Voice Brasil, que ocupará as noites de terça e quinta a partir de novembro.

Fênix

Num de seus famosos desabafos no Twitter, o autor Aguinaldo Silva revelou que trabalha na sinopse de uma nova novela das nove. Ao ser perguntado por um internauta quando o novelista terá um novo trabalho “às nove”, o autor respondeu “Está quase…”. Estaria Aguinaldo Silva ensaiando se tornar uma fênix e ressurgir das cinzas na Globo?

Por obra

Vale lembrar que Aguinaldo Silva não tem mais contrato com a Globo. No entanto, nada impede que ele apresente uma nova sinopse à direção de teledramaturgia da emissora e, se aprovada, ele emplaque uma nova novela, desta vez por meio de um acordo por obra certa. Seria até uma solução para a emissora, que ainda não sabe quem vai escrever a novela que entra após a trama de Walcyr Carrasco (que substituirá Travessia).

Mar vermelho

Guilherme Winter e Camila Rodrigues em Os Dez Mandamentos
Guilherme Winter e Camila Rodrigues em Os Dez Mandamentos (divulgação)

A Record definiu a reprise que substitui Chamas da Vida em suas tardes. Será Os Dez Mandamentos, novela que abriu o projeto de folhetins bíblicos da emissora. Um grande sucesso, a trama já foi reprisada outras vezes, sempre com bons resultados. Caso o sucesso se repita, Os Dez Mandamentos se tornará uma dor de cabeça para o SBT, que vem amargando baixíssimos índices de audiência na faixa da tarde. Até agora, o canal de Silvio Santos não superou o desastre causado pela exibição de Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia.

Troca de gentilezas

A autora Rosane Svartman, que escreve Vai na Fé, próxima novela das sete, gravou uma participação especial em Cara e Coragem. Trata-se de uma retribuição à visita de Claudia Souto, autora do atual folhetim, que também apareceu numa cena de Bom Sucesso (2019), escrita por Rosane Svartman em parceria com Paulo Halm.

Soninho

Falando nisso, é impressionante como Cara e Coragem não acontece. A trama é focada demais no mistério de Clarice (Taís Araújo), mas as investigações simplesmente não avançam. Dá a impressão de que nada acontece na novela. Está chata!

Semanalmente, o ClippingTV promove um passeio sobre os principais acontecimentos do mundo televisivo. Até a próxima!

André Santana
01/10/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade